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Geração de leads: por onde começar?

Para uma empresa que deseja se estabelecer de forma ampla para o seu mercado dentro do ambiente digital, é preciso que os leads sejam a tônica fundamental dessas estratégias.

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Toda marca que está buscando inserção em alguma perspectiva de marketing digital está em busca de novos acessos para os portais de sua empresa. Diante disso, torna-se fundamental entender o que é e para que serve um lead dentro desses ambientes.

Apesar de serem muito difundidas no ambiente empresarial, algumas terminologias precisam de uma abordagem mais objetiva para a consolidação estratégica delas.

Nesse sentido, é importante entender o lead como uma peça essencial para o foco comunicacional.

Uma empresa que anunciou o seu serviço de impermeabilização de reservatório de concreto, certamente, está procurando a atração de novos leads.

No entanto, é preciso, em primeiro lugar, que a sua política de conteúdo esteja alinhada aos mecanismos de busca para que ela apareça.

Depois disso, é fundamental que o conteúdo que foi direcionado para o usuário tenha uma boa gama de informações e o leve para os próximos passos de sua qualificação.

Com isso, entender a importância do lead para a manutenção de boas práticas de mercado pode trazer alguns benefícios, como:

  • Conteúdo atraentes;
  • Qualificação de leads;
  • Conversão de vendas;
  • Fidelização.

Esses são alguns pontos fundamentais que uma companhia pode obter a partir da consideração do lead dentro do processo de venda.

A questão do conteúdo atraente, na verdade, age de forma cíclica dentro desse mecanismo, uma vez que são eles que atraem os leads e, por sua vez, são os usuários que definem quais são os seus elementos de interesse.

Se, porventura, uma matéria sobre a adição categoria D gerou mais clique para uma autoescola, pode-se entender que esse tema é relevante e sustentar uma política de conteúdo em cima disso.

Além do ponto anterior, o caráter de qualificação dos leads que vão acessar a página da empresa é fundamental. Uma vez que é a partir de uma busca ativa que eles vão encontrar aquele site como resposta para os seus problemas.

Nesse sentido, leads qualificados significam, sobretudo, um maior índice de conversão em vendas.

Afinal de contas, se o usuário pesquisou por churrasqueira de tijolo com coifa e clicou no link de uma loja, é porque ele está interessado naquele produto.

Por fim, se todo esse processo foi bem orientado, é viável, desse modo, obter uma fidelização do cliente.

Definição de lead

Apesar das diversas menções feitas ao lead, é imprescindível entender o que, de fato, ele é e representa para uma empresa.

O lead é aquele possível cliente de uma marca que está inserido em seu ambiente mas ainda não efetuou a compra. Portanto, há diversos estágios que classificam um lead em um ambiente empresarial e, nesse sentido, é importante entender onde ele se encontra.

Por exemplo, se um usuário esteve buscando por casas de repouso e, eventualmente, acessou o portal de uma empresa.

A partir daquele momento, ele já se tornou um lead. No entanto, é preciso que os mecanismos presentes naquele site o guie para a contratação do serviço.

Essa estratégia, por sua vez, é chamada de funil de vendas e ela visa compreender toda a jornada do cliente naquele site.

Por fim, é importante entender que o lead é aquele clique que foi atraído a partir de um esforço de marketing e que, portanto, precisa ser considerado como um ponto chave.

Sua atração é, nesse sentido, só o primeiro estágio de uma relação que pode se tornar duradoura.

Saiba por que razão apostar na geração de leads

É mais importante um lead no site da empresa do que qualquer usuário que pode ser atingido por uma comunicação de impacto. Essa pode ser uma perspectiva que vai de encontro com tudo que se imaginou sobre o mercado.

Contudo, as novas dinâmicas digitais têm imposto algumas metodologias fundamentais e, portanto, é preciso assumi-las.

Não há mais comunicação que não enfrente uma série de ruídos para chegar em seu público-alvo hoje em dia. Isso se dá, principalmente, pelos grandes estímulos informacionais que as pessoas têm no seu dia a dia.

É por isso mesmo que o Inbound Marketing tem sido cada vez mais difundido no ambiente corporativo. Essa técnica consiste na atração de possíveis clientes para o ambiente da empresa e não o contrário.

Sendo assim, o que antes era representado por uma busca ativa de novos clientes, agora, está, cada vez mais, relacionado à atração.

Torna-se, por essa razão, imperativo a compreensão dessa nova dinâmica e desse novo tipo de relação, onde o público-alvo passa a ser o lead.

Por exemplo, uma empresa que vende calça brim uniforme, em outras circunstâncias, buscaria comprar espaço em diversos mecanismos de mídia para atingir o seu público.

Hoje em dia, já não é mais assim. Afinal, há a necessidade de se criar uma atração daqueles clientes sem métodos invasivos.

Atualmente, um usuário que está buscando algum tipo de produto pode pesquisar nos mecanismos de busca e, a partir deles, clicar ou não nas sugestões.

É nesse momento que a atração de leads é feita e, por isso mesmo, ela é uma tônica das relações contemporâneas entre marca e cliente.

Dicas para gerar leads

A importância do lead para uma empresa dentro das dinâmicas contemporâneas do mercados é inegável.

Por esse motivo, é crucial entender algumas técnicas que podem contribuir para uma empresa conseguir gerá-los.

Marketing de conteúdo

Há uma perspectiva fundamental para qualquer técnica de Inbound Marketing: o marketing de conteúdo. Ele consiste em uma série de posturas que a equipe de marketing vai tomar para atrair novos leads através do conteúdo.

Uma marca que vende máquina de café para bar, por exemplo, pode, dentre outras coisas, criar um blog explicando alguns detalhes sobre safras, grãos e torras de café.

Esse tipo de prática de conteúdo pode atrair um grande contingente de clique e, portanto, gerar novos leads para a empresa.

Existem, também, diversas possibilidades que o marketing de conteúdo pode se arvorar dentro do ambiente digital. É possível encontrar alguns cases de sucesso que não necessariamente passam por textos, mas, sim, por vídeos.

Essa definição vai depender do caráter comunicacional que se quer oferecer para aquele público.

SEO

É certo que o SEO é um dos pontos mais difundidos hoje no ambiente digital, mas é importante entender como obter boas práticas através de seus pontos estratégicos.

Torna-se importante entender que é a partir de sua adoção que o tráfego orgânico passa a ser uma realidade para uma empresa.

Essa técnica consiste na compreensão dos algoritmos dos mecanismos de busca para que, assim, seja possível adaptar aquele site para um bom ranqueamento.

Por exemplo, se um usuário estiver pesquisando por moldura de gesso para cozinha, as empresas que aparecem como sugestão orgânica para ele, certamente, estão apostando nessa técnica.

Por sua vez, todo o clique obtido através disso pode ser considerado um ponto de sucesso na geração de lead.

Defina a persona

Outro ponto fundamental que pode complementar os itens supracitados, na verdade, está relacionado à definição de uma persona.

Esse ponto é muito relevante e muito pouco considerado pelas empresas na hora de constituir uma boa estratégia.

Essa técnica consiste em partir do público-alvo para algo mais específico. Sendo assim, a partir de elementos colhidos daquelas pessoas, montar uma persona.

Isso significa dizer que aquele será o ponto central da comunicação sempre que a empresa for aplicar alguma estratégia.

Supondo que uma corporação que faz conserto de fechadura eletrônica esteja procurando uma forma de especificar a sua comunicação.

Ela pode entender alguns dados do seu público-alvo, por exemplo. Se, por acaso, esse grupo estiver inserido em mulheres de trinta a quarenta anos que residem no município de Mogi das Cruzes, é possível já estabelecer a persona.

Sendo assim, uma hipótese pode ser criada: Maria tem 32 anos e trabalha com contabilidade em um escritório no centro de Suzano.

E assim é possível seguir com diversas especificações sobre a personalidade dessa cliente ideal para que, assim, seja facilitada a comunicação.

Considerações finais

As novas dinâmicas mercadológicas têm imposto novas metodologias para as empresas que desejam apostar em uma campanha de marketing. Diante disso, é fundamental entender todos os pormenores que compõem a estruturação de um lead.

Esse, por sua vez, tem sido cada vez mais considerado diante de todas as perspectivas estratégicas. Isso se dá porque ele já está inserido no ambiente da empresa e só precisa, agora, de algumas perspectivas de compra.

Nesse sentido, é essencial apostar cada vez mais na geração de leads para uma empresa. Contudo, para que isso aconteça, é preciso que se assuma algumas técnicas para esse tipo de objetivo.

Uma boa política de conteúdo pode ser um dos pontos essenciais para a atração de novos leads. No entanto, é preciso que se considere a adaptação dos mecanismos do site da empresa para SEO.

Além disso, a formulação e definição de uma persona para que a comunicação fique mais precisa é muito importante.

A partir de algumas dessas dicas, já é possível implementar práticas que podem incidir na atração de novos leads para a marca.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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