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E-mail marketing: confira 8 dicas para ter sucesso!

As campanhas de e-mail marketing não são estratégias novas, mas, mesmo assim, é uma das principais ações de marketing digital. No passado, passou por alguns problemas, devido ao uso incorreto praticado por algumas empresas.

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Ao longo do tempo e com a evolução tecnológica, surgiram ferramentas que melhoraram consideravelmente essa ação. Com base em um planejamento e na permissão por parte dos contatos, mensagens institucionais deixaram de ser vistas como spam.

Enviar e-mails se tornou essencial para nutrir os leads ao longo do funil de vendas, além disso, é uma ferramenta muito importante para estabelecer um relacionamento promissor entre as empresas e os consumidores.

Em vista de tudo isso, fica claro que o e-mail marketing está muito longe de ser uma estratégia obsoleta. Na verdade, está mais relevante do que nunca, tendo em vista que o consumidor moderno exige personalização por parte das marcas.

A empresa vai se comunicar com as pessoas, mediante autorização, e colocá-las no foco dos conteúdos e das mensagens.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será abordado qual é o conceito de e-mail marketing, as vantagens que traz e como criar uma boa campanha.

Entendendo o que é e-mail marketing

E-mail marketing nada mais é do que uma estratégia de marketing digital, que consiste no envio de mensagens para uma lista de contatos, tendo como objetivo estabelecer uma comunicação com as pessoas e alcançar as metas de marketing.

O disparo costuma ser realizado por meio de ferramentas de automação, mas antes que se transformasse em uma estratégia assertiva e fundamental para os negócios, já passou por muitos problemas.

Hoje em dia, uma confecção de camisa social personalizada corporativo pode falar com seus clientes e potenciais clientes por e-mail tranquilamente e sem ser intrusiva, mas nem sempre foi assim.

Originalmente, o e-mail foi criado para que as pessoas possam conversar com parentes, amigos e outros indivíduos de seu convívio social. Mas logo as organizações perceberam que ele poderia ser um canal para divulgar produtos e serviços.

Porém, ao longo do tempo, isso começou a incomodar os usuários, e isso aconteceu porque algumas empresas começaram a enviar mensagens indesejadas, sem qualquer permissão e de maneira insistente.

Para resolver esse problema, provedores de e-mail começaram a bloquear qualquer mensagem suspeita, enquanto os próprios usuários simplesmente passaram a ignorar qualquer coisa que não fosse de seu interesse na caixa de entrada.

Para não perder esse canal de comunicação tão valioso, as organizações começaram a qualificar melhor as abordagens, solicitando autorização para se comunicar por e-mail, além de segmentar a base de contatos.

Isso fez com que as mensagens se tornassem mais relevantes para as pessoas e com conteúdos personalizados.

Ao trabalhar dessa forma, negócios do mundo todo, como uma empresa de limpeza de carpete empresarial, permitiram que o e-mail voltasse às origens, funcionando de maneira humanizada e direta.

Vantagens de investir no e-mail marketing

Investir em e-mail marketing traz muitas vantagens para as empresas, e dentre as que mais beneficiam os negócios estão:

  • Credibilidade;
  • Mais reconhecimento de marca;
  • Aumento das vendas;
  • Melhora o relacionamento com o cliente;
  • Otimiza o tempo e o orçamento;
  • Fácil de mensurar;
  • Melhora o tráfego do site;
  • Fideliza o usuário.

Ao adaptar os conteúdos de acordo com aquilo que os usuários desejam saber, é possível enviar materiais personalizados para nutrir os leads.

Ao enviar esses materiais, a marca eleva sua credibilidade perante os leitores, e uma empresa com boa credibilidade, acaba aumentando o reconhecimento de marca.

O e-mail marketing é uma excelente estratégia para desenvolver a identidade do negócio, fornecendo conteúdos ricos, com dicas e informações para as pessoas. Com o passar do tempo, o negócio se transforma em autoridade e aumenta o reconhecimento.

Outro benefício inquestionável para um fabricante de motor para cadeira de rodas motorizada freedom é o aumento das vendas, e isso acontece porque o e-mail gera compras por impulso.

A marca só precisa destacar itens que são mais comprados pelas pessoas ou semelhantes a outras compras feitas pelo cliente. Muitas marcas, inclusive, usam o e-mail marketing para enviar ofertas e descontos especiais.

A companhia pode usar o e-mail marketing para manter seus contatos informados sobre o mercado, fazer pesquisas de opinião e obter feedback.

Esse tipo de interação é muito valorizado pelos consumidores, pois eles sentem que sua opinião é importante, e como resultado, o relacionamento entre marca e cliente melhora.

Outra vantagem é que a estratégia permite um uso eficiente do tempo e do orçamento do negócio. As ferramentas de automação são simples de usar e ainda ajudam a rentabilizar a base de contatos.

É uma das ações de marketing digital mais fáceis de mensurar e mesmo diante dessa facilidade, aumenta consideravelmente o tráfego do site de uma empresa de roda de lixa para esmerilhadeira.

É possível aumentar o tráfego porque a organização pode enviar links com conteúdos, ofertas e outros propósitos que direcionam o contato diretamente para a página institucional.

Como criar uma campanha de e-mail marketing

Para criar uma campanha de e-mail marketing de sucesso, a empresa deve investir em algumas estratégias. São elas:

1. Criar um assunto chamativo

A primeira coisa é criar um assunto chamativo para o contato, investindo em pautas que sejam interessantes para ele.

Escrever um assunto muito comum não atrai o leitor e causa a impressão de que a mensagem é muito genérica, ou seja, mais do mesmo.

Quando o assunto do e-mail é criativo, a taxa de abertura é muito maior e isso ajuda a organização a alcançar os objetivos com a ação.

2. Atentar-se ao tamanho do assunto

Um fabricante de lixeira de rua inox deve prestar muita atenção à quantidade de caracteres presentes no assunto do e-mail. O ideal é que ele tenha entre 20 e 40 caracteres.

Antigamente, como as pessoas costumavam acessar o e-mail mais pelo computador, assuntos de 80 caracteres eram ideais, mas com o acesso remoto cada vez maior, essa opção já não é mais tão interessante.

3. Cuidar da gramática e da sintaxe

Antes de enviar um texto, é fundamental verificar se ele está gramaticalmente correto e se existem erros de digitação.

O ideal é contratar um revisor profissional, mas se no momento não for possível, uma dica é passar o texto pelo corretor do Word ou pedir para que alguns colegas leiam a mensagem para conferir se está tudo certo.

4. Evitar mensagens muito longas

Textos muito longos podem simplesmente fazer com que o usuário perca totalmente o interesse no meio da mensagem, além disso, o material pode ser cortado pelo provedor.

Para evitar que essas coisas aconteçam, uma farmácia de medicamento manipulado para aumentar imunidade deve evitar mensagens muito longas.

5. Inserir emojis

Os emojis são excelentes recursos para humanizar o conteúdo do e-mail e aumentar ainda mais a proximidade entre o negócio e os consumidores.

No entanto, é muito importante usá-lo de maneira consciente para conquistar o engajamento. Sendo assim, evite excessos porque pode prejudicar o fluxo da leitura.

6. Usar imagens

Assim como os emojis, as imagens tornam o conteúdo de e-mail muito mais interessante e atraente.

Entretanto, é importante lembrar que esses recursos devem fazer sentido com o conteúdo e as fotos devem ter boa qualidade. Além disso, evite imagens pesadas para não prejudicar o carregamento do e-mail.

7. Usar contagem regressiva

Uma confeitaria especializada em bem nascidos lembrancinhas deve usar a contagem regressiva em suas campanhas de e-mail para trazer senso de urgência e incentivar uma ação por parte do usuário.

Supondo que o negócio esteja realizando um evento, pode usar a contagem para mostrar quantos dias e horas ainda faltam para o acontecimento. O recurso também pode servir para criar expectativas diante de um lançamento futuro.

8. Criar um bom CTA

CTA, ou Call To Action, é um recurso fundamental para as campanhas de e-mail marketing porque orienta os contatos em relação ao que eles precisam fazer em seguida.

A chamada pode ser usada para compras, acesso a materiais promocionais, entre outras possibilidades. Para que o lead de um fabricante de placa de eps isopor possa atravessar o funil de vendas, é necessário ser orientado por um CTA.

Considerações finais

Existem muitas outras estratégias que podem ser aplicadas para criar e melhorar as campanhas de e-mail marketing, a adoção vai depender do objetivo do negócio.

O fato é que todo tipo de empresa precisa investir na estratégia para se comunicar com seus clientes e potenciais clientes, construindo uma relação de confiança e promissora, benéfica para ambos.

Com as dicas deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil implementar a ação e a marca vai alcançar os resultados que deseja.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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