O que realmente é definição de LEADS

Para aqueles que estão atualizando quanto aos temas discutidos nos espaços corporativos e reuniões de marketing, leads é um termo bastante conhecido. Presentes nas estratégias de maior adesão, o lead é um conceito essencial para a prospecção de clientes. 

Associado ao modelo de marketing de atração conhecido como “funil de vendas”, os leads estão presentes em todas as teorias derivadas desta, um intermediário entre o cliente e o visitante que permite a captação de informações sobre o consumidor. 

Pelo lead, é possível uma abordagem precisa ao relacionamento com o cliente, prática que personaliza o atendimento e melhora a experiência, facilitando a decisão de compra de acessórios bicicleta para o consumidor e as operações de venda para a empresa.

Investir nesse conceito é de extrema importância para ambas as partes desta transação, visto que a análise de dados é um elemento base da construção de estratégias de marketing para os mais diferentes tipos de negócio e mercados. 

Neste artigo, o foco da abordagem em marketing de atração estará localizado nos leads, partindo de sua definição mais básica para as implicações do conceito, a maneira de fomentá-los e o impacto sobre toda a cadeia de produção. 

Lead: um híbrido entre o visitante e o cliente

A definição de lead está diretamente relacionada com o marketing digital, segmento que nasceu com as ferramentas de publicação de conteúdo para a web e a popularização de computadores e smartphones no ambiente doméstico. 

Com o surgimento das ferramentas de busca por palavras-chave e plataformas de publicação de artigos em formato de blog, abriu-se um modelo inédito de comércio: as compras online impulsionadas pela pesquisa orgânica do consumidor. 

Tal evento pode ser considerado um marco, uma nova fase na era da comunicação em massa, já deflagrada pelo telefone, rádio e TV. A publicidade passou por diversas adaptações a cada novo equipamento. 

É seguro dizer que o marketing é uma área que ganhou contornos mais nítidos graças à era das comunicações. Seus primeiros trabalhos são datados no início da circulação de jornais impressos e as teorias mais robustas vieram na era fordista. 

O modelo mais tradicional de prospecção de clientes pode ser chamado de marketing de interrupção, caracterizado pelo contato iniciado pela empresa, sob a figura do vendedor de uma agenda personalizada com nome, usando linguagem persuasiva. 

As primeiras abordagens desta forma de marketing focavam no alcance máximo de indivíduos, com metas vinculadas a quantidade. Seu primeiro grande desafio foi a baixa efetividade de cada ação, exigindo alto investimento por parte das empresas. 

O desenvolvimento das telecomunicações através da TV e rádio abriu as portas para um novo modo de fazer marketing. A publicidade encontrou seus momentos de apogeu ao reunir informação e entretenimento em suas peças. 

O início do marketing de atração (inbound marketing), prática relacionada à construção de estratégias de aproximação do cliente a partir da compatibilidade com suas necessidades, buscou estimular o consumidor para iniciar o contato, transformando a dinâmica. 

Com o lançamento dos computadores para o público doméstico, o marketing de atração ganhou novas aplicações, provocando uma união entre a área e a Tecnologia da Informação e Ciência de dados, refinando as técnicas de prospecção. 

A interação do indivíduo com os aparelhos de mídia conectados à internet é significativamente maior se comparado a outros veículos, como televisores e rádio. Os motores de busca tornaram o usuário senhor daquilo que consome. 

O armazenamento de grandes volumes de dados relacionados ao comportamento do usuário aproximou o conceito de Big Data das empresas de pequeno e médio porte. Os produtos financeiros viabilizaram a atividade comercial online. 

Neste contexto, foi desenvolvido e aplicado o funil de vendas, uma teoria de marketing que divide o processo de contato com uma marca em três fases: topo do funil, médio do funil e fundo do funil. A unidade presente em todos os estágios é o lead. 

Ele é o usuário que entra em contato com uma nova marca através da pesquisa por um tema associado, como conserto ar condicionado, se interessa pelo conteúdo a ponto de deixar informações de contato voluntariamente, como endereços de e-mail ou telefone. 

A partir de então, este visitante é incluído no banco de dados da empresa, que aplicará técnicas de segmentação do público para estimular uma abordagem mais personalizada, conhecida como o processo de qualificação do lead. 

Sobre os leads qualificados

Um usuário que entra em contato com uma marca, a depender do produto, sabe pouco sobre a empresa e possui inúmeras outras opções. Ainda que ele se interesse pela marca a ponto de tornar-se um lead, ainda não se converteu em cliente. 

Esse processo de conversão é considerado, no funil de vendas, como qualificação do lead, um fenômeno que gira em torno do princípio de hierarquia das necessidades, onde a empresa auxilia o consumidor a detectar uma falta e as ações para supri-la. 

Assim, um escritório de arquitetura especializado em cozinhas planejadas de canto vai qualificar seu lead através da produção de conteúdo voltado para o impacto de seu produto na qualidade de vida do cliente, ou seja, comunicar seu valor, para além do preço. 

Comunicar valor antes do preço é uma marca do marketing de atração, também chamado de inbound marketing nos eventos do segmento. 

A qualificação acontece quando este se convence de que necessita do produto oferecido pela empresa, como um buffet corporativo

Uma prática de aquisição de leads muito comum é a oferta de cursos gratuitos, sob a forma de apostilas liberadas em newsletter. O usuário inscrito neste curso reconhece uma falta mas pode não estar certo de como solucioná-la. 

Este é o considerado meio do funil, a fase intermediária que trabalha conceitos de acordo com o nível de esclarecimento de cada lead. As estratégias de aquisição são múltiplas, visando alcançar diferentes estratos sociais. 

Esta fase é marcada por duas grandes decisões: o desligamento do lead, indicado por sua ausência de engajamento após o instante em que tornou-se lead, ou o cancelamento de inscrição em newsletter ou curso e por fim, a transformação do lead em venda. 

A produção de conteúdo é fundamental para essa fase, seja em termos de qualidade e relevância do que é dito, quanto à sua frequência, que deve estar compatível com o público do produto, com métricas para lojas de conveniência ou de banco para banho idoso.   

Para além do funil de vendas

O funil de vendas é conhecido por seu formato em cone ou triângulo invertido, um desenho geométrico da ideia de filtragem e segmentação que perpassa toda a estratégia. Em seu modelo tradicional, ele termina na operação de compra. 

Com o desenvolvimento de canais de suporte ao cliente e o crescimento da demanda por um maior engajamento social das marcas, algumas teorias ganharam ressonância como uma extensão do funil de vendas. O cone transformou-se em ampulheta. 

A transformação de um visitante em um lead e lead em cliente é um processo de fomentação do valor agregado ao produto, isto é, as razões de comprar o item daquela marca e não de qualquer outra. 

A ideia de valor agregado é potencializada nas empresas que trabalham o relacionamento com clientes já estabelecidos, transformando-os em consumidores fiéis, embaixadores da marca. Tratam-se das práticas de retenção do usuário. 

Importância do conceito de lead

O lead é um conceito essencial para a publicidade em larga escala veiculada pela internet, onde o grau de penetração de cada campanha é baixo. 

Seu objetivo principal é melhorar o aproveitamento e escalar o potencial de vendas sem aumentar o custo de implantação. 

Uma loja de bateria automotiva 60 amperes pode segmentar seu público com maior eficiência ao inserir a ideia de leads em sua estratégia de marketing. O desenvolvimento de canais de aquisição pode ser projetado para atrair vários grupos específicos. 

Além de melhorar a disposição do banco de dados do negócio, a prática permite uma análise mais profunda sobre as características de seu mercado consumidor, aplicando testes e estratégias exclusivas para alavancar suas vendas. Suas vantagens são: 

  • Redução de custos com material publicitário; 
  • Aumento no fluxo de caixa do negócio
  • Maior valor agregado percebido pela marca; 
  • Melhor competitividade; 
  • Prevenção e gerenciamento de crises.

Um fornecedor de balão de gás hélio pode enxergar nos leads uma chance de aproximar-se de seu cliente de maneira pouco invasiva, desenvolvendo um conhecimento mais profundo da marca, o que gera impacto sobre a fidelização do consumidor. 

Seja através do produto ou da marca, atrair a atenção do usuário viabiliza a compatibilidade entre a persona do negócio, isto é, a imagem de marca vinculada ao perfil de seu cliente ideal, tornando a experiência de atendimento personalizada. 

Conclusão

Os leads são elementos essenciais para o marketing digital voltado para a web, um conceito que serve como bússola do que fazer a partir do momento em que já se atraiu visitantes para um site ou rede social. 

Considerando que 10% é a taxa máxima de envolvimento dos visitantes de uma página, as marcas enfrentam o desafio de ultrapassar limites em termos de engajamento e compra, um objetivo mais próximo com a introdução do lead nas práticas de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share your love