Contar com tecnologia dentro das rotinas é essencial para produtividade e resultados

Os times de recursos humanos estão cada vez mais estratégicos e olhando para pessoas e não apenas processos, afinal, os colaboradores são essenciais para um negócio. Para ajudar nas diversas estratégias, a tecnologia em RH é cada vez mais requisitada e permite que os profissionais do setor trabalhem de forma mais ágil, baseada em dados e com planos mais bem direcionados.

Muitas são as ferramentas disponíveis no mercado que permitem melhorar os planos e estratégias e conhecer sobre elas é essencial para que boas escolhas sejam feitas.

Para te ajudar, reunimos algumas ferramentas que fazem toda a diferença na rotina do time e profissionais de Recursos Humanos. Confira!

Cloud, ou a utilização em nuvem

O RH lida com diversos dados sigilosos e que revelam muito sobre a empresa e seus talentos e esses precisam ser bem guardados e de forma segura para evitar erros de perdas, roubos e uso de informação indevida.

Mesmo que essa seja uma ferramenta simples e muito utilizada pelas pessoas, seja na vida pessoal ou profissional, muitas empresas ainda negligenciam seu uso e é preciso ter atenção a ela.

Armazenar as informações em nuvem é uma das melhores formas de manter os dados de RH – que são extensos e cruciais – seguros contra diversos possíveis ataques.

Plataformas LMS

A plataforma LMS, Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem é uma ferramenta tecnológica que tem como objetivo criar, organizar e gerenciar cursos, treinamentos e atividades de desenvolvimento online.

Esse tipo de ferramenta caminha com as mudanças do ensino corporativo que cada vez mais se adequa ao mundo online e as necessidades de educação à distância.

Sendo assim, a plataforma LMS é um local em que faz o EAD funcionar e mais do que um local para hospedar conteúdo é uma solução completa para criação, gestão, análise e toda estrutura de um processo de capacitação e desenvolvimento de pessoas e times.

Investir em ferramentas como essa faz toda a diferença para a atração, motivação e retenção dos talentos de um negócio e dá diversos dados para estratégias organizacionais.

Plataformas de controle de tarefas

Muitas são as demandas existentes no RH, desde as burocráticas até as mais estratégicas e é preciso que todas as pessoas do time tenham visibilidade sobre elas, suas responsabilidades, metas e prazos.

Para isso, é importante contar com organização e ter ferramentas como fluxo de trabalho permitem que todas as informações sejam compartilhadas de forma fácil para que todos possam acompanhar o andamento do setor.

Plataformas de controle de processos e gestão

Para otimizar sua gestão de pessoas, as empresas podem utilizar plataformas que contam com a reunião de ferramentas e estratégias de gestão de recursos humanos.

Essas ferramentas de gestão e processos une diversas questões como férias, admissão, desligamento e holerites e faz com que tudo seja automatizado e esteja em um mesmo lugar, dando agilidade para as tarefas, reduzindo erros e burocracias que parecem inacabáveis.

People Analytics

O People Analytics é um processo de coleta e análise de dados para identificar e prever comportamentos na sua organização e seu grande objetivo é entender o perfil de cada funcionário de uma empresa e de atitudes em grupo.

A análise possibilita que o RH tenha ganhos reais em relação à sua atuação, já que consegue entender melhor sobre seus colaboradores.

Com ferramentas como essa, o RH e os gestores como um todo podem direcionar melhor suas estratégias internas e ganhar em resultados reais, afinal, tudo passa a ser pensado de acordo com o real perfil do seu público interno.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é capaz de ajudar os times de RH em diversos aspectos e tirar demandas simples do colaborador com a ajuda da tecnologia. Quando falamos em chatbot, por exemplo, muitos pensam em atendimento ao cliente, mas eles podem ser perfeitamente desenhados para estratégias de RH.

Com a ajuda de um robô de perguntas e respostas implementado na intranet, por exemplo, o RH pode mapear as principais dúvidas e solicitações dos colaboradores e dar respostas rápidas e ágeis, sem a ajuda de um humano.

Além disso, a inteligência artificial pode atuar de outras formas, como reconhecimento de emoções por meio de entrevistas em vídeo, automatização da triagem de currículos com base em competências previamente definidas e outras tarefas sem qualquer interferência humana.

O quanto a tecnologia já está presente na sua estratégia de RH? Aproveite que agora conhece mais algumas possibilidades e reflita sobre seu cenário!

 

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