Seu programa de mentoria está pronto e você quer captar mais clientes? Nada melhor do que criar estratégias de marketing digital que ajudem suas propostas a chegarem às pessoas certas, na hora e lugar certos. 

Estar presente na internet é imperativo para quem tem qualquer tipo de negócio atualmente. 

Para quem não entende muito do assunto, fique tranquilo, é muito mais fácil pensar e executar ações que deem mais visibilidade à sua marca na internet do que em meios offline. 

Além disso, há inúmeras estratégias de marketing digital para você escolher, e todas elas dão bons resultados, principalmente se você tiver paciência suficiente para esperar pelos frutos que vêm a longo prazo. 

E para te deixar mais seguro ainda de que investir em estratégias de marketing online é uma boa ideia, confira algumas informações que vão terminar de te convencer:

  • 70% dos usuários de internet preferem saber mais sobre os produtos e serviços que querem comprar online, ao invés de publicidade tradicional; 
  • 87% dos consumidores começam suas buscas pela internet;
  • Você pode segmentar suas campanhas para que elas atinjam somente o seu público-alvo; 
  • Plataformas, páginas para fazer seu site, redes sociais, você pode aproveitar tudo isso sem pagar um centavo;

Com isso dito, vamos dar uma olhada nas coisas que você mesmo pode começar a fazer ainda hoje?

#01 Marketing de conteúdo

Se você quer estar presente na internet, vai ter que ter algo a dizer. 

Então, o seu primeiro passo, e também um dos mais simples, é desenvolver suas ações de marketing de conteúdo. Nesta área do marketing digital, você vai criar conteúdos altamente relevantes que resultem no interesse do seu público-alvo. 

É assim que a base do seu relacionamento com os futuros mentorados e a confiança do seu público vai nascer. Com o marketing de conteúdo, você busca se transformar em uma referência no seu campo de atuação da sua mentoria. 

Aqui, você vai criar conteúdos que serão distribuídos em todos os canais nos quais você estiver presente. Dá pra criar blog-posts sobre algum tema relacionado às dúvidas dos seus futuros mentorados, dar dicas nos seus canais nas redes sociais, oferecer conteúdos exclusivos como e-books, e muito mais!

#02 Combo Site + Blog

Quando alguém pensa em lançar uma marca na internet, normalmente, uma das primeiras coisas que pensa em fazer é criar um site. 

Aliás, antes mesmo de que todo esse universo de meios que existem hoje em dia começar a surgir (redes sociais, streaming, aplicativos e etc.), os sites davam o pontapé inicial no que significa ter visibilidade online. 

Em suas páginas, as primeiras marcas e indivíduos que queriam mostrar para o mundo algum tipo de informação descreviam seus produtos, serviços, formas de entrar em contato e falavam um pouco mais sobre sua história, missão, valores, entre outras coisas.

Se o site é seu cartão de visitas, sua voz existirá por meio de seu blog. E os blogs são ótimos para falar de assuntos que tenham a ver com o universo que sua mentoria aborda.

No blog, você não fala diretamente de suas propostas, mas das dúvidas, dores, desejos e necessidades que seu público-alvo tenha.

Digamos que você queira dar uma mentoria de gestão de RH. Em seu blog, você pode falar de tendências em recursos humanos, do uso de inteligência artificial em processos seletivos, dos benefícios de assessments, e por aí vai. 

O Blog também é um potente aliado na hora de ganhar relevância nos motores de buscas, já que muitas pessoas procuram sobre suas dúvidas e podem acabar topando exatamente com seu conteúdo, pronto e esperando para ajudá-las. 

#03 Adicione redes sociais e tenha o combo completo!

Falar de estratégias de marketing digital e não incluir, no cardápio, as redes sociais, é impossível. 

Se os blogs são sua voz, as redes sociais são seu megafone! 

Uma boa estratégia de social marketing mistura posts compartilhando os últimos conteúdos do seu blog, suas opiniões pessoais, dicas sobre seu campo de atuação, imagens impressionantes, ensinamentos e há até espaço para o humor. 

Outra coisa legal das redes é sua pluralidade e especificidade. Ou seja: existem várias delas, e cada uma com suas características únicas. 

As mais famosas, e que indicamos para você começar, são o Facebook, o Instagram e o LinkedIn. Dependendo do seu segmento, você pode testar também o Tik Tok, Youtube, Pinterest… o que não falta são opções!

#04 SEO e mídias pagas

Lembra quando falamos que os posts de blog são úteis para as pessoas lhe encontrarem nos buscadores? Isso depende, em grande parte, da otimização dos seus conteúdos para os mecanismos de buscas.

Isso se chama SEO e inclui várias boas práticas, tais como: usar keywords que representem o que seu público escreve na hora de procurar algo, não copiar textos de outras pessoas (os buscadores punem isso), ter uma página e um blog que carreguem rapidamente e ser linkado por outras páginas.

E para dar aquele empurrãozinho, você pode também recorrer a mídias pagas. Isso é feito impulsionando postagens nas redes sociais, colocando banners em páginas que seu público-alvo visite e uma boa ideia é apostar em links patrocinados no Google (esses que aparecem no topo das buscas).

O SEO, por um lado, vai fazer com que você ganhe visibilidade com o tempo. É uma estratégia de marketing digital de médio a longo prazo. As mídias pagas vão lhe ajudar a conquistar mentorados de forma mais imediata. Com o tempo, você vai ajustando os investimentos que faz em uma ou outra opção. 

O mais importante é começar. 

Não fique esperando sua mentoria se vender sozinha. Até porque, hoje em dia (principalmente depois da pandemia) as pessoas se acostumaram muito mais a comprar pela internet e sabem que têm muitíssimas opções. 

Ou seja, deixar de criar e executar estratégias de marketing digital é dar uma chance para que sua concorrência ocupe exatamente o lugar onde você deveria estar!

Se você é um iniciante em tudo isso, os termos e ações que citamos hoje podem parecer algo um pouco difícil. Mas não pense assim! Começando a ler um pouco mais, você vai ver que é tudo bastante intuitivo e perfeitamente possível. 

Esperamos ter ajudado em sua busca por informações e até nosso próximo post!

 

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