Lançado no dia 28 de outubro, a novidade implementada no Instagram pela Meta (Antiga Facebook Inc.) visa facilitar a vida dos empreendedores e empresas que usam a plataforma como ferramenta de marketing. 

Dessa forma, ajuda os clientes/usuários entrarem em contato para conseguir informações sobre produtos, serviços, tirar dúvidas ou conseguir suporte.

A novidade vem de forma gratuita. Este recurso ficará disponível ao lado do logotipo, no perfil das empresas, próximo ao comando “mensagem” e “seguir”.

A funcionalidade será opcional e vai funcionar em conjunto com o DM (mensagens diretas) e vai estar disponível tanto no Android quanto no iOS, da Apple.

Através do impulsionamento de anúncios, torna-se possível utilizar esse recurso. Ou seja, as empresas, prestadores de serviços ou usuários anunciantes da plataforma do Facebook Ads, podem incluir esse botão em seus anúncios.

Assim, torna-se possível impulsioná-los. E isso facilita o direcionamento a uma conversa pelo WhatsApp, o que vai ajudar a melhorar os resultados de vendas.

Vale salientar que, para que essa função funcione, torna-se necessário integrar a sua página com o gerenciar anúncios. Ou seja, atrelar uma conta no Facebook.

Essa novidade vem 1 mês após a plataforma retirar a funcionalidade “arrastar para cima”. Ela foi implementada para satisfazer os órfãos dessa função, que era muito usada e trazia bastante conversão.

Você pode usar essa função tanto no seu perfil pessoal (porém comercial) quanto no seu perfil empresarial. No entanto, para fazer a vinculação, torna-se necessário autenticar no Instagram. Afinal, é onde a plataforma envia um código por SMS. Dessa forma, esse recurso será liberado no seu perfil.

Confira, a seguir, o passo a passo de como colocar o link do Whatsapp no seu perfil do Instagram. Dessa forma, os seus seguidores podem entrar em contato com você de forma fácil e rápida.

Como vincular o Instagram ao WhatsApp no perfil?

Primeiro passo: acesse o seu perfil no Instagram e clique em “Editar”. Em seguida, toque em “Opções de Contato”;

Segundo passo: você irá verificar a opção “WhatsApp”. Clique nela e, após isso, você irá acessar uma página para inserir este recurso. Digite o seu número e aperte em “Enviar Código”. Aguarde alguns segundos que logo você vai receber o código;

Terceiro passo: preencher o campo “Inserir o código” com a sequência correta recebida por SMS. Em seguida, confirme no canto superior esquerdo da tela. Clique e retorne à página anterior;

Quarto Passo: clique na opção “Exibição do perfil”, depois, clique na opção “Exibir informações de contato”. Ative-a. Depois de todos estes passos, vá em “Concluir”. Feito isso, basta salvar a operação feita no seu perfil.

Como visualizar o botão com link do WhatsApp no perfil do Instagram?

Para fazer isso, é bem simples. Basta que você acesse o perfil do usuário e toque no botão “Contato”. Feito isso, o link para você conversar será mostrado na sua tela. Em seguida, basta clicar sobre ele que a conversa será iniciada!

O que as grandes empresas estão pensando desse recurso?

A sua adesão está sendo bem mais rápida do que o esperado. Fora isso, as grandes empresas estão adorando este recurso, afinal, ele deixa as coisas simples.

É mais fácil, por exemplo, de seus clientes entrarem em contato com um suporte especializado para tirar dúvidas ou resolver problemas.

Isso tem desonerado e desafogado seus sistemas de SAC e ouvidoria. Afinal, está servindo como uma plataforma de Help Desk, o que facilita a resolução de problemas. Como consequência, melhora a experiência do usuário com a marca, e permitindo que custos possam ser cortados.

Afinal de contas, muitas usam sistemas de chatbot ou atendimento por meio de inteligência artificial.

Como você pode ver, isso está trazendo também resultados para pequenos e médios empreendedores. Inclusive, traz resultado até para os profissionais liberais, visto que facilita orçamentos e acelera a comunicação, tornando-a mais direta, prática e fácil.

 

Categorias: Blog