armazenamento correto das suas bebidas

Como fazer o armazenamento correto das suas bebidas 

Saiba como é importante armazenar suas bebidas corretamente e como cada uma delas deve ser armazenada em casa

A maioria das pessoas gosta de beber e ter bebidas para servir os amigos em um jantar no final de semana. Esse é um hábito muito comum e, muitas vezes, faz parte da rotina de uma pessoa sair sexta-feira para tomar uma cerveja num bar com os amigos. Porém, algumas pessoas gostam tanto de bebidas que preferem ter sua própria coleção particular, como um pequeno bar dentro de casa.

Para isso, é claro que existem diversos itens que ajudam a manter as bebidas na temperatura correta, como uma cervejeira com adega, que serve tanto para as cervejas quantos para os vinhos que a pessoa tenha em casa. É claro que cada bebida tem sua própria forma de armazenamento para que a experiência de degustação seja adequada e para que fique com aquele gostinho de quero mais.

Caso você seja um fã de bebidas e queira ter o seu próprio bar em casa, abaixo explicamos como cada bebida deve ser armazenada antes do consumo.

Cervejas

Não podíamos começar falando de outra bebida. A cerveja é, com certeza, uma das bebidas mais consumidas não só no Brasil como no mundo, mas é importante que seja armazenada de forma correta. A cerveja é sensível principalmente a mudanças de temperatura, luz e até mesmo movimento, então vamos lá: latas e garrafas de cerveja devem ser mantidas na vertical para evitar que a bebida tenha um contato muito grande com o oxigênio que está na superfície da embalagem. O ideal é que ela seja sempre mantida longe de fontes luminosas, a claridade acaba oxidando o lúpulo, o que altera o sabor e o aroma da bebida.

Vinhos 

As garrafas de vinho devem ser sempre mantidas na horizontal e longe da luz, isso vai permitir que as rolhas das garrafas fiquem molhadas, o que evita a entrada de ar e a oxidação da bebida. Além disso, vinhos devem ser mantidos em uma temperatura de no máximo 24ºC, para que a bebida não corra o risco de envelhecer ou estragar. No mercado existem alguns modelos de miniadegas, onde você pode guardar suas garrafas de vinho da maneira correta. Com isso, a sua experiência com certeza vai ser muito melhor.

Whiskey

O whiskey é feito à base de malte e também deve ser mantido longe de luz direta, isso vale tanto para luz natural quanto para luz artificial. As garrafas devem ser mantidas em um lugar fresco, que não tenha muitas variações de temperatura. Além disso, é preferível que as garrafas sejam mantidas na vertical, e, depois de aberta, é recomendado que a bebida seja vedada com uma rolha de cortiça, isso vai evitar a evaporação do álcool.

Vodca, cachaça e saquê

Colocamos essas três bebidas juntas porque demandam o mesmo tipo de armazenamento. As garrafas também devem ser mantidas longe da luz — principalmente do calor — e é preferível que sejam armazenadas verticalmente para evitar a oxidação ou a alteração nas características sensoriais da bebida. Caso você seja um consumidor de vodca e goste de bebê-la bem gelada, uma dica é colocá-la dentro do congelador antes do consumo, isso também mantém a qualidade da bebida.

Dica extra

Uma dica que podemos dar além dessas é procurar itens que possam te ajudar no armazenamento, como adegas de chão ou cervejeiras com adega. Isso vai facilitar na hora de armazenar as bebidas. Você pode também separar um cantinho da sua casa para as bebidas, seguindo todas as nossas dicas, é claro. Armazenar corretamente garante uma bebida de qualidade, e isso é o mais importante.

Share your love