o que pode causar a acne adulta e como tratar da melhor maneira

Entenda o que pode causar a acne adulta e como tratar da melhor maneira

Acne na fase adulta costuma ser mais persistente e demanda tratamento mais ativo

A acne parece ser um problema de adolescentes, mas também aparece na fase adulta de muitas pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde, a acne afeta cerca de 80% dos jovens entre 15 e 25 anos. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que causa e como tratar a acne na fase adulta, uma dica é usar produtos com ácido salicílico e melhorar a alimentação. 

Aqui vamos te ajudar a entender por que a acne surge na fase adulta, como tratar e prevenir o problema. O primeiro passo é deixar de achar que a acne surgirá apenas na adolescência e continuar se cuidando com o passar da idade para mitigar os possíveis efeitos da acne. 

Por que a acne surge na fase adulta? 

A acne é um processo inflamatório da pele que gera as chamadas “espinhas” principalmente no rosto. A inflamação se dá por conta do fechamento dos poros da pele devido à oleosidade, o que causa as espinhas. O problema pode aparecer durante a adolescência, mas também na fase adulta. 

Muitas pessoas passam a sofrer com a acne desde muito anos e isso se mantém na idade adulta. Em alguns casos, o problema pode aparecer na fase adulta, mesmo que a pessoa não tenha sofrido com a acne na adolescência. Confira as principais causas para a acne na fase adulta:

  • Predisposição genética;
  • Tabagismo e excesso de bebida alcoólica;
  • Uso de medicamentos como corticoides e antidepressivos, assim como alguns tipos de suplementos alimentares;
  • Má alimentação (consumo em excesso de frituras e carboidratos);
  • Falta de cuidado com a limpeza da pele (principalmente em pessoas de pele oleosa ou mista);
  • Problemas emocionais como a ansiedade; 
  • Doenças endócrinas; 
  • Condições hormonais.

Para entender as causas e conseguir prevenir a acne, você deve avaliar a sua rotina. Assim, você pode ter uma noção do que está causando a acne e começar a combater o problema. 

Qual melhor tratamento? É possível prevenir a acne? 

Por não ter “cura”, muitas pessoas acabam não buscando nenhum tipo de tratamento para acne. Isso está completamente errado, a acne precisa ser tratada e prevenida ao longo da vida. Quando surge na fase adulta, a acne costuma ser mais persistente, o que demanda tratamentos mais complexos e possivelmente uma mudança de hábitos para cuidar do problema. 

O primeiro passo para o tratamento da acne é se consultar com um dermatologista. Ao surgimento dos primeiros sinais, procure um profissional que possa te ajudar a entender e a tratar o problema da maneira correta. Isso porque o tratamento da acne pode variar de acordo com a origem do problema, não adianta usar um corticoide, se a pessoa possui acne por conta de um problema hormonal, por exemplo. 

Geralmente, o tratamento passa por combater a origem do problema, aliado a cosméticos e medicamentos que possam diminuir a intensidade da acne já existente. Produtos como esfoliantes, hidratantes, adstringentes a base de ácidos como o ácido salicílico, o ácido glicólico e o ácido mandélico são muito receitados no tratamento da acne. 

A partir do momento em que o tratamento surte efeito e a acne diminui, a pessoa é orientada para continuar realizando uma rotina de cuidados com a pele para prevenir a acne. Ter uma rotina de limpeza de pele, boa alimentação e controle de problemas hormonais e emocionais ao longo do tempo será fundamental para prevenir a acne. 

Fazer skincare é a chave para controlar a oleosidade da pele. E aliado a isso, você deve continuar seguindo os tratamentos para regular hormônios, doenças como a ansiedade e começar a desenvolver hábitos de alimentação e consumo mais saudáveis para tratar e prevenir, diminuindo os efeitos da acne ao longo do tempo.

Share your love