O que é óleo de abacate e como ele ajuda a pele e o cabelo?

O que é óleo de abacate e como ele ajuda a pele e o cabelo

O  abacate (persea americana) é uma fruta que vem da planta da família do louro. Abacates crescem selvagens na América do Sul, mas agora são cultivados em todo o mundo em locais com clima tropical ou subtropical. 

Os abacates são do tamanho de um punho e tanto a casca quanto a polpa têm um tom verde. O óleo de abacate não é extraído do caroço extraordinariamente grande que você pode pensar, mas da polpa seca. 

O óleo não refinado mantém um tom verde e é muito viscoso. Também é excepcionalmente resistente ao calor e não atinge seu ponto de fusão até 271 graus. O óleo não pode ser misturado com água, no entanto, mistura-se bem com outros óleos vegetais e alguns tipos de oleos essenciais

Enquanto o óleo de abacate for prensado a frio, ele reterá a maior parte de seu conteúdo nutricional original. O óleo consiste principalmente de gorduras monoinsaturadas, no entanto, a porcentagem pode variar um pouco entre as diferentes variantes.

Abaixo você pode ver aproximadamente como é a distribuição dos ácidos graxos.

  • Gorduras monoinsaturadas : 70 – 85 por cento (36 – 80 por cento de ácido oleico, 9 por cento de ácido palmítico)
  • Gorduras poliinsaturadas : 10 – 15 por cento (6 – 18 por cento de ácido linoleico, menos de 1 por cento de ácido linolênico) 
  • Gorduras saturadas: 20 – 35 por cento (7 – 32 por cento de ácido palmítico, até 15 por cento de ácido mirístico, 1-2 por cento de ácido esteárico)

Como usar o óleo de abacate?

Como você sabe, o óleo de abacate tem vários usos diferentes. Abaixo, damos algumas dicas sobre como você pode usar o óleo para aproveitar ao máximo seus incríveis benefícios.

Na pele

Lubrifique as áreas secas do corpo com óleo de abacate, por exemplo, após o banho ou antes de ir para a cama. Você também pode misturar o óleo com outros óleos vegetais, como óleo de coco, para dar à pele um verdadeiro impulso vitamínico.

Imagine! O óleo de abacate é um pouco mais gordo e viscoso que os outros, o que significa que a pele o absorve um pouco mais devagar. Portanto, deixe-o penetrar na pele adequadamente para reduzir o risco de manchas nas roupas. 

O óleo de abacate também pode ser usado para fazer uma esfoliação corporal completamente natural. Misture com um pouco de manteiga de karité, óleo de amêndoa, açúcar em pó e algumas gotas de óleo essencial usado na aromaterapia para obter uma esfoliação suave, esfoliante e perfumada. Aplique depois de tomar banho quente por alguns minutos para que os poros tenham tempo de abrir.

No rosto

Depois de limpar bem o rosto, aplique o óleo de abacate no rosto e ao redor dos olhos. Novamente, este é um óleo que é absorvido lentamente pela pele, portanto, é melhor usar durante a noite do que de manhã antes do creme de dia e da maquiagem. 

O óleo de abacate remove efetivamente os resíduos de maquiagem e pode ser usado para limpeza. Se você tem a pele muito seca, no entanto, pode ser melhor limpar com produtos à base de água antes de aplicar o óleo. Dessa forma, a pele absorve melhor a oleosidade enquanto você não deixa a pele “impermeável”. 

Para um verdadeiro tratamento de abacate – amasse um abacate maduro e adicione algumas gotas de óleo. Aplique no rosto como uma máscara facial e deixe descansar por 10 a 15 minutos antes de enxaguar com água morna.

No cabelo

O óleo de abacate é excelente para uso no cabelo, especialmente se você tem couro cabeludo seco ou caspa. Massageie algumas gotas no cabelo e couro cabeludo após o banho para um brilho extra. Isso também fornecerá proteção extra ao cabelo durante o dia.

Você também pode envolver seu cabelo em óleo de abacate para um verdadeiro tratamento de trovão. No entanto, como eu disse, este óleo é bastante viscoso, por isso recomendamos que você misture com, por exemplo, óleo de amêndoa ou jojoba antes da aplicação. Segure o tempo que quiser, mas enxágue bem.

Conclusão

Lembre-se de escolher um óleo de alta qualidade. Leia atentamente o conteúdo do conteúdo e certifique-se de que o produto está livre de produtos químicos e outros aditivos. Depois de ter seu óleo em casa – armazene-o fresco e escuro para melhor durabilidade.