7 dicas caseiras para acabar com pés suados

dicas caseiras para acabar com pés suados

Gerada pelas 125.000 glândulas sudoríparas presentes em cada pé, a transpiração rapidamente se torna muito irritante não só para você mas também para os outros. Ainda um pouco tabu, os problemas de suor são naturais. Nesse artigo você verá dicas caseiras para acabar com o suor. 

É a maneira do nosso corpo de regular a temperatura. Os pés, vítimas de inúmeras fricções que os aquecem, são particularmente afetados. Existem métodos simples e naturais.

1. Escalda-pés

Tudo sempre começa com um bom escalda-pés. É essencial você ter esse momento relaxante, ao mesmo tempo que você relaxa com a água quente os aditivos que você colocou fará o trabalho por dentro.

Chá preto 

Escolhido pelo ácido tânico que contém e que aperta os tecidos epidérmicos, o chá preto reduz a produção de suor e reduz os odores. Para preparar o seu banho anti-odor, irá precisar de:

  • Um recipiente tipo bacia
  • 5 saquinhos de chá preto
  • Despeje nesta bacia 1 litro de água que você acabou de ferver.

Coloque os 5 saquinhos de chá preto e deixe em infusão por cerca de 10 minutos e remova-os. Quando o líquido estiver morno, mergulhe os pés nele por cerca de 30 minutos. Seque-se adequadamente, especialmente entre os dedos dos pés. Tenha cuidado, deixar o menor vestígio de umidade facilita a proliferação de bactérias.

Vinagre de maçã 

Assim como o chá, o vinagre de maçã tem propriedades adstringentes, e também tem ação antisséptica. Ao neutralizar os micróbios, melhora a higiene dos pés e reduz os odores desagradáveis. Você precisa:

  • 1 parte de vinagre de cidra
  • 2 partes de água
  • 40 a 60 gramas de sal ou bicarbonato de sódio

Proceda da seguinte forma:

Misture o vinagre de maçã com água (mesma quantidade de cada). Adicione uma dose de sal grosso ou bicarbonato de sódio para potencializar os efeitos. De fato, relaxa os músculos, esfolia a pele e ativa a circulação sanguínea. 

Mergulhe os pés por cerca de trinta minutos. Seque-os. Ensaboe-os para se livrar dos odores, enxágue e seque bem com uma toalha, insistindo bem entre os dedos.

Dica: você também pode aplicar vinagre de cidra diretamente em uma bola de algodão e esfregar os pés com ela. Você então espere vinte minutos antes de enxaguar.

Sávia 

Reduzindo a atividade das glândulas sudoríparas, a sálvia é frequentemente usada em escalda-pés para limitar os maus odores.

Você vai precisar: 

  • 5 colheres de chá de folhas secas de sálvia
  • 1 litro de água

Jogue as folhas de sálvia em água fervida. Deixe em infusão por 15 minutos.

Deixe esfriar. Mergulhe os pés por 30 minutos.

Hortelã 

Mergulhe algumas folhas de hortelã em 1 litro de água fervente e deixe no fogo por 10 minutos. Você pode adicionar sal se desejar. Retire do fogo e deixe a hortelã em infusão por 30 minutos. Esfregue os pés com a infusão obtida antes de calçar os sapatos.

Em geral, os escalda-pés devem ser praticados duas vezes ao dia para serem eficazes. A secagem perfeita é essencial. É necessário esfregar bem com uma toalha, principalmente entre os dedos para evitar qualquer formação de fungos.

Estima-se que o tempo do banho corresponda ao tempo de resfriamento da água. Quando a água estiver fria, o banho está terminado.

2. Óleo de massagem 

Combinação de óleos essenciais e um óleo vegetal, esta loção de massagem combina as propriedades antifúngicas e antibacterianas de um e a suavidade do outro. Aqui estão os ingredientes que você precisa:

  • 10 gotas de óleo essencial de capim-limão
  • 10 gotas de óleo essencial de Patchouli
  • 10 gotas de tea tree (também conhecido como tea tree) ou óleo essencial de eucalipto
  • 30 ml de óleo vegetal caroço de damasco

Com um frasco de vidro, despeje o óleo de semente de damasco em sua garrafa. Adicione os óleos essenciais a ele. Misture bem. Antes de cada uso, lembre-se de agitar bem a mistura.

Pegue algumas gotas na palma da mão. Aqueça-os esfregando as mãos e massageie os pés. Planeje esta massagem de manhã e à noite para obter mais eficiência. Se você quiser fazer isso regularmente, conte 5 dias em 7.

Tenha em mente que os óleos essenciais não são recomendados para mulheres grávidas e bebês.

3. Somente bicarbonato 

É a sua estrutura porosa que lhe confere eficácia contra a transpiração. Limita a formação de fungos nos sapatos.

  • Coloque 1 a 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio em seus calçados femininos à noite e deixe durante a noite.
  • Agite e areje os sapatos antes de colocá-los pela manhã.

Dica: após o banho, depois de secar bem os pés, você também pode esfregá-los diretamente com bicarbonato de sódio. Esta técnica também é válida para as axilas.

4. Álcool 

Perfeito em caso de emergência, o álcool, ao passar entre os dedos ou no pé inteiro, age muito rapidamente. Seca a área e interrompe a transpiração.

5. Desodorantes ou antitranspirantes 

Um desodorante age apenas sobre o cheiro. O antitranspirante, por sua vez, diminui a atividade das glândulas sudoríparas e aperta os poros, portanto diminui a própria transpiração.

Dicas para não esquecer 

  • Prefira meias de algodão.
  • Seque bem os pés após os banhos, massagens, etc.
  • Mantenha-se hidratado (um litro e meio de água por dia é a dose mínima recomendada).
  • Evite usar o mesmo par de sapatos em dois dias consecutivos.
  • Traga um par de meias reserva.
  • Evite sapatos com interior sintético.
  • Coloque palmilhas desodorizantes ou absorventes.