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Quais metas estão disponíveis no Google Analytics?

O Google Analytics, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta criada pelo Google e que se tornou indispensável para empreendimentos dos mais variados setores.

Afinal, o marketing digital é considerado hoje a principal maneira de divulgação de uma marca, seus produtos e serviços na internet, mas para que suas estratégias realmente funcionem, é necessário coletar e analisar dados.

É dessa forma que a empresa conhece um pouco mais sobre o comportamento do usuário e a maneira como ele navega em sites e aplicativos.

Conhecer essas informações é fundamental para que as estratégias de marketing pela internet sejam mais assertivas e tragam resultados promissores para os negócios.

Aliás, uma das principais características do marketing digital é o fato de que, para funcionar, suas estratégias precisam ser muito bem elaboradas e acompanhadas ao longo do tempo.

O Google uniu essa necessidade com o seu compromisso de oferecer sempre a melhor experiência aos usuários. Assim, se a empresa melhora suas ações dentro da internet, o Google cumpre seu papel.

Para o assunto ficar ainda mais claro, neste artigo, vamos explicar o que é Google Analytics e quais são as metas que as empresas podem estipular para usar a ferramenta.

Conceito de Google Analytics

Google Analytics é uma plataforma gratuita de monitoramento de sites, oferecida pelo Google. Por meio dela, é possível coletar dados de acesso, ter maior conhecimento a respeito do comportamento dos usuários e de que maneira eles navegam em sites.

Isso se dá por meio de códigos de rastreamento e pela organização de informações em relatórios. Por meio dessa ferramenta, um fabricante de carimbo personalizado professor também otimiza suas páginas e conduz testes para as suas estratégias de marketing.

O Google procura evoluir essa plataforma constantemente, e por meio dela é possível realizar uma série de atividades, tais como:

  • Personalização;
  • Coletar dados em tempo real;
  • Ver informações sobre o público-alvo;
  • Aquisição de usuários;
  • Comportamento dos visitantes;
  • Número de conversões.

O Google Analytics é essencial para os sites das empresas, posto que, se ele não existisse, seria difícil ter acesso a essas informações.

É claro que existem outras plataformas que ajudam a monitorar e analisar os sites, mas nenhuma delas é tão completa quanto o Google Analytics.

Além disso, pertence ao maior buscador do mundo, e ninguém melhor do que ele para oferecer informações relacionadas ao site. Outro ponto positivo dessa ferramenta é que ela é totalmente gratuita.

Possui interface amigável, é fácil de integrar a outros sistemas e possui uma capacidade de processamento generosa, além de funcionalidades das mais básicas às mais complexas.

Por meio dela, uma clínica de acupuntura para enxaqueca descobre a origem dos visitantes de seu site, o que otimiza as estratégias de marketing de conteúdo.

O tráfego pode ser proveniente de várias fontes, como anúncios, busca orgânica, redes sociais, dentre outros. Além de identificar de qual desses canais o visitante veio, a plataforma também ajuda a melhorar o design do site e garantir uma boa navegação.

Também é por meio dela que a companhia conhece melhor o perfil dos visitantes de seu site. Portanto, para elaborar uma boa estratégia de marketing digital, é necessário conhecer a persona da marca.

A persona trata-se de uma representação semi-fictícia do cliente ideal, e todas as ações serão direcionadas para essas pessoas.

O sistema de análises do Google traz todas as informações necessárias para elaborar o perfil da persona, como é o caso dos dados demográficos.

Os usuários também podem ser segmentados de acordo com sua idade, idioma, sexo e interesses. Dessa forma, fica mais fácil descobrir se os conteúdos estão atraindo as pessoas certas.

Apesar de ser interessante explorar o máximo de canais para encontrar novas oportunidades, aos poucos, as marcas precisam priorizar aqueles que trazem mais resultados.

Ademais, é por meio do Google Analytics, uma clínica de veterinário de aves realiza testes com mais facilidade, além de saber quais são os conteúdos que tiveram melhor desempenho.

Além de todas essas possibilidades, essa ferramenta também ajuda a alcançar algumas metas específicas, como ficará claro mais adiante.

Tipos de metas para o Google Analytics

A companhia consegue trabalhar com algumas metas por meio do Google Analytics, e dentre as que mais se destacam estão:

1 – Objetivos do evento

Os eventos ajudam a rastrear as interações do usuário dentro do site. Por exemplo, o negócio pode rastrear conversões de formulários em páginas de agradecimento, downloads de PDFs, cliques em botões e cliques em links externos.

Mas quando um fabricante de mesa para home office configura um evento para a ferramenta, pode começar a rastrear tipos de interações diferentes. Alguns exemplos são cliques em links externos, downloads automáticos e envios de formulários.

Tudo isso é feito de maneira automática, inclusive o rastreio da profundidade de rolagem. Aqui, você deve se perguntar até que ponto os visitantes rolam as páginas do seu site.

2 – Páginas e objetivos de visita

Outra meta simples de configurar no Google Analytics são as páginas por visita, que ao invés de rastrear quanto tempo as pessoas passam dentro do site, faz o rastreio do número de páginas que os visitantes acessaram antes de sair da plataforma.

Essa informação ajuda a medir o envolvimento dos usuários com o site, além de apontar seções que podem ser melhoradas.

Para encontrar as métricas das páginas por visita, basta acessar o relatório das principais páginas de destino e clicar no botão “visualizar relatório completo das principais páginas de destino”, para que ela seja aberta no Google Analytics.

A partir disso, é possível visualizar quantas páginas as pessoas estão visitando e todas são organizadas de acordo com a página acessada.

3 – Meta de duração

Essa meta é bastante simples, e por meio dela é possível criar conversões, tendo como base o tempo que o visitante permaneceu na plataforma antes de fechá-la.

Para uma clínica de exame de imagem da garganta, essa funcionalidade é essencial para rastrear o envolvimento dos usuários com o site institucional.

Você pode optar por acompanhar apenas o envolvimento da plataforma, sem criar uma meta. Para isso, faça login no Painel do WordPress, vá na opção Painel, depois em Insights e veja as métricas de engajamento.

É possível visualizar as mais importantes, como duração média da sessão e visualizações de página.

4 – Objetivos de destino

As metas de destino rastreiam quando o visitante chega a uma página específica, no momento em que estiver navegando pelo site.

Por meio dessa meta, uma confecção de uniforme de eletricista é capaz de rastrear quantas pessoas acessaram a página de agradecimento, para adicionar produtos no carrinho, confirmação de pedido, entre outras possibilidades.

Para rastrear os envios de formulários e todas as outras informações que vimos até aqui, é necessário instalar um plugin conhecido como Monster Insight em todas as configurações que quiser passar.

Com alguns cliques, essa ferramenta rastreia os envios de todos os formulários e cria eventos no Google Analytics para cada um deles.

Feito isso, é possível acessar o relatório completo de formulários no administrador do WordPress. Um fabricante de balcão promocional pode criar metas tendo como base os eventos que a ferramenta criou.

As plataformas e-commerce podem usar metas de destino para rastrear os itens que foram adicionados ao carrinho e o número de checkouts concluídos.

Para isso, basta configurar uma meta de destino e inserir a URL para onde os usuários chegam quando adicionam um produto ao carrinho ou finalizam uma compra.

Esses dados também podem ser analisados nos relatórios oferecidos pela ferramenta, e caso a empresa esteja utilizando uma licença Pro, pode ativar o complemento de comércio eletrônico para avaliar outras métricas, como as de transações concluídas.

Quem quiser obter mais informações em relação à movimentação realizada dentro de uma plataforma de comércio eletrônico, pode obter informações complementares com o próprio Google Analytics.

Uma empresa de auto socorro 24 horas terá acesso a informações valiosíssimas sobre seu site institucional, podendo compreender melhor o comportamento dos visitantes para assim potencializar suas estratégias de marketing e vendas.

Considerações finais

A internet e o avanço da tecnologia trouxeram novas possibilidades para os negócios, e a maior prova disso é o Google Analytics, uma ferramenta criada pelo maior buscador do mundo que melhora consideravelmente as estratégias de marketing digital.

São recursos que garantem um investimento mais assertivo e econômico, afinal, a companhia compreende melhor o comportamento dos usuários e assim pode adequar suas ações às expectativas e necessidades deles.

Tudo isso aumenta a credibilidade da marca, o que vai impactar de maneira positiva nos lucros obtidos por ela ao longo do tempo.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa ferramenta incrível e tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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