Quais são as 3 principais frentes de SEO?

A todo momento, milhões de pesquisas são realizadas em buscadores como o Google para as mais diversas finalidades. Os usuários buscam as melhores respostas e é essa oportunidade que as empresas não querem perder.

Afinal, conseguir as primeiras posições na busca orgânica do Google é a meta de muitos profissionais que desejam aumentar seu tráfego e autoridade de mercado – e consequentemente, ganhar dinheiro online. Uma das formas de gerar renda através do meio digital é o marketing de afiliados, mas para isso é importante ter uma boa noção de como funciona o tráfego orgânico para afiliado.

Uma boa estratégia de SEO possibilita que você chegue lá, tenha seus links clicados por mais usuários e aumente as chances de conversão. Mas você sabe o que é SEO em marketing digital? Continue lendo este conteúdo!

O que é SEO?

SEO é um conjunto de estratégias de otimização de páginas da web que é responsável por melhorar o posicionamento de determinada página frente aos concorrentes. Em resumo, através da otimização sua página pode aparecer nas primeiras posições do Google, mecanismo de pesquisa mais usado no mundo.

Listamos abaixo os principais pilares do SEO e como influenciam nos fatores de rankeamento do Google.

SEO Técnico

O SEO técnico pode ser considerado parte do SEO on page que engloba os potenciais estratégias dentro das páginas do site.

Entretanto, quando falamos de SEO técnico, estamos falando do conjunto de otimizações relacionadas a estrutura interna de um site – especialmente na estrutura e seus códigos. O objetivo é garantir que as condições básicas funcionem e a estratégia de SEO seja efetiva. Em resumo, a intenção é tornar as páginas rastreáveis, indexáveis e mais rápidas.

Por outro lado, o SEO on page é mais amplo e engloba também estratégias como que não estão presentes no SEO técnico, como produção de conteúdo, que veremos abaixo.

SEO On Page

            Como já mencionado, o pilar SEO on page é responsável pela otimização do site. Através dele é possível melhorar a qualidade do site em relação a experiência do usuário. Mas como é possível definir a qualidade de um site? Abaixo listamos alguns exemplos das otimizações.

  • Título e meta descrição das páginas; 
  • Conteúdo;
  • Imagens;
  • URLs;
  • Heading tags; 
  • Rich Snippets.

Em resumo, o SEO on page visa garantir um layout de navegação intuitiva com conteúdo de fácil compreensão, garantindo que o usuário permaneça em seu site pelo máximo de tempo possível.

Considerando a crescente adesão a tecnologia de mobiles, é essencial que a navegação também seja boa em telefones celulares e tablets. Atualmente, a maior parte dos acessos à internet é feita pelo celular, mas a maioria dos sites ainda não são desenvolvidos pensando no modo desktop.

Ter um site que se preocupa com a usabilidade independente do dispositivo pode ser um diferencial não somente para o rankeamento do Google, como frente aos concorrentes num momento de decisão do usuário.

Outro fator relevante é o carregamento rápido das páginas do site, resultado de um bom servidor e um código HTML objetivo.

SEO Off Page

Por fim, o último pilar é o SEO off page. Engloba as estratégias de otimização aplicadas fora de suas páginas com a finalidade de tornar seu site uma referência no mercado a partir da relação com o restante da web.

Em resumo, o SEO off page é responsável pela presença de seu site em outros canais, através de links que levam o usuário ao seu próprio conteúdo. Alguns exemplos das estratégias do SEO off page são:

  • Quantidade de backlinks;
  •  Diversidade de backlinks;
  •  Contexto dos backlinks;
  • Menções à marca;
  • Buscas diretas;
  • Sinais sociais.

Mostrar ao Google qual o nível de autoridade do seu site na web pode ser o trabalho que mais demanda esforço de sua equipe, mas é essencial para o bom rankeamento de suas páginas.

Dicas para quem busca melhorar o resultado frente ao algoritmo dos mecanismos de busca é durante a produção de conteúdo, explorar potenciais parcerias com sites do mesmo nicho ou trazer conteúdos compartilháveis como infográficos, por exemplo.  

Como utilizar o SEO?

Agora que já entendeu a base do SEO, é importante aplicar as estratégias no seu planejamento de Marketing para alavancar seu negócio e melhorar sua relevância frente à concorrência. Antes de tudo, é imprescindível ter em mente que os resultados desse tipo de estratégia são a longo prazo.

A compreensão e alinhamento dos objetivos que deseja atingir com sua equipe de Marketing Digital é o primeiro passo para garantir uma estratégia sólida e eficiente.

Sua empresa pode almejar o aumento da autoridade da marca e invés disso, estar com o foco apenas em ações de SEO on page, quando deveria priorizar as ações do SEO off page.

Além disso, existem diversas ferramentas de SEO no mercado para avaliar seu site e identificar gaps de otimização. Com elas é possível identificar as páginas com mais visitas, a velocidade de carregamento do site, além do nível de autoridade e rejeição de suas páginas.

Associar os objetivos às ferramentas e métricas pode auxiliar seu negócio durante o trabalho de SEO, garantindo ações mais assertivas.