Benefícios do marketing de conteúdo para a indústria

O marketing de conteúdo para a indústria se mostra um grande desafio para as empresas que atuam nesse segmento. As estratégias podem ser aplicadas de diferentes formas, para captar o público-alvo centrado no modelo B2B (Business To Business).

De acordo com a atuação no mercado e a finalidade dos produtos e serviços, não é incomum que os gestores ignorem a importância da divulgação. Contudo, esse é um erro, pois a divulgação é um aspecto que demanda atenção e é crucial para o desenvolvimento da marca.

Na verdade, a publicidade segmentada não precisa ser glamourosa ou chamativa para atrair os mais variados consumidores, mas deve ser o suficiente para se tornar atrativa a quem realmente interessa. 

Tanto que o espaço ocupado por fábricas e indústrias está repleto de produtos e serviços que podem ser considerados nada atraentes, mas possuem uma importância enorme no dia a dia do cliente final, aquele que está na ponta da pirâmide de consumo, bem como outros negócios que são abastecidos por esse setor.

Dessa forma, a criação de marketing de conteúdo para a indústria é cativante e necessário, desde que atinja o público certo, no momento mais adequado. 

Isso pode ser aplicado tanto em fábricas de blocos intertravados quanto em outros setores produtivos. 

Metas do marketing de conteúdo para a indústria 

A aplicação de estratégias, quando devidamente executadas, ajudam a construir a confiança entre os clientes em potencial e aqueles que já fazem parte de uma carteira fidelizada.

Com isso, as empresas do setor industrial podem se destacar entre os concorrentes, criando um conteúdo próprio que se apresenta em forma de diferentes recursos para educar os clientes. 

Tudo isso em diferentes formatos, como:

  • Blogs com artigos e textos;
  • E-books técnicos;
  • Infográficos explicativos;
  • Podcasts de entrevistas;
  • Vídeos atraentes.

Para alcançar a meta de maneira apropriada, é preciso se empenhar no desenvolvimento de peças publicitárias únicas, e que apresentem a marca, a missão, os valores, os produtos e serviços que a empresa disponibiliza para o mercado. 

Com personalidade, é possível garantir um conteúdo direcionado para o público-alvo, mesmo que seja em diferentes estágios da jornada de compra.

Dentro desse aspecto de apresentação e disposição para atendimento ao mercado, mesmo uma empresa de serviços de topografia pode criar conteúdos exclusivos de forma consistente. 

A meta, afinal, é fornecer aos clientes um marketing de conteúdo para a indústria de maneira correta, detalhada de forma contundente e acessível. 

Quando o alinhamento de propostas se adequa à realidade empresarial, entra o processo de concentração na persona de cada cliente. 

Isso inclui um plano de pesquisa de palavras-chave para a prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, para garantir que todo conteúdo seja adequado aos termos buscados (para a plataforma e leitores) e relevante para se dispor aos desejos, anseios e problemas apresentados pelos potenciais clientes. 

As metas se expandem quando se adapta o conteúdo de maneira correta, permitindo a criação de oportunidades relevantes para os empreendimentos voltados para a manufatura fabril.

Isso significa que uma empresa fornecedora de matéria-prima e bens de consumo intermediários pode projetar o aumento de reconhecimento entre fabricantes de placas de acm preço no mercado nacional e expandir para a exportação.

Benefícios para a indústria e consumidores

Internautas que leem e buscam conteúdo online estão propensas a encontrar um vasto material sobre diversos produtos e serviços. 

Esse público se mostra confiante quanto à capacidade de identificar artigos técnicos, textos de apresentação, assim como podcasts e vídeos, entre outras estratégias, como marketing de conteúdo, e sempre vai usar as várias dicas para reconhecer como tal. 

De forma geral, as pessoas consideram o marketing de conteúdo para a indústria, ou mesmo em outros segmentos, como a construção civil, e demais manufaturas fabris, como valioso e útil. 

Quando se faz necessário encontrar informação sobre pirômetro digital, curiosidades e informações relevantes não devem ser ignoradas dentre as palavras-chave utilizadas para se destacar em um resultado de pesquisa.

Por isso a importância da transparência, originalidade e autoridade é o que permite a produção de um conteúdo de qualidade reconhecida em todos os patamares. 

Para as empresas, o marketing de conteúdo valioso e de alta qualidade permite a transição eficaz de consumidores através do funil de vendas. 

O resultado se mostra em conversão de leads em clientes, com possibilidade de retorno conforme os produtos e serviços disponíveis. 

Por fim, entre os benefícios apresentados, está o incentivo para com os consumidores ao se envolver com o conteúdo apresentado, o que ajuda a melhorar a prática de SEO e o ranqueamento nas plataformas digitais de pesquisa.

Estratégias vitais para o marketing de conteúdo

A expansão da tecnologia transforma continuamente todos os setores produtivos, produzindo mais oportunidades para empresas B2B empregarem marketing de conteúdo para indústria e, assim, atingir metas e objetivos. 

Ao menos 5 estratégias podem ser posicionadas, ajudando a colher os benefícios do marketing de conteúdo, confira a listagem a seguir. 

  1. Faça um planejamento

Quem acompanha as redes sociais de uma empresa está interessado em saber mais sobre a rotina de trabalho, as novidades que chegarão ao mercado, a reposição de peças em estoque ou disponibilidade em determinada região.

Dessa forma, é preciso ter um calendário de conteúdo para planejar o que pode ser divulgado, e fazer uma programação com todas as datas de publicação, considerando uma jornada atrativa para o consumidor e que atenda os objetivos da marca.

Isso envolve diferentes setores além da equipe de marketing, pois depende da formação de ideias na área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, a disposição de matéria-prima, o funcionamento pleno da linha de montagem e a logística de distribuição. 

A implementação de terceirização de limpeza para aplicar treinamento interno e demonstrar a importância da sintonia entre diferentes setores se mostra essencial, e permite se planejar com antecedência para o lançamento de um novo produto, por exemplo.

Aliás, é possível estabelecer um planejamento que ajuda a manter todo o cronograma, e até mesmo a publicação de conteúdo para que os clientes possam receber as informações na hora certa.

  1. Conheça o público-alvo

As estratégias de marketing de conteúdo para a indústria são variadas, assim como as empresas envolvidas em diferentes segmentos produtivos. 

Sendo assim, é primordial que cada empresa conheça o público-alvo de modo a priorizar a produção e distribuição de conteúdo com base nas preferências do cliente ideal. 

A criação e desenvolvimento de uma persona de comprador permite conhecer e aprender mais sobre os clientes. Ou seja, quanto mais souber sobre o público-alvo, melhor o conteúdo de entrega.

  1. Estabeleça métricas viáveis ao setor

Para falar sobre tinta epóxi preço a um público que compreende e quer saber mais sobre o assunto, é preciso saber se o material está diretamente conectado ao cliente ideal. 

Assim, é preciso estabelecer quais as ferramentas de divulgação que são mais acessíveis e quais as que proporcionam melhor conversão de lead para cliente.

As métricas auxiliam a estabelecer o número de leitores em um site, a abertura de e-mail marketing, ou o aumento de interação nas redes sociais. 

Utilizando as métricas de maneira correta, é possível expandir os esforços para incluir mídias adicionais no marketing de conteúdo para a indústria, como apresentações de slides, infográficos e vídeos. 

Tudo devidamente acompanhado, monitorado e com análise adequada para identificação de materiais mais populares.

  1. Acompanhe o cenário e a concorrência

Cada empresa possui características próprias, mesmo que tenham o mesmo público-alvo como consumidor. Isso resulta em opiniões divergentes em relação às interações e inserções no mercado, o que é definitivamente essencial para todos os envolvidos.

Ainda assim, é preciso acompanhar a concorrência e saber o que está dizendo identificando os temas de interesse do mercado, para então responder por meio de um artigo. 

Essa é uma tática para manter um assunto em alta, e ajudar os consumidores a entenderem os diferenciais de sua marca.

  1. Crie conteúdo valioso e de qualidade

Essa estratégia permite implementar melhores práticas de SEO, utilizando palavras-chave relevantes do setor em diferentes materiais produzidos. 

A empresa responsável pela produção de  atuador pneumático, assim como a equipe de marketing, devem produzir um conteúdo otimizado para alavancar o ranqueamento no resultado das plataformas de pesquisa.

Como há milhões de sites publicando conteúdo diariamente, é preciso ajudar os algoritmos a entenderem o contexto aplicado ao marketing de conteúdo para a indústria em que a empresa está inserida. 

A melhor maneira de fazer isso é com consistência de materiais, formatação e configurações adequadas, como:

  • Incorporação de links internos e externos;
  • Meta descrição;
  • Meta título;
  • Palavras-chave de cauda longa.

A ideia principal é alcançar o público online por meio de conteúdo útil e envolvente, e que possa complementar diferentes eventos que as empresas possam realizar de forma interna e externa para expandir seu alcance.

Conclusão

O marketing de conteúdo para a indústria ajuda a aumentar o reconhecimento da marca, a interação no mercado B2B, os compartilhamentos e, principalmente, a intenção de compra. 

Todas essas medidas podem ser empregadas para a avaliação de forma objetiva, desde que o conteúdo esteja atingindo as metas dentro do planejamento proposto e, importante, está servido o propósito de obter retorno de todo o investimento.

Como em qualquer outro campo que envolve o mundo dos negócios, até mesmo para empresas que desenvolvem gerenciamento de riscos, o marketing de conteúdo para a indústria precisa de uma abordagem estratégica e um plano definido. 

Criar conteúdo demanda tempo, criatividade e ousadia, mas pode levar a resultados ampliados e desejados, como o sucesso empresarial, a autoridade sobre o segmento em que atua e se manter um passo à frente da concorrência. 

De qualquer maneira, é preciso ser específico sobre as intenções, metas e objetivos, e sempre manter o consumidor em mente e todo o impacto que isso causa no plano geral, favorecendo a presença da marca no imaginário do consumidor, mesmo que este seja um parceiro industrial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.