Como melhorar a motivação e o desempenho de seus funcionários

melhorar a motivação e o desempenho

Todos responsáveis ​​pelo RH e todo CEO quer ter funcionários que gostem de seu trabalho e estejam 100% comprometidos com a empresa. E não é preciso muito para obtê-lo. Neste artigo, compartilhamos com você algumas ideias práticas que você pode usar para manter um alto nível de motivação em seus funcionários de forma constante.

O feedback regular é essencial se você quiser saber o que seus funcionários esperam e precisam. Você pode planejar e agendar facilmente suas reuniões de feedback.

Veja também: Coworking Ribeirao Preto

Motivação dos funcionários: o que realmente importa

A motivação dos colaboradores é uma ferramenta importante para a gestão e desenvolvimento dos colaboradores e, com os incentivos adequados, contribui para a melhoria do desempenho. Para os empregadores, trata-se de moldar as atitudes e ações dos funcionários para ter um efeito positivo em seu desempenho. Essa motivação pode ser extrínseca ou intrínseca.

Motivação extrínseca

A motivação extrínseca inclui todos os incentivos que vêm de fora do indivíduo: se um funcionário atende aos requisitos a, b e c, ele será recompensado, por exemplo, com uma promoção.

Motivação intrínseca

Essa motivação nasce no próprio indivíduo e refere-se, entre outras coisas, a realizar o trabalho pela mera satisfação de fazê-lo ou por um senso de responsabilidade.

Por que é importante motivar os funcionários?

De acordo com o Relatório de Expectativas dos Funcionários de 2020 da Peakon, 59% dos trabalhadores pesquisados ​​globalmente se sentem desmotivados (dados de janeiro de 2020). Esta é uma estatística alarmante, considerando que 80 milhões de funcionários foram entrevistados para o relatório.

Para as empresas, isso se traduz, sobretudo, em custos. De acordo com um estudo da Gallup, o custo econômico global de funcionários desengajados pode chegar a R$ 118,4 bilhões por ano, somente na Alemanha. Em média, funcionários desmotivados ou desengajados têm desempenho 34% menor. Portanto, este é um problema que as empresas devem resolver.

Mas o que causa essa desmotivação generalizada? De acordo com o Relatório de Expectativas dos Funcionários de 2020, há uma lacuna entre o que os funcionários esperam e o que os empregadores oferecem, como horários flexíveis.

Ao mesmo tempo, o estudo Gallup mostra que uma boa liderança é essencial para a motivação. E uma boa liderança requer gerentes que saibam motivar seu pessoal em vez de apenas dar ordens desencorajadoras de cima. Esse é um fator crucial para que os funcionários desenvolvam a lealdade emocional à empresa.

A motivação intrínseca promove o compromisso duradouro

Há muitas coisas que as empresas podem fazer para aumentar a motivação de seus funcionários. Naturalmente, incentivos extrínsecos, como aumentos salariais ou promoções, são eficazes para garantir um certo grau de motivação. Mas se você deseja obter um compromisso de longo prazo, terá que incentivar a motivação intrínseca de seus funcionários.

Afinal, os funcionários precisam sentir que estão dando uma contribuição valiosa para desfrutar do seu trabalho. Os gestores têm aqui um papel fundamental, pois podem compartilhar elogios, dar feedback, lançar iniciativas e definir metas para que os colaboradores entendam o quanto seu trabalho contribui para o sucesso da empresa.