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Instagram Bussiness: Tudo que você precisa saber!

Instagram business é uma versão do Instagram específica para os negócios, levando até os gestores e empreendedores ferramentas muito úteis para promover a marca, seus produtos e serviços.

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Não é de hoje que o Instagram faz parte das estratégias de marketing de organizações dos mais variados segmentos. Essa rede social conta com mais de 1 bilhão de contas ativas, e cerca de 80% seguem pelo menos uma marca.

Isso prova a relevância do Instagram para as estratégias de marketing digital. Ele se torna ainda mais relevante por conta do declínio no alcance orgânico do Facebook.

Desde que essa plataforma mudou a distribuição de conteúdos criados pelas empresas, o Instagram ganhou mais notoriedade e se tornou cada vez mais útil para os negócios que querem investir na internet.

O próprio Instagram já percebeu isso e por essa razão criou a versão Business. Ela é muito útil e permite até mesmo vendas diretamente pelo aplicativo. Mas para aproveitar todos os seus recursos e vantagens, é essencial compreendê-la.

O negócio precisa saber qual é o conceito de Instagram Business, como ele funciona e de que maneira trabalhar com ele, e é sobre isso que o artigo vai falar.

O que é Instagram Business?

Instagram Business é uma versão do Instagram para as empresas que foi lançada em 2016, tendo como objetivo estimular os anunciantes, além de criar uma modalidade de conta específica para as organizações.

Qualquer marca que queira aumentar suas vendas ou aumentar sua visibilidade, precisa investir nesse perfil. Ele conta com diversas ferramentas que facilitam as estratégias, além de permitir acesso a dados detalhados de conteúdo e criar anúncios segmentados.

Para entrar com tudo em uma estratégia de marketing digital, uma lavanderia roupas finas precisa investir na plataforma. Mas antes disso, é essencial saber como ela funciona.

Entendendo como funciona o Instagram Business

Antes de surgir uma versão exclusiva para as empresas, elas utilizavam mecanismos de divulgação tradicionais, algo que limitava muito os resultados obtidos. Mas quando a plataforma implementou essa versão em 2016, as marcas puderam ter um perfil comercial.

Ao longo do tempo, ele foi ganhando mais espaço e as companhias ampliaram as possibilidades de se relacionar com o público, além de criar estratégias de marketing baseadas na análise de métricas.

O Instagram Business permite inserir diversas informações relevantes sobre a organização, como:

  • Endereço;
  • Contatos;
  • E-mail;
  • Fotos.

Também permite que a companhia interaja com o público, utilizando o espaço de mensagem direta. Em vista de todas essas funcionalidades, fica muito mais fácil converter clientes e aumentar as vendas.

Uma das maiores vantagens para uma empresa de limpeza de carpete empresarial é a possibilidade de criar anúncios dentro do aplicativo. O negócio consegue promover seus conteúdos para atingir mais usuários.

Ele escolhe o período em que a campanha vai ficar no ar e segmentá-la de acordo com os interesses e características do público. É possível anunciar em diferentes formatos e usar vários recursos para publicar.

Por exemplo, a marca pode criar um carrossel, stories, fazer vídeos, publicar fotos e até colocar uma coleção. Outra vantagem de seu uso é que o Instagram Business exibe métricas e indicadores de performance.

Antigamente, as organizações faziam isso avaliando curtidas, comentários e visualizações, agora, é possível avaliar essas métricas por meio de 3 categorias.

Na categoria de seguidores, é mais fácil obter informações sobre o público que segue a marca, em relação à faixa etária, gênero, localização e horário em que estão mais ativos.

Na categoria de atividades é possível visualizar a quantidade de vezes que as publicações foram vistas, quais foram as interações com o perfil e a quantidade de visitas que ele recebeu.

Por fim, existe a categoria de conteúdos que mostra publicações com maior número de impressões, permitindo analisar o tipo de postagem que teve melhor desempenho.

Outra funcionalidade que é um grande benefício é o Instagram shopping. Nele, o usuário pode ter acesso a diversos detalhes sobre um produto, por exemplo, robô assistente virtual.

Ele consegue ver fotos, links de vendas, preços, entre outras informações relevantes, algo muito útil para negócios que vendem diretamente para o consumidor final.

Quando o usuário acessa o perfil da marca, ele consegue visualizar todos os itens à venda, o que facilita a compra e a visualização das peças.

Tudo isso pode ser acessado por meio de um perfil para a empresa que qualquer tipo de negócio pode criar.

Como usar o Instagram Business?

Para aproveitar todos os benefícios e facilidades do Instagram Business, é necessário saber utilizá-lo do jeito certo. O passo a passo para fazer isso envolve as seguintes ações:

Mudar para perfil comercial

Para fazer todas as alterações necessárias, é preciso vincular o perfil do Instagram à página do negócio no Facebook. Para que essa página tenha um aspecto mais profissional, também é fundamental mudá-la para perfil comercial.

Com ele, uma clínica veterinária perto de mim pode incluir informações detalhadas sobre o estabelecimento, além de telefone de contato, endereço, falar sobre o formato de vendas e expor os produtos de maneira mais organizada.

Analisar métricas

Um dos grandes diferenciais do Instagram Business é a possibilidade de analisar dados de acesso no perfil, usando ferramentas de negócios.

Ela mostra relatórios com informações sobre o gerenciamento da página, disponibilizando dados como quantidade de pessoas que viram as postagens, além dos perfis dos usuários que seguem a página.

A empresa também pode saber qual é a faixa etária desses seguidores, localização, gênero, além de detalhes sobre comentários e curtidas em cada publicação.

Todas essas informações são muito valiosas para compreender o comportamento dos seguidores e criar estratégias que ajudam a investir em tipos de conteúdos que mais agradam.

Caprichar nas publicações

Uma foto de qualidade exibindo uma torta salgada de frango para festa pode dar água na boca e fazer com que as pessoas se interessem pelo produto, por isso, é imprescindível garantir a qualidade das fotos e vídeos.

O Instagram é uma rede social visual, por isso, os conteúdos visuais precisam ser produzidos com excelente qualidade. Não se deve publicar fotos com enquadramento ruim, baixa resolução ou vídeos com muitos ruídos.

A própria plataforma oferece ferramentas para editar os conteúdos, por meio da inserção de filtros e alterações nos efeitos de luz.

Usar hashtags

A função das hashtags é atuar como um filtro que ajuda a encontrar publicações sobre o mesmo assunto. Se a organização quiser divulgar seus produtos de maneira mais ampla, deve usar esse recurso nas legendas.

Também é necessário saber quais são as tags mais famosas do segmento, por isso, existem aplicativos que mostram as melhores hashtags para usar no perfil comercial.

Fazer stories

Os stories são uma ferramenta de contato com o público muito poderosa para qualquer tipo de negócio, como uma confecção de máscara personalizada. Isso porque é possível falar diretamente com os seguidores.

Mais do que isso, a organização consegue marcar presença na mente dos consumidores, o que ajuda a criar um laço de proximidade com eles.

É importante ser criativo, fazer vídeos sobre o dia a dia da organização, mostrar como são os bastidores, além de fazer promoções e ofertas para que as pessoas estejam sempre esperando novas histórias.

Para aumentar ainda mais a distribuição dos stories, vale a pena incluir textos, adesivos e filtros.

Patrocinar as publicações

Uma empresa de conserto de pc e notebook pode patrocinar suas publicações no Instagram para aumentar ainda mais o alcance de seus conteúdos.

A marca vai pagar um valor de publicidade e sua publicação vai aparecer para uma quantidade maior de pessoas que ainda não conhecem a empresa e sua página.

O anúncio é sinalizado como patrocinado para os seguidores, o que ajuda a criar links para o próprio perfil, bem como para os produtos e serviços e até para o site da empresa.

Mas para que esse investimento realmente traga bons resultados, é muito importante definir o tipo de público que o negócio pretende atingir e com isso obter o retorno esperado.

Agendar as publicações

Por fim, um restaurante para coffee break de inauguração deve agendar publicações porque isso ajuda muito a otimizar o tempo e os recursos investidos.

O proprietário do perfil só precisa escolher a foto ou vídeo que vai publicar, inserir a legenda, definir a data e horário de publicação e a plataforma se encarrega de fazer o resto.

Considerações finais

Usar o Instagram é muito importante para qualquer empresa que queira se destacar, independentemente de seu segmento de atuação.

Sua versão Business consegue aproximar o público da marca e traz diversas funcionalidades úteis para que as empresas consigam resultados ainda melhores com suas estratégias nessa rede social.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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