Dicas para aprender a linguagem de programação Python

Com o Python e as muitas extensões dessa linguagem, você pode fazer muito, simples ou complexo, seja prototipar um aplicativo, criar um serviço da Web ou realizar cálculos científicos complexos.

Com o Python e as muitas extensões dessa linguagem, você pode fazer muito, simples ou complexo, seja prototipar um aplicativo, criar um serviço da Web ou realizar cálculos científicos complexos. Muitos serviços online, como o Bizzo Casino login, usam Python para oferecer seus serviços ou partes deles (internos e/ou externos).

As dicas abaixo descrevem vários trampolins no aprendizado do Python para ajudá-lo a mergulhar de cabeça e progredir mais rapidamente.

Baixe e instale o Python

Você pode fazer isso no site oficial selecionando a versão desejada do Python e seu sistema operacional, para alguns sistemas operacionais, especialmente os do tipo Unix como FreeBSD, OpenBSD, Linux, o Python geralmente já está instalado.

Escolha um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE)

Escolher um IDE é uma questão de conveniência. Você pode programar em Python com apenas um interpretador e qualquer software de processamento de texto. No entanto, um bom ambiente de desenvolvimento ajudará você a programar mais rapidamente, encontrar e testar erros e navegar com eficiência no projeto de programação, mesmo em grandes projetos.

Exemplos:

  • Caderno Jupyter. O Projeto Jupyter é um dos melhores IDEs para Python. É fácil de instalar e usar, roda em seu navegador e fornece uma maneira conveniente de adicionar texto e comentários formatados, além de escrever e executar seu código. O Jupyter Notebook é usado atualmente em educação e produção.
  • Spyder. O Spyder é um ambiente de desenvolvimento de Python dedicado com um poderoso depurador, um editor, uma GUI flexível com consoles IPython e várias outras ferramentas para aprimorar sua experiência.
  • PyCharm. PyCharm é um IDE profissional para Python. É a opção mais abrangente desta lista e também há uma versão paga. O PyCharm é agrupado com recursos de desenvolvimento de tecnologia cruzada, suporte inteligente e estruturas de desenvolvimento da Web e várias ferramentas científicas e de desenvolvimento. Este IDE é mais útil para grandes projetos.

E então?

Depois disso, você precisa praticar e experimentar! Uma boa maneira de praticar com uma nova linguagem de programação é alterar o código de um projeto existente. Pode ser um código que você comprou (geralmente não é permitido distribuir a versão alterada) ou um projeto de código aberto, por exemplo, no Github. Lá você encontrará muitos projetos pequenos e grandes dos quais pode participar ou usar o código para experimentar e aprender.

Usando guias

Os guias são uma ferramenta de aprendizado perfeita quando você já sabe o que precisa fazer, mas não tem a sintaxe para implementá-lo. Eles são mais eficazes quando combinados com as plataformas discutidas acima. Os guias raramente ensinam como abordar a programação, mas servem como uma enciclopédia prática e abrangente das ferramentas necessárias.

Os guias de Python do W3Schools fornecem um bom ponto de partida para iniciantes.

Brincando com bibliotecas

Quase tudo em Python pode se tornar mais eficiente com a ajuda de algumas bibliotecas. As bibliotecas são a espinha dorsal das diversas aplicações dessa linguagem. É uma boa ideia se familiarizar com as bibliotecas de uso geral e módulos integrados mais populares e explorar os recursos projetados especificamente para sua área de especialização.

Share your love