Smartphone com diversos apps

Pesquisa mapeia os hábitos mobile dos brasileiros em 2022

Tudo o que você precisa saber sobre comportamento de consumo e tendências relacionadas ao uso de smartphones 

Com a popularização do mobile e a sua participação cada vez mais significativa em nosso dia a dia, é natural que as pessoas estejam sempre buscando smartphones com melhor desempenho. Afinal, eles já estão presentes nas nossas atividades de lazer, na comunicação com a família e nas tarefas de trabalho.

A relevância do assunto inquestionável. Por isso, consumidores e empresas precisam conhecer os hábitos mobile e entender o impacto que eles trazem nas suas vidas. 

Os smartphones viraram uma espécie de “extensão do corpo”, é difícil conhecer uma pessoa que não saia de casa sem o aparelho. 

Hábitos mobile em 2022

Para entender melhor os comportamentos atrelados ao uso da tecnologia de smartphones, a empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, Hibou, realizou a pesquisa “Hábitos Mobile 2022”.

Mais de dois mil brasileiros usuários de smartphone foram entrevistados e os resultados obtidos foram comparados com dados levantados em 2020.

Entre as informações que mais chamam atenção, destacamos a constância na utilização do equipamento. O acesso ao smartphone acontece durante todo o dia para 54% dos entrevistados, enquanto 33% só acessam à noite, 6% pela manhã e tarde e apenas 1% durante a madrugada. 

Outro dado levantado está relacionado à idade dos equipamentos. A pesquisa apontou que 72% dos entrevistados estão com o mesmo smartphone desde 2020, sendo que destes 5% não trocam de aparelho há mais de cinco anos. Confira quais são as marcas mais usadas entre os entrevistados:

  • Samsung 43%;
  • Apple 20%;
  • Motorola 17%;
  • Xiaomi 9,8%; 
  • LG 6,5%.

Aplicativos mais acessados

Os aplicativos mais acessados pelos usuários entrevistados são as redes sociais. No levantamento realizado, 89% das pessoas informaram acessar aplicativos da categoria “redes sociais”. Além deles, vale destacar outros segmentos que se sobrassem:

  • aplicativos de banco são utilizados por 62% dos entrevistados;
  • aplicativos de delivery de restaurantes e supermercados são utilizados por 45% das pessoas;
  • aplicativos de e-commerces de roupas e acessórios pessoais são acessados rotineiramente por 41% dos entrevistados;
  • os e-commerces que vendem itens para casa são utilizados por 33% dos entrevistados;
  • e-mails, mapas e meteorologia são utilizados por 43% dos usuários; e, um resultado interessante,
  • apenas 48% dos entrevistados informou que usa a função “telefone”. 

Serviços de streaming

Os serviços de streaming também ocupam uma posição de destaque, já que os smartphones facilitaram o acesso a este tipo de conteúdo.

Entre os entrevistados, 44% informaram usar o aparelho para ouvir música usando serviços de streaming; 25% para assistir filmes e séries; 21% para jogar e 17% para ouvir podcasts.

Whatsapp

Outro dado interessante mostrado pela pesquisa é que, entre os entrevistados, todos afirmaram utilizar o aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp. O app é usado tanto para se comunicar com amigos e familiares quanto como ferramenta de trabalho.

E será que as pessoas preferem mandar mensagens por escrito ou o famoso “áudio de cinco minutos”? A pesquisa mostra que 91% das pessoas preferem mensagens de texto.

O smartphone no pós-pandemia

A pesquisa da Hibou fez um comparativo entre os resultados alcançados nas pesquisas de 2020 em relação à 2022. Esse comparativo trouxe dados interessantes sobre algumas mudanças de comportamentos e hábitos.

Em 2020, 79% dos entrevistados não conseguiam ficar longe do celular por mais de uma hora. Em 2022, esse número caiu para 56% em relação à pesquisa anterior.

Expectativas do mercado

Como você viu, o mercado está crescendo e as pessoas têm utilizado o smartphone como um aliado e tanto em atividades de lazer quanto nas tarefas do dia a dia e do trabalho.

A pesquisa questionou os entrevistados sobre suas expectativas em relação à utilização de smartphones.

Destes, 69% afirmaram que eles devem permanecer em nossas vidas por muito tempo seguindo os moldes atuais, enquanto 9% afirmaram que nos próximos cinco anos eles devem ser substituídos por outros equipamentos como relógios e óculos, por exemplo.  

Podemos concluir que as redes sociais e aplicativos de mensagem como o Whatsapp têm grande participação na rotina dos usuários brasileiros. A utilização de smartphones ainda deve crescer nos próximos anos, somando-se a outras tendências tecnológicas.

Por isso, as empresas precisam ficar de olho nas tendências e interesses dos consumidores a fim de oferecer produtos e serviços que estejam alinhados com suas expectativas e necessidades. Os consumidores, por sua vez, devem aproveitar os melhores equipamentos disponíveis para aproveitar ao máximo as ferramentas e facilidades oferecidas pelo mercado.

Share your love