O que é mailing de tecnologia e para que serve?

No texto de hoje, iremos falar justamente sobre o chamado mailing de tecnologia, o que ele significa? Saiba mais!

Quem trabalha dentro do setor comercial em geral, sabe a importância de manter o contato constante com os usuários, tanto com novos leads quanto potenciais clientes e consumidores, e uma das práticas mais tradicionais para conseguir enviar informações e manter o contato com as pessoas é o chamado mailing. 

O termo mailing é extremamente antigo dentro do mercado, e tem como significado, algo próximo de “enviar cartas” ou mensagens, uma prática comum, mas bem antiga, sendo realizada comumente pelos correios a alguns anos atrás. 

Mas, assim como alguns equipamentos evoluíram com o passar dos anos, como um purificador de ar portátil, que antes não tinha essa opção de portabilidade, o mailing também evoluiu e agora podemos citá-lo como um aparato tecnológico. 

No texto de hoje, iremos falar justamente sobre o chamado mailing de tecnologia, o que ele significa? Para que ele serve? Vamos descobrir isso e muito mais, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o mailing de tecnologia?

O mailing de tecnologia é uma estratégia muito utilizada no meio da comunicação que tem como principal funcionalidade, fazer com que a empresa consiga entrar em contato com clientes e potenciais clientes, em geral utilizando o email, tendo como objetivo desenvolver o relacionamento ou oferecer produtos e serviços. 

Ele é muito utilizado principalmente dentro da área de marketing digital, esse conceito também pode se referir a uma lista de emails, contendo além do endereço eletrônico, outras informações como sites e número de telefone. 

Todas essas informações captadas com o mailing são utilizadas justamente para estreitar os laços e manter um contato fixo entre a empresa e o seu lead, prospect, consumidor ou qualquer outro usuário que tenha relação com aquele negócio. 

Ela pode ser utilizada tanto para gerar leads quanto para concretizar uma compra, e o seu objetivo principal é justamente não deixar nenhum usuário de fora, valorizando cada um dos seus contatos e procurando sempre manter uma alta conexão entre a marca e as pessoas.

Qual a importância do mailing?

O recebimento de mensagens diretas e ofertas ainda é uma prática comum e muito bem vista pela maior parte dos usuários,  por mais que as redes sociais estejam em alta no mercado, receber esse tipo de contato mais direto ainda é muito requisitado pelas pessoas, tanto para aperfeiçoar o relacionamento, quanto até mesmo para o recebimento de ofertas.

Através do mailing, é possível ter uma segmentação altamente apurada, como se fosse uma peneira vibratória separando resíduos dentro de uma indústria. De acordo com um levantamento da Pew Research, 92% das pessoas conectadas a internet têm uma conta de e-mail e 62% acessam ela diariamente, além disso, 72% preferem esse tipo de abordagem na hora de receber ofertas e promoções. 

Então podemos afirmar que o mailing serve justamente para estabelecer um contato mais próximo, consigo aumentar a precisão de suas mensagens, alcançando as pessoas certas e da maneira correta. 

Sendo assim, ele serve como mais uma fonte de comunicação, porém considerada muito mais direta e até mesmo eficiente do que a grande maioria, abordando estratégias mais diretas, precisas e eficientes, fazendo com que os laços se aproximem e que a sua marca consiga ficar na mente dos consumidores. 

Quais os benefícios do mailing?

O mailing possui diversos benefícios diferentes e extremamente vantajosos durante toda a sua execução, para começar, podemos ressaltar o aumento no engajamento de clientes e potenciais clientes devido a sua interação mais intimista, segundo, vale destacar o reconhecimento da marca, aumentando a sua valorização mercadológica. 

As vendas também aumentam com a utilização do mailing, assim como a educação no mercado e o acesso aos feedbacks. 

De maneira geral, esse é um conceito que traz segurança assim como um controle de acesso biométrico, sendo ideal para a melhoria no relacionamento e a aproximação com o público de forma segura e eficiente. 

Mailing e e-mail marketing, existe conexão?

Se você leu até aqui então provavelmente deve estar com uma enorme dúvida pairando em sua cabeça, afinal, mailing e e-mail marketing, quais são as diferenças? Existe alguma conexão entre elas? Pela descrição, parecem conceitos próximos mas acredite, existem sim, diferenças entre eles. 

O e-mail marketing é focado exclusivamente no envio de e-mails, sejam eles de ofertas, promoções ou contatos, o foco único e exclusivo é justamente através dos e-mails, já o mailing se baseia no envio geral de mensagens, podendo ter uma abordagem em diferentes frentes. 

Ou seja, é possível executar o mailing através de SMS ou de Whatsapp, sendo um conceito muito mais amplo e maior do que o e-mail marketing, já que ele tem como foco, o envio de mensagens independente do canal que é abordado. 

Como fazer uma boa estratégia de mailing?

Realizar uma boa estratégia de mailing pode precisar de um certo tempo e esforço para ser efetivo, mas os resultados são tão bons quanto a aplicação de um umidificador industrial em zonas com péssima qualidade no ar. 

Existem alguns fatores no qual você deve se atentar para que tudo seja desenvolvido da melhor forma possível, o primeiro passo é produzir conteúdos que sejam de alta qualidade, e que despertem a curiosidade e atenção do público. 

Em seguida, recomendamos a customização dos e-mails, gerando mais personalidade e exclusividade em relação aquilo que você cria, também é preciso explorar e ser assertivo na sua segmentação, montar um cronograma de envios e seguir uma linha editorial. 

Também é importante trabalhar bem a sua base de leads e criar materiais gratuitos, e não apenas focar em promoções, cada detalhe importa em um mailing, e é preciso se atentar para conseguir fornecer os melhores resultados possíveis dentro da sua empresa. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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