Gatilhos mentais: Como posso usar essa estratégia em minha empresa?

No texto de hoje, iremos mostrar mais sobre os gatilhos mentais e principalmente como eles podem ser utilizados dentro da sua empresa.

Você já comprou algum produto por impulso? E depois da compra tentou a todo custo, justificar a sua ação? Se a sua resposta foi positiva, então provavelmente um ou mais gatilhos mentais podem ter sido acionados durante a sua jornada de compra.

Para quem não conhece esse conceito, os gatilhos mentais nada mais são, do que eventos ou situações externas que podem provocar efeitos favoráveis como alegria e calma, ou desfavoráveis, como pânico e ansiedade, esses gatilhos podem ser ativados de diversas formas diferentes, através de palavras ou ações, e acredite, não se trata de uma hipnose nem jogo mental. 

Aqui, o cérebro responde ao que ele enxerga, se tratando de uma metodologia prevista dentro da psicologia. Sendo assim, os gatilhos mentais costumam ser muito utilizados na área comercial, tanto no marketing quanto nas vendas, disparando frases e palavras que ajudam a despertar sentimentos e fazer com que a pessoa tome uma atitude baseada nesses gatilhos. 

Talvez a pessoa esteja indecisa em qual serviço de máquina de corte a laser ela deve escolher, e os gatilhos definem justamente, para qual lado ela deve seguir, influenciando diretamente na sua tomada de decisão. 

No texto de hoje, iremos mostrar mais sobre os gatilhos mentais e principalmente como eles podem ser utilizados dentro da sua empresa, bora conferir mais sobre eles? Então vamos lá!

Como funcionam os gatilhos mentais?

Como vimos acima, os gatilhos mentais são emoções que são despertadas dentro das pessoas ao se depararem com uma determinada frase, palavra ou situação, trazendo sentimentos positivos ou negativos que podem mudar a ação das pessoas e fazendo com que elas realizem algo que não era o planejado. 

Sendo assim, os gatilhos mentais funcionam como um verdadeiro despertar de emoções, fazendo com que o usuário sinta uma sensação única, podendo resgatar lembranças e acontecimentos do passado, ou até mesmo, despertarem um certo interesse daquilo que está por vir no futuro. 

Isso faz com que as pessoas se sintam motivadas e engajadas a tomarem uma escolha, persuadindo elas a seguirem tal caminho, vale destacar que isso não se trata de uma manipulação, por mais que a confusão possa ser algo natural, aqui os usuários são persuadidos e não manipulados. 

Manipular é praticamente forçar alguém a tomar uma decisão, como se ela fosse sua, enquanto persuadir, é convencê-la de que aquela pode ser a escolha correta, apresentando argumentos relevantes e de forma muito mais leve, exatamente como fazem os gatilhos mentais. 

Quais são os principais gatilhos mentais?

Assim como existem várias modernização de elevadores, também temos diversos gatilhos mentais que possuem funções completamente diferentes e acabam atingindo o público de formas totalmente opostas. 

O primeiro que vale destacar é o gatilho mental de escassez, ele consiste em despertar o sentimento de perda e faz com que a pessoa se sinta perdendo algo valioso para ela, com medo de ficar sem aquele produto ou serviço, a pessoa tende a realizar a compra. 

O segundo é o de urgência, aqui são despertados gatilhos relacionados a tempo, dando um prazo para que aquele produto esteja disponível, fazendo com que a pessoa pare tudo que está fazendo e foque na compra desse produto justamente por ter medo que ele acabe. 

O terceiro é o de autoridade, aqui são utilizados gatilhos que mostram que a empresa tem expertise sobre determinado assunto, o que acaba passando credibilidade e faz com que as pessoas confiem naquele negócio justamente por ser algo de confiança. 

Muito parecido com o antecessor, temos o da prova social, ele convence o cliente de que aquele produto ou serviço, faz bem de forma geral, mostrando seus benefícios coletivos e o porquê de tantas pessoas utilizarem ele. 

Por fim, ainda podemos ressaltar o de reciprocidade, ou seja, é quando uma pessoa quer retribuir um favor ou uma ação que ocorreu de forma gratuita, o que, cá entre nós, é algo natural e até espontâneo do ser humano. 

Ainda existem outros como o do “porquê”, da antecipação e da novidade, vale a pena conferir mais sobre cada um desses gatilhos. 

Afinal, eles realmente impactam a suas vendas?

De forma simples, a resposta é sim, os gatilhos impactam e muito as suas vendas podendo ser determinante para o sucesso da sua empresa que vende balança industrial, isso porque eles atuam como um diferencial, e com o poder de convencimento muito mais forte do que uma estratégia normal de vendas. 

Utilizar um gatilho mental, aumenta a probabilidade de ter uma conversão, mas é claro que eles precisam ser inseridos no local certo, no momento certo e na hora certa, essas são decisões que o cérebro tomam quase que de forma inconsciente, então é importante saber aproveitá-las da melhor maneira possível. 

Um simples gatilho pode mudar e influenciar diretamente a escolha de um consumidor, basta saber utilizá-lo com sabedoria para alcançar a máxima eficiência sobre ele. 

Como usar essa estratégia dentro da sua empresa?

Os gatilhos mentais nada mais são, do que uma boa técnica de persuasão, então para que eles sejam de fato efetivos, é preciso aplicá-los aos poucos nas suas estratégias, primeiro verifique qual dos gatilhos que listamos acima, melhor se encaixa para determinada campanha. 

Se você está trabalhando com o lançamento de um produto, talvez a urgência possa ser a mais adequada, já para ganhar reconhecimento no mercado a deixar sua marca mais sólida, o de autoridade pode encaixar melhor.

Cada gatilho possui seus próprios benefícios e desperta emoções específicas em cada pessoa, então assim como um transformador de solda precisa ser aplicado da maneira correta para ter máxima eficiência, os gatilhos também devem ser utilizados de forma inteligente para que de fato, tragam resultados. 

Estude sobre eles, conheça melhor seus benefícios e aplicações, e invista no seu uso durante toda a sua jornada de vendas. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Share your love