Como emagrecer fazendo caminhada

Como emagrecer fazendo caminhada

Emagrecer fazendo caminhada é uma tarefa complicada para várias pessoas, ao passo que se torna um sonho que, se não feito os devidos esforços, torna-se longínquo obter os resultados tão esperados.

Como é dito pelos profissionais de saúde, o emagrecimento é o processo da perda de peso no corpo, oriunda da queima das calorias, em que a gordura corporal é diminuída e não a massa magra.

A diferença entre massa magra e gordura é que, enquanto a massa magra está relacionada aos músculos e aos ossos, a gordura é o estoque de lipídios, importante para o corpo, mas que em excesso provoca malefícios à saúde. 

O excesso de gordura no corpo pode ser visto através dos excessos da mesma no corpo, geralmente concentradas em partes como a região da barriga, por exemplo. A obesidade também é um exemplo disso.

A gordura é importante para o organismo, pois, é lá que as nossas células encontram um estoque de energia para utilizarem nos processos vitais do corpo. Mas, em excesso, pode levar ao desenvolvimento de doenças.

É por isso que a prática de exercícios físicos regulares, acompanhadas de uma dieta equilibrada e sob orientações de profissionais da saúde, é recomendada para melhorar a qualidade da saúde.

E a caminhada é um exemplo de exercício físico que pode ajudar a melhorar a saúde e emagrecer de maneira saudável, se feita de maneira regular e com os procedimentos corretos.

Como emagrecer fazendo caminhada
Como emagrecer fazendo caminhada

O que é caminhada?

A caminhada é um exercício físico indicado para todas as pessoas, de todas as faixas etárias e sexo, respeitando as condições e os limites físicos e biológicos individuais. 

Este exercício é fácil de ser realizado, já que não tem custos financeiros para o praticar, pois, a caminhada pode ser feita em espaços públicos e naturais ou em máquinas como esteiras, se você tiver uma. 

Se feita em espaços abertos, é recomendado que a caminhada seja feita em horários frios, sem muita incidência dos raios solares ultravioletas e temperaturas mais frescas, como cedo pela manhã ou no fim da tarde.

Em relação aos procedimentos para realizar a caminhada, as roupas devem ser as mais confortáveis possíveis, como roupas de tecidos mais leves, já que durante a prática do exercício, a pessoa pode suar bastante. 

Os calçados para fazer a caminhada também devem ser bons para o uso, já que a pessoa utilizará seus pés durante o exercício. Por isso, calçados nos pés que deixem sua postura mais ereta e confortável são indicados. 

Benefícios da caminhada para a saúde

Caminhar traz muitos benefícios à saúde, desde que realizadas de maneira adequada. Os efeitos da caminhada podem ser sentidos tanto na saúde física quanto na saúde mental.

Melhoras na circulação do sangue

Quando uma pessoa está fazendo caminhada, o sangue circula melhor pelo corpo. Acontece que, para realizar o exercício, o corpo precisa gastar energia, então, as várias partes do corpo envolvidas precisam ser abastecidas.

O sangue transporta oxigênio para todo o corpo. Durante a caminhada, essa circulação do sangue acontece de maneira mais eficaz, inclusive beneficiando a saúde do pulmão, com o bombeamento do gás oxigênio.

Diminuição da pressão arterial

Caminhar diminui a pressão arterial. Durante a caminhada, a circulação do sangue no corpo ocorre de maneira mais eficaz, fazendo com o que o oxigênio seja transportado para mais partes do corpo.

Diante disso, as veias e artérias se dilatam, diminuindo a pressão da circulação do sangue nelas. Esses efeitos diminuem a pressão arterial, sendo que a caminhada é indicada para quem sofre com estes problemas de saúde.

Combate a depressão

Quando feita em locais abertos, principalmente espaços naturais, a caminhada pode ajudar no combate a problemas psicológicos, como a depressão. Durante o exercício, o hormônio endorfina é liberado.

Este hormônio é responsável pela sensação de alegria e bem-estar. Quando o nosso corpo libera esse hormônio, passamos a nos sentirmos melhor. Daí, caminhar é um bom exercício físico indicado para quem quer um auxílio contra a depressão.

Combate a insônia

Fazer caminhada estimula o gasto de energia pelo corpo, pois, os órgãos entram em ação e as células precisam de combustível para fazer com que as coisas ocorram bem.

Com isso, o corpo geralmente fica mais cansado no final do dia, caso a caminhada seja feita pelo início da manhã ou fim da tarde. Isto facilita a chegada do sono, diminuindo a sensação de alerta que atrapalha a noite de sono.

É importante que a caminhada seja feita de maneira frequente para que estes bons resultados sejam alcançados. 

Muita gente tá falando do T5 Estimulante, acho que vale a pena mencionar aqui como uma dica extra.

Ajuda a prever doenças no coração

Por ajudar na dilatação das veias e artérias do corpo, a caminhada auxilia a evitar doenças no sistema cardiovascular, como o infarto e também o derrame, já que a pressão arterial é diminuída com a prática regular do exercício.

Além disso, caminhar ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, que também são um problema que pode acarretar doenças cardíacas, se não controlado.

Caminhada e emagrecimento

emagrecer
Emagrecer

Sobre emagrecer caminhando, alguns fatores determinam a possibilidade deste feito. Fazer caminhada ajuda a perder peso, se feita da maneira correta e com o auxílio de um profissional de saúde.

Se a caminhada é feita de maneira regular, pelo menos de três a quatro vezes por semana, emagrecer se torna possível. Caminhar esporadicamente não ajuda a alcançar os objetivos tão desejados.

Para emagrecer caminhando, é recomendado alternar a intensidade do exercício. Como? Durante o ato de caminhar, alterne a velocidade da caminhada e também a intensidade. 

Fazer isto força o corpo a gastar mais quilocalorias, retirando-as dos estoques de gordura do corpo. Para saber se está alcançando o nível ideal no exercício, perceba como está a sua respiração e os batimentos cardíacos.

A intensidade da caminhada deve ser moderada ou alta a ponto de a respiração ficar mais ofegante e os batimentos cardíacos um pouco mais acelerados. Mas, tome cuidado! Não extrapole os limites, pois, pode levar a problemas cardíacos. 

Além de praticar o exercício, é importante ter uma dieta equilibrada e saudável, acompanhada por um nutricionista. E sempre contar com a ajuda de um médico, pois, ele esclarecerá os limites do seu corpo, para evitar efeitos indesejados. 

[META DESCRIÇÃO]: Caminhar 3 vezes por semana faz bem para a saúde e ajuda no emagrecimento. Como fazer caminhada para emagrecer?