e-mail marketing

5 dicas para criar um e-mail marketing criativo

Uma das grandes ferramentas da produção de conteúdo é o e-mail marketing, uma mensagem bem construída que é disparada para diversos com leads com o objetivo de gerar engajamento, converter o usuário em cliente ou fidelizá-lo.

Estando presente em várias etapas do funil de vendas, o e-mail marketing precisa ser desenvolvido com muita criatividade para que a pessoa que o receba tenha interesse em clicar na mensagem, consumi-la e executar a ação que ele estimula.

Sendo utilizado de diversas maneiras e por variados nichos, como aquele que trabalha com a venda de estufa refrigerada para bolo, por exemplo, esse tipo de conteúdo é extremamente rico e tem grande poder de captação, quando usado da forma correta.

Entenda o que é e-mail marketing

Fazendo parte do Inbound Marketing, um campo do marketing que tem como principal intuito fazer os clientes procurarem pela marca e não o contrário, como é com o Outbound MKT, o e-mail marketing é um conteúdo de comunicação direta.

Ou seja, se uma empresa tem em mãos o endereço de e-mail de um determinado usuário, ela pode falar com ele diretamente com ele, aumentando as chances de conseguir aquilo que deseja.

Supondo que uma loja de bandeja cabos está tentando fornecer os seus produtos para uma outra empresa. Caso ela tenha o contato de e-mail do empreendimento, ela poderá enviar mensagens ricas em conteúdo e convincentes para fechar o negócio que deseja.

Criado no final de 1970, com o avanço tecnológico, o e-mail marketing é uma invenção de Gary Thuerk, um gerente que enviou mais de trezentos e-mails com o objetivo de divulgar os novos computadores da sua empresa.

A técnica foi tão certeira que acabou resultando em uma venda histórica para o grupo, 13 milhões de dólares, e em uma das estratégias mais utilizadas atualmente por diversos campos, seja ela uma loja de Persiana blecaute automática ou loja de roupa.

A partir disso, a mensagem enviada por correio eletrônico conquistou um grande papel no mundo das vendas, pois tem como principal vantagem a criação de conexão entre o consumidor e a marca, o que possibilita o fechamento de uma grande parceria.

Como funciona o e-mail marketing?

Carregando consigo o poder de gerar interação, o e-mail marketing funciona de forma simples.

Imagine que uma mulher entrou em uma auto escola deficientes com a filha em busca de uma forma de a menina tirar a sua carteira de habilitação. Ela conversa com os vendedores, parece interessada na compra, mas não fecha.

Antes dessa potencial cliente sair da autoescola, o vendedor pede para que ela preencha uma breve ficha que tem várias solicitações, como o e-mail dela. Após ir embora, o vendedor salva esse contato e repassa para a equipe de marketing.

Esses colaboradores irão ficar responsáveis por colocar essa futura consumidora na lista da produção de conteúdo do topo do funil, que a atração. Dessa forma, eles passam a produzir e-mail marketing com dicas sobre direção, explicação sobre as aulas e mais.

Todas as mensagens que essa futura cliente receber irão formar um caminho de aproximação com o empreendimento. E, quando ela realmente desejar matricular a filha, irá procurar pela autoescola.

Com a compra fechada, a empresa pode continuar enviando e-mail marketing para essa consumidora. Agora, o objetivo será outro, fidelizá-la de forma que ela faça a divulgação orgânica do serviço, levando outros clientes para o estabelecimento.

As vantagens do e-mail marketing 

Essa ferramenta do Inbound Marketing está há muito tempo no mercado sendo um porta-voz dos valores da marca que a utiliza, das suas condições especiais e dos seus produtos.

E essa constância tem como explicação as suas inúmeras vantagens, sendo que as que mais se destacam são:

  • Credibilidade do empreendimento;
  • Melhor fluxo de vendas;
  • Melhor relacionamento com o cliente;
  • Otimização de tempo;
  • Mensuração de resultados;
  • Maior tráfego.

Os benefícios acima estão intrinsecamente ligados e promovem um melhor posicionamento do empreendimento no mercado.

Credibilidade do empreendimento

A primeira vantagem é como a empresa passa a ser vista no mercado. Os consumidores que recebem as mensagens no correio eletrônico passam a consumir o conteúdo e, automaticamente, passam a ver o negócio como uma fonte de informação.

Principalmente quando o assunto que recebem é do seu interesse, ou seja, está ligado com as suas necessidades e desejos. Por isso, é importante que a marca não faça uso de lista de e-mails comprados, mas conquiste o seu público com estratégias orgânicas.

Melhor fluxo de vendas

Outro ponto crucial é como o faturamento do empreendimento é impactado com esse tipo de divulgação. Como o negócio tem contato direto com o seu consumidor, as chances dele informar melhor sobre seus novos produtos e promoções são maiores.

Além disso, o e-mail marketing é um super gatilho para aquelas compras que são feitas impulsivamente.

Se uma pessoa recebeu um e-mail sobre uma varredeira de piso industrial que está pela metade do preço. Tendo em mãos essa informação que pode ser executada com apenas um clique, as chances da compra ser realizada são enormes.

Melhor relacionamento com o cliente 

Quando o e-mail marketing é enviado, principalmente quando segue um bom calendário, ele consegue atrair a atenção do consumidor e, se for bem estruturado também, capta esse cliente de uma forma atrativa, gerando conexão com a marca.

Esse sentimento aparece porque o destinatário não apenas está em constante aproximação com o empreendimento, mas também está recebendo conteúdos que são do seu interesse.

Otimização de tempo 

Diferente de outros tipos de publicidade que demandam bastante tempo e até mesmo um grande orçamento, a criação de um e-mail marketing é um processo simples, que pode ser realizado dentro de plataformas que são especificamente para isso, facilitando a produção.

Algumas plataformas que são feitas exatamente para essa automação são: RD Station, MailChimp, Keap e outras que podem ser acessadas gratuitamente até um certo limite de contatos.

Mensuração de resultados 

 As plataformas que disparam o e-mail marketing produzem um próprio relatório mostrando o número de contatos, quantos pessoas abriram o e-mail, quantas pediram para parar de recebê-lo e diversas outras informações que são importantes para outras estratégias.

Esses dados mostram para o empreendimento o que há de errado com o conteúdo produzido, como ele pode ser melhorado e outros pontos que podem ser levados para a produção de conteúdo para outras mídias.

É como se uma loja que vende portão de alumínio pequeno detectasse no relatório de e-mail marketing que as mensagens que há mais conversão são aquelas que abordam dicas de segurança, por exemplo, e a partir disso vendessem produtos auxiliares.

Maior tráfego

Um dos maiores objetivos de quem usa e-mail marketing é aumentar o tráfego de usuários em seus sites ou redes sociais. Isso porque a mensagem eletrônica é uma chamada para um conteúdo ainda mais extenso que deve ser consumido em outro local da internet.

Como criar um e-mail marketing criativo 

Para desenvolver um bom e-mail marketing que chamará a atenção do destinatário e fará com que ele consuma o conteúdo produzido é necessário se atentar aos seguintes pontos abaixo:

  • Definir os objetivos;
  • Segmentar o público;
  • Escolher um bom layout;
  • Utilizar imagens;
  • Atenção ao assunto.

Esses cinco passos são primordiais para a elaboração de um e-mail marketing atrativo, que prenderá o consumidor com a mensagem.

1. Definir os objetivos

O primeiro passo é saber o que deseja alcançar com aquela mensagem que está sendo enviada, se é informar sobre um novo produto, levar dicas para os usuários ou vender um serviço.

Um e-mail marketing não deve ser criado só para preencher a caixa de entrada do cliente. Ele precisa ter um embasamento para ser enviado.

2. Segmentar o público

Depois, é necessário realizar uma lista com os contatos que irão receber a mensagem. É claro que não será toda a base de lead, pois quando isso ocorre, quer dizer que não houve personalização do conteúdo, o que pode gerar o bloqueio de novos e-mails.

3. Escolher um bom layout

Em terceiro lugar, tem a escolha do layout que será o e-mail. Esse processo geralmente ocorre dentro da plataforma em que é disparado a mensagem eletrônica.

Esse template também deve estar de acordo com o público-alvo. Por exemplo, se será um e-mail sobre grelha concreto com destino a outras empresas, o correto é ter uma galeria de imagens mostrando o produto e o seu uso.

As cores também precisam de destaque nesse momento. O ideal é que o e-mail não tenha uma mistura muito poluída de tons, mas que siga a identidade visual do empreendimento.

4. Utilizar imagens

As imagens também podem ser utilizadas, mas desde que sirvam como um completo do texto que está no corpo da mensagem. Elas devem apenas ilustrar o conteúdo principal,

É preciso ter cuidado para não criar um e-mail SPAM, que é aquele que há excesso de informações, como muitas imagens, e aqueles que estão em branco (quando a imagem possui texto e não carrega).

5. Atenção ao assunto

Por fim, mas não menos importante, pense em assuntos atrativos, que saltam diante dos olhos dos usuários quando ele abre a sua caixa de e-mail.

Forme sempre frases atrativas, que resumem bem o que é aquele e-mail e como ele pode ajudar o destinatário, como: colete para futebol society novo.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma ferramenta extremamente rica e que possibilita diversos caminhos para a empresa que o utiliza, o levando a conquistar os seus consumidores e também aumentar o tráfego em suas páginas virtuais.

Com uma boa produção e estratégias corretas, o seu poder de persuasão torna-se ainda maior e mais assertivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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