Descubra como aplicar estratégias de SEO nas suas redes sociais

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Para otimizar o alcance de qualquer marca na internet, principalmente, nas redes sociais, é necessário investir em táticas e aprimoramento de SEO. 

A comunicação atingiu níveis até então inimagináveis, pois a globalização e a criação da internet possibilitaram a comunicação mundial. 

Hoje, a informação chega nos mais remotos locais do mundo através de uma série de plataformas digitais.

A internet se tornou um mundo paralelo ao real, possuindo uma série de informações e até mesmo locais para propagá-las, como os vídeos, os canais de streaming, uma série de redes sociais, sites, blogs, podcasts, rádios online e uma série de outros exemplos. 

Portanto, estar nos primeiros lugares dessa plataforma é a meta de diversas empresas, até aquelas que vendem sistema de exaustão com lavador de gases.

Posicionar bem uma marca para que ela se enquadre nos primeiros resultados de buscas da internet não é uma tarefa simples. 

Muito pelo contrário, exige obtenção de conhecimento e paciência para trazer estratégias e compreender o comportamento do mercado.  

Para isso, entram em cena os profissionais de marketing, que são os responsáveis por traçar essas estratégias nos mais diversos canais de comunicação, visando o crescimento da empresa. 

O marketing digital está atrelado ao conceito de SEO e aplicação de campanhas em redes sociais, as plataformas online mais utilizadas do século. 

Portanto, o objetivo desse texto é apresentar o conceito de SEO, os benefícios de possuir um bom SEO, a relação entre SEO e as redes sociais e algumas dicas para aplicar o SEO em uma empresa. 

O que é SEO?

Com o advento da internet surge uma série de siglas que precisam ser de conhecimento do empreendedor, para que ele compreenda o funcionamento de uma boa estratégia de marketing.

Dentre essas siglas está o SEO, Search Engine Optimization, que em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca. 

O SEO é um conjunto de técnicas que possuem como principal objetivo posicionar as plataformas de mídia social utilizadas por uma empresa nas primeiras páginas de pesquisa.

Dessa forma, a empresa aparecerá como resultado principal, sendo o destino final entre os melhores resultados dos mecanismos de busca daquele site. 

Quais são os fatores que determinam o SEO? 

Compreender os algoritmos de funcionamento do Google e dos outros buscadores é uma tarefa difícil, tendo em vista que essas plataformas não divulgam para o público quais são os fatores considerados para que uma página seja bem posicionada. 

Mas, de acordo com algumas pesquisas, sabe-se que são um conjunto de diversos fatores que posicionam os sites, assim com um conjunto de fatores levam ao funcionamento de uma limpeza de poço artesiano com compressor.

Desse modo, existem vários aspectos a serem considerados para o desenvolvimento de um bom SEO, como: 

  • A qualidade do conteúdo;
  • Conteúdos atuais e alinhados às tendências;
  • Utilização de palavras-chaves; 
  • Inserção de backlinks; 
  • Utilização de meta tags;
  • Utilização de imagens e elementos gráficos.

Todos esses fatores em conjunto geram um bom posicionamento de qualquer site, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados de pesquisa do Google. 

Quais os benefícios que um bom SEO proporciona? 

Para algumas pessoas surge o questionamento do porquê é tão importante utilizar o SEO e ter um bom posicionamento na internet.

Essa pergunta é simples de ser respondida, o número de pessoas que acessam demais páginas do Google, sem ser os primeiros resultados de pesquisa é pequeno. 

Por exemplo, se digitar catraca acesso academia, dificilmente alguém lê o conteúdo da terceira, quarta página, piorou as páginas que vem depois. 

Portanto, é extremamente necessário que uma empresa tenha seu conteúdo visualizado, lido e consumido, ela esteja na primeira ou segunda página de pesquisa. 

Além desse aumento de tráfego orgânico, ou seja, da quantidade de pessoas que chegam a sua página de maneira natural, apenas pelo seu conteúdo e estratégias de marketing próprio, existe uma série de outros benefícios, como: 

  • Aumento da credibilidade da marca; 
  • Aumento das vendas e do lucro;
  • Melhora da experiência do clientes;
  • Gera um destaque em relação aos concorrentes; 
  • Aumenta a fidelização de clientes; 
  • Aumenta a prospecção de novos clientes. 

Enfim, são diversos os pontos positivos que levam às empresas a entrarem em uma disputa das primeiras páginas das plataformas de buscas, desenvolvendo estratégias bem elaboradas de SEO. 

Qual é a relação entre SEO e redes sociais?

Apesar da importância de uma empresa ter um site próprio e bem posicionado nos buscadores, a estratégia multicanal é fundamental para que uma marca estabeleça uma presença forte na internet.  

Portanto, às redes sociais não devem ser negligenciadas, mas sim adicionadas nas estratégias de SEO, mesmo que não façam parte dos ranqueamentos do Google. 

As redes sociais se tornaram uma febre do momento, diversos públicos frequentam diferentes plataformas, mas todas possuem um ponto positivo em comum, facilitam a interação da empresa com o público.

Além disso, às redes sociais também auxiliam as empresas a serem mais humanizadas, por meio da criação de personas e da aproximação do público. 

Apesar desses benefícios, a dúvida que surge é como as redes sociais fazem parte de uma estratégia de SEO se não são um fator utilizado pelos algoritmos dos buscadores online. 

A resposta é simples, às redes sociais contribuem indiretamente para as estratégias de SEO, assim como um lavador de gases para caldeira a lenha contribui para o funcionamento de uma caldeira. 

Isso devido a possibilidade de vincular links para o site por meio das redes sociais, gerando um backlink ou pelo aumento da fama da marca, ao utilizar uma rede social específica. 

Na história, existem diversos exemplos de lojas, confeiteiros, artistas e outras celebridades que ficaram famosas através das redes sociais. 

Portanto, uma das estratégias de marketing de uma empresa pode ser focada em aumentar o número de seguidores e as visualizações nas redes sociais, para depois direcionar o público a uma loja online ou até mesmo física. 

5 dicas para desenvolver um bom SEO nas redes sociais

Após compreender que as redes sociais não são um fator de ranqueamento do Google e das outras plataformas de pesquisa, mas sim que agem indiretamente, segue 5 dicas para utilizar as redes sociais de maneira estratégica:

  • Obtenha mais seguidores; 
  • Torne o seu perfil otimizado e diferenciado; 
  • Otimize o seus posts; 
  • Vincule links ao seu perfil; 
  • Analise seus resultados.

Com essas dicas o processo de utilizar as redes sociais para melhorar o SEO de uma empresa será realizado de maneira mais simples. 

Dica 1- Obtenha mais seguidores

Essa é com certeza uma das dicas mais difíceis de ser aplicada, pois ganhar seguidores de maneira orgânica leva tempo e muito investimento nas redes sociais. 

No entanto, é uma estratégia que pode ajudar muito no caso de quem trabalha com um curso de vigilante CFTV ou com qualquer outro ramo.

Mas, é uma tarefa extremamente importante, tendo em vista que ao atingir um número elevado de seguidores a sua marca acaba se tornando famosa e sendo referência no mercado. 

Além disso, é possível direcionar esses seguidores para outras plataformas, que auxiliam na melhora do posicionamento da marca.

Dica 2- Torne o seu perfil otimizado e diferenciado

Para conseguir mais seguidores e obter sucesso no mundo digital, é necessário investir em um perfil diferenciado, com conteúdo original e de qualidade, com um perfil otimizado. 

Para que dessa forma, o empreendedor mostra para o público a personalidade de sua marca, sendo um destaque no mercado ao qual está inserido. 

Dica 3- Otimize o seus posts

A otimização dos posts é um dos pontos mais importantes no desenvolvimento de um bom SEO, portanto, invista na utilização de palavras-chave, meta description, títulos, URL, entre outros exemplos. 

Dessa forma, ficará fácil de encontrar conteúdo relacionado a sua empresa quando um cliente digitar nos buscadores palavras-chaves, por exemplo, diferencial caminhão rockwell.

Dica 4- Vincule links ao seu perfil

Outro fator positivo da utilização das redes sociais na estratégia de marketing é a veiculação de links no perfil que possibilita que uma parte de seus seguidores seja redirecionado para o seu site. 

Esse direcionamento de público para um local que interfere no SEO de uma empresa, auxilia no reconhecimento da marca e melhora do posicionamento nos buscadores. 

Dica 5- Analise seus resultados

Por fim, e não menos importante, sempre esteja disposto a avaliar os seus resultados de forma meticulosa, como um vidro temperado 6mm.

Dessa forma, é possível obter estatística precisas de números de clientes que chegam através das redes sociais, quais redes sociais geram mais engajamento, se esses esforços estão melhorando o posicionamento e assim por diante. 

Considerações finais 

Sendo assim, a internet se tornou um mundo paralelo ao real, sendo um novo canal de comunicação com diversas plataformas.

Para que uma empresa, seja ela de roupas ou de persiana romana cascata, possua um bom posicionamento dentro da internet é imprescindível investir em estratégias de SEO. 

Portanto, apesar das redes sociais não contribuírem diretamente para o posicionamento, elas são utilizadas como uma estratégia de SEO, pois é possível acumular clientes e redirecionar esse público de seguidores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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