Cabeçalho do site: definição e dicas para o sucesso em sua loja

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A primeira impressão que você tem ao visitar um apartamento, muitas vezes, permitirá que você tenha uma ideia geral de todo o imóvel. O mesmo vale para o site de uma agência de criação de sites na cidade de Montes Claros ou para seu ecommerce: assim que você chega em um site, os primeiros elementos visíveis e exibidos permitirão julgar a aparência, a seriedade, o interesse da marca em relação à pesquisa do leitor ou do consumidor.

O cabeçalho de um site é essencial, senão um dos elementos mais importantes no design de um site. Ele contém todas as informações centrais relacionadas à empresa ou marca cujo site é a vitrine.

Se você pensou que o cabeçalho do seu site era apenas por estética: você estava errado! Mas não tenha medo, vamos explicar todos os segredos de um bom cabeçalho para aproveitar esta localização privilegiada e transformar todos os seus visitantes em leads qualificados!

O que é um cabeçalho de site?

Definição de cabeçalho

A definição é simples: o cabeçalho é o topo da página de um site presente em sua página inicial , uma página de destino , uma postagem de blog e na maioria de suas páginas. Essa localização permitirá que usuários ou consumidores encontrem rapidamente as informações de que precisam, mas também convidá-los a permanecer no site, graças a uma carta gráfica e ícones de segurança.

O cabeçalho de um site é, portanto, central para o design de sua plataforma: contém todas as informações essenciais, atalhos óbvios, que ajudarão a impulsionar a imagem da sua marca e aumentar suas chances de alcançar seus objetivos na Internet. .

Por que o cabeçalho é uma parte importante de um site?

O cabeçalho permitirá que você dê as boas-vindas a todos os seus visitantes. Parte essencial do seu site, é a primeira impressão que o internauta terá da sua marca. Não pode ser negligenciado.

Além disso, contém informações importantes para permitir que os usuários naveguem pelas suas páginas. Menu, barra de pesquisa interna, acesso à área de membros do carrinho de compras, etc. Um bom cabeçalho significa priorizar a experiência do usuário a serviço da sua taxa de conversão para leads mais qualificados, para converter seus visitantes em compradores.

Quais são os benefícios de um cabeçalho de e-commerce de sucesso?

Um cabeçalho de sucesso é um topo de página que combina várias qualidades para ajudar na navegação em seu site. Adicionar informações importantes no cabeçalho economizará tempo e energia em torno das perguntas de seus visitantes: se seu cabeçalho estiver bem organizado, os usuários não precisarão pedir que você encontre as respostas para suas perguntas.

Quando esta parte do site for bem sucedida, reduzirá o atrito, principalmente no túnel de pedidos de seus compradores : em poucos cliques, o comprador poderá acessar sua área de membros, seu carrinho de compras ou as categorias do seu catálogo, sem ter que procurar por cada local. E quando você sabe que um segundo a mais de espera na navegação é cerca de 7% de perda de conversão em sites de e-commerce, aí você entende que um bom cabeçalho não tem preço!

Um cabeçalho de sucesso também significa oferecer ao seu site uma imagem de marca de qualidade : adicionando ofertas excepcionais, adicionando módulos ao seu menu para destacar seus novos produtos ou seus descontos, destacando o blog do seu site, configurando seu logotipo no tamanho certo, no formato certo, mas também uma cor de fundo atraente, etc. Todos esses elementos estéticos e práticos, bem configurados, permitirão que seu site comercial brilhe aos olhos de seus clientes potenciais.

Como fazer um bom cabeçalho: os 5 elementos essenciais

Dê uma imagem à sua marca com um logotipo original

O logotipo é um elemento de conteúdo de design que permitirá definir sua marca, sua originalidade e sua autenticidade graças a um ícone que se parece com você. Você pode criá-lo facilmente graças a soluções como o Canva ou contratar um designer gráfico.

Visualmente, o logotipo permitirá que os visitantes do seu site reconheçam quase inconscientemente seu site ou tenham uma ideia de suas ofertas apenas observando o design do seu site de comércio eletrônico . Exibir seu logotipo no cabeçalho é quase uma obrigação estética em sites.

Alguns proprietários de sites não hesitam em adicionar um slogan abaixo de seu logotipo para acompanhar seu design com um slogan que se pareça com eles. A escolha é sua: seu cabeçalho é único, assim como sua marca e seu logotipo.

Você também pode adicionar links às suas redes sociais para incentivar os usuários a se tornarem parte de sua comunidade.

Crie um menu legível para uma navegação eficiente

O menu permitirá que o usuário navegue em seu site em poucos cliques. É necessário otimizar suas categorias para evitar qualquer atrito do lado do usuário.

Nos sites de comércio eletrônico, as recomendações se voltam para os tipos de menus chamados de “hamburguer” : os internautas sabem que para acessar todas as abas do seu menu, devem clicar em um ícone ou em um primeiro grau de menu que vai permitir para descobrir as subcategorias, por exemplo “Vestuário > Casacos e casacos > Blazer”. Neste exemplo, a palavra “Vestuário” uma vez clicada revelará as outras categorias abaixo.

Esse tipo de menu economiza espaço no cabeçalho para não sobrecarregar essa parte do site e oferecer uma ótima experiência ao usuário.

Seu menu de cabeçalho também terá um impacto de SEO em seu site. Para saber mais e otimizar sua referência natural graças a esta seção do seu site, acesse nosso artigo dedicado às migalhas de pão para seu site de comércio eletrônico .

Além disso, a fonte escolhida e as cores serão decisões importantes para tornar a leitura do seu cardápio mais fácil e acessível. Pense na experiência do usuário!

Incluir um link direto para a conta de cliente do usuário

No e-commerce, dois locais devem aparecer no seu cabeçalho: acesso direto à área de membros do usuário, mas acima de tudo ao carrinho de compras.

Esses dois pequenos ícones geralmente são colocados no canto direito dos cabeçalhos de e-commerce. Com apenas um clique, o cliente deve poder ver sua cesta e acessar suas informações armazenadas em seu site para que o processo de pedido seja o mais tranquilo possível.

Para tranquilizar o cliente durante sua navegação, o carrinho de compras deve exibir uma pequena bolha com a quantidade de itens presentes no carrinho e que muda de acordo com as ações do usuário.

Alguns sites transformam o ícone “conta de cliente” em uma pequena frase como “Olá [Nome]“, uma vez que o usuário esteja logado. A personalização fará com que você ganhe pontos por sua atividade de vendas online.

Adicione uma barra de pesquisa intuitiva

O mecanismo de pesquisa interno permitirá que os clientes digitem palavras-chave para encontrar diretamente a referência que procuram em seu catálogo sem precisar navegar em suas páginas.

A tendência do e-commerce do momento é de compras preditivas: ter esse tipo de ferramenta só pode melhorar a velocidade de navegação em seu site de e-commerce e, assim, aumentar sua taxa de conversão.

Configure uma barra de emergência, uma alavanca de marketing central

A barra de emergência será instalada no topo da sua página inicial para promover uma oferta excepcional, um evento específico, um código promocional exclusivo etc. Destaca-se do resto do seu design graças a uma cor ousada e um estilo de escrita bastante imponente.

Oferece ao seu visitante uma oportunidade imperdível de convertê-lo em um lead qualificado. Assinatura de uma newsletter, convite para usar um código promocional, participação em um concurso… Configure esta barra de emergência na sua imagem para incentivar os usuários a permanecerem em seu site, mas também para fidelizar o cliente.

Em varias plataformas, você pode configurar sua barra de emergência a qualquer momento com apenas alguns cliques na sua área de administração. Sabemos até que ponto esta opção representa uma alavanca de marketing ultra-eficaz: é por isso que ocupa um lugar de eleição na nossa solução de e-commerce.

Quais são os erros para não cometer no seu cabeçalho?

Deseja adicionar muitas informações

Embora o cabeçalho seja a parte superior mais importante do seu site, não afogue seu visitante em uma enorme massa de informações!

Preste atenção no tamanho do seu texto e torne a leitura o mais legível possível: use-o para a experiência do usuário, não como um blog ou uma rede social.

Não atualizar suas informações

Atenção: quando uma oferta em sua barra de emergência, por exemplo, expirar, não se esqueça de modificar ou excluir este texto específico.

Por exemplo, quando você oferece um código promocional para o Dia dos Namorados, lembre-se de removê-lo logo após 14 de fevereiro e não espere o Dia das Mães em junho para atualizá-lo.

Não verifique a aparência do seu cabeçalho na versão móvel

O celular está a caminho de se tornar o canal preferido dos usuários e consumidores da Internet em todo o mundo. Ao configurar seu cabeçalho, sempre visualize sua criação em sua versão móvel diretamente na visualização de sua área de administração ou conectando-se diretamente de seu celular ao seu site após salvar suas alterações. Um site de e-commerce responsivo não tem preço!

FAQ: perguntas frequentes sobre o cabeçalho de um site

Como se chama o topo de um site?

A parte superior de um site ou cabeçalho de site e mais comumente chamado de cabeçalho no jargão.

Onde está o cabeçalho no meu site?

Como o nome em inglês e a tradução em francês indicam, o cabeçalho ou o topo da página está no topo do seu site, independentemente da página visualizada.

Qual é a diferença entre um cabeçalho e um rodapé?

Em inglês, “head” significa “cabeça” e “foot” significa “pé”. Assim, entendemos que o cabeçalho se refere ao topo da página enquanto o rodapé representa o rodapé.

Agora que você já conhece todos os segredos dessa seção de sites e e-commerce, cabe a você instalar um modelo na sua imagem e torná-la eficiente. O conteúdo, a carta gráfica, a valorização de uma coleção ou do seu catálogo de produtos, a presença de links para suas redes sociais, etc. Faça do seu cabeçalho a vitrine de marketing do seu site de vitrine ou da sua loja online para deixar uma memória memorável para todos os seus futuros clientes.