Como evitar fraudes nas promoções do Dia do Consumidor?

Todo mundo gosta de aproveitar um bom desconto. O comércio sabe disso e as ofertas e promoções são pensadas para impulsionar as vendas.

Em datas especiais como Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados, as vendas costumam aumentar. Com isso, novas datas são criadas para tentar manter as compras em alta.

Evitar problemas ao aproveitar as promoções do Dia do Consumidor agora é mais um desafio. Há alguns anos, esse não era um período em que se investia em ofertas, na verdade, nem era lembrada a data.

Entretanto, ela existe e pode garantir uma boa economia no bolso. Na hora de comprar só é preciso ficar atento para não cair em armadilhas.

Evite links compartilhados

Links compartilhados em redes sociais nem sempre são verdadeiros. Eles costumam ter ofertas tentadoras e preços irresistíveis. Muitas vezes, usam nomes de lojas famosas para tentar ganhar credibilidade.

O problema é que, ao clicar neles, pode ser direcionado para uma página falsa ou um site mal-intencionado. Neles, a compra é feita, porém o produto não é entregue e as suas informações podem ser usadas indevidamente.

Mesmo que receba de uma pessoa que conhece, precisa acessar o site digitando o endereço oficial dele.

Cuidado com lojas falsas

Lojas falsas que fazem promessas e não entregam surgem aos montes em datas comemorativas. Se não a conhece, busque por informações.

No Agora Cupom há cupons apenas de sites que realmente se mostram de confiança. Além disso, pode aproveitar e conseguir cupons para economizar nas compras.

Fuja dos formulários

Existem muitas páginas que prometem enviar ofertas exclusivas, mas são fraudes.

Elas pedem que seja preenchido um formulário com informações pessoais, muitas delas podem não fazer sentido. É claro que existe essa prática e ela é real. Entretanto, costuma ser pedido apenas nome e um e-mail ou WhatsApp.

Se forem solicitados dados como data de nascimento, endereço e número de documentos, nem comece a preencher os dados.

Selecione o pagamento mais seguro

Boa parte das pessoas faz o pagamento usando o cartão de crédito. Isso seria ótimo se não houvesse fraudes.

Uma falha na segurança da loja, do seu computador ou de um site mal-intencionado pode acabar pegando os dados. Se isso acontecer, a chance de compras serem feitas com o seu cartão é grande.

Evite usar o cartão em sites não confiáveis ou se houver alguma vulnerabilidade no seu sistema. Existem outros meios de pagamento como boleto, pix e até o cartão de crédito virtual de uso único que podem trazer um pouco mais de segurança.

Atenção ao frete para evitar fraudes nas promoções do Dia do Consumidor

O preço do produto pode estar ótimo, mas ao calcular o frete, ele é absurdo. Em alguns casos, chega a ser superior ao valor da compra.

Essa pode ser uma maneira de compensar a loja pelo valor mais baixo do item. Ela reduz o produto, porém, eleva o frete.

Não caia nessas falsas promoções ao aproveitar o Dia do Consumidor. Sempre olhe o valor da entrega e, se esse for abusivo, deixe de comprar.

Confira se o preço é de promoção

Existem muitas promoções que na verdade não oferecem nada de diferente. O que elas fazem é colocar um valor fictício como sendo o preço real e divulgar o preço de venda menor. Se não tiver atenção nesse ponto, pode pagar o preço real ou até mais do que realmente vale. Para não ter esse problema, comece a

acompanhar o preço com antecedência. Veja se existem variações e os valores praticados em diferentes lojas.

Existem sites que apresentam o histórico de valor, eles podem ajudar bastante para saber se houve uma redução real.

Para evitar problemas no Dia do Consumidor é preciso estar atento ao produto, site, histórico de preço e outros itens. Atentando-se a eles é possível conseguir boas ofertas e economizar bastante! E se você for lojista, antes de ir embora veja as 6 estratégias para deixar o seu e-commerce em alta no mercado.