Linguagem

Linguagem computacional: conheça as 6 principais

A linguagem computacional é o setor de tecnologia que está entre as áreas que mais crescem no mundo na atualidade, para se ter uma noção, o mercado de TI sozinho, registrou um crescimento médio de 23,4% no ano de 2022, um dos maiores dos últimos anos, e a tendência é que cada ano que passe, esse número evolua cada vez mais. 

Mas por mais que seja um assunto que esteja em alta na atualidade, muitas pessoas ainda encaram a área da tecnologia e principalmente da programação em geral como um verdadeiro bicho de sete cabeças, isso porque ela possui uma linguagem própria, com diversos recursos técnicos e falas específicas que tornam tudo um pouco mais complicado. 

Para quem não sabe, a programação se trata de um conceito em teoria, até que bastante simples, assim como a terraplenagem, que por mais que pareça complicada, consiste em cortar e retirar o excesso de terra para deixar o ambiente mais nivelado, já a programação se baseia em um sistema que os humanos encontraram para conseguir se “comunicar” com o computador usando palavras e símbolos, fazendo com que consigam ordenar ações, definir regras, sintaxes e semânticas. 

O problema é que assim como existem diversas línguas espalhadas pelo mundo, na programação também existem diversas linguagens diferentes e diversas formas de se comunicar com as máquinas, mas quais as principais? Quais as melhores? No texto de hoje, separamos as 6 principais linguagens computacionais para você aplicar dentro do seu dia a dia, bora conhecer mais sobre? Então vamos lá!

  1. Python

Abrimos nossa lista com o que é considerado o “inglês” da linguagem computacional, o Python é considerada uma das linguagens mais fáceis, importantes e comuns dentro do ramo da programação, ela é extremamente popular sendo basicamente, a porta de entrada para qualquer programador que está começando dentro da área. 

Ela possui uma sintaxe simples o que a deixa muito mais simples de ser estudada, sendo também totalmente legível, ela é ideal para programar computadores, jogos e celulares e o grande benefício é que ela varia desde o nível mais básico até mesmo o mais avançado. 

Entre as grandes ferramentas que usam Python, podemos destacar o Google, Youtube, Instagram, Pinterest, entre outras. Essa é uma linguagem quase obrigatória e o mercado procura cada vez mais profissionais que tenham domínio sobre ela e facilidade em implementá-la de maneiras diferentes. 

  1. Java

Portável e escalável, a linguagem Java está em segundo lugar na nossa lista devido a sua alta popularidade principalmente por estar presente em diversos sistemas Android e por também marcar presença com grandes marcas como a Netflix, Linkedin, Spotify, Twitter, Facebook e Amazon.

Ela é uma programação totalmente orientada por objetos e se destaca justamente por participar na criação de apps móveis, web e desktop, sendo tão flexível e com um uso tão simplificado quanto com um envelope awb

Essa também é uma linguagem que está em alta no mercado e que procura cada vez mais profissionais que conseguem dominá-la já que a criação de apps tem se tornado algo cada vez mais relevante dentro do âmbito computacional. 

Código binário
  1. JavaScript

Se você procura por uma linguagem versátil o JavaScript sem dúvidas é a melhor, essa é uma linguagem extremamente popular dentro da internet podendo ser utilizada tanto no front-end quanto no back-end, ela é usada para desenvolver aplicações tanto em computadores, quanto celulares, vale ressaltar que praticamente todo navegador conta com essa linguagem. 

Por ser uma linguagem tão fácil e dinâmica, ela costuma ser muito utilizada e preterida pelas empresas e pelos clientes de forma geral, sendo basicamente um pré-requisito para qualquer programador que esteja começando na área. 

Ela assim como as duas anteriores é considerada como “básica” e dificilmente um programador não terá contato com ela alguma vez na sua vida. 

  1. C#

C# ou C-Sharp é outra linguagem orientada por objetos, ela é simples, portável e extremamente eficiente, sendo bem moderna e de um uso geral extremamente eficaz, ela foi desenvolvida e mantida pela Microsoft, sendo criada justamente para substituir o Java dentro dos aparelhos da empresa, coletando exclusividade como se fosse distribuidora de peças para panela de pressão de uma só empresa. 

Sendo assim, essa linguagem é considerada o carro chefe da Microsoft atuando diretamente na construção principalmente de jogos, mas também em outros pontos como apps de computador e celular. 

Se você busca atuar com a Microsoft o C# é um item obrigatório, o bom é que por ser parecido com o Java, ao compreender ela você já tem meio caminho andado para ingressar no universo do Python e do JavaScript.

  1. C/C++

O C++ é uma extensão da linguagem computacional conhecida como C porém é mais completa. Ela consegue ser rápida e estável para aplicativos e sistemas com gráficos avançados, porém seu conhecimento é um pouco mais lento já que estamos falando de uma das linguagens mais complexas da nossa lista. 

Ela é usada justamente para desenvolver aplicações consideradas mais pesadas e de alto desempenho, lidando com grandes marcas que necessitam de gráficos e projetos pesados e avançados. 

  1. Ruby

Fechamos nossa lista com outra linguagem computacional que possui uma sintaxe simples e fácil, a Ruby tem como principal objetivo, fundir dois mundos opostos: a programação funcional e a programação interativa, e extrair o melhor entre ambos. 

Essa é uma linguagem que se destaca principalmente dentro de startups, sendo famosa por sua aplicação em grandes marcas como o Airbnb e o GitHub, sendo tão simples quanto a instalação de painéis elétricos, e com uma alta versatilidade e eficiência. 

Quais dessas linguagens você já conhecia? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Share your love