O que é mais rentável: loja virtual ou redes sociais?

Lendo este artigo você aprenderá O que é mais rentável: loja virtual ou redes sociais? Muito se fala neste assunto, mas hoje você saberá tudo.

O e-commerce, seja ele eletrônico ou físico, é uma das áreas que as pessoas mais gostam no momento de abrir o seu próprio negócio. Surge então a pergunta: Em primeiro lugar, o que vale mais a pena? Loja online, loja física ou rede social?

O problema com esta pergunta é que ela não tem uma resposta única. A resposta correta vai depender das devidas características do seu produto, de quem está interessado nele e de quanto dinheiro você tem para investir.

Com isso em mente, aqui estão as principais vantagens das lojas virtuais.

Se você não tem domínio sobre a informática, é fundamental que você faça um Curso de Informática para compreender melhor.

Vantagens das Lojas Virtuais

Limitação de Localidade

As lojas físicas são limitadas à cidade em que estão localizadas, enquanto as lojas virtuais poderão ser acessadas em qualquer momento e lugar do mundo, desde que exista uma boa conexão com a internet. Além disso, uma boa localização é fundamental para que a loja tenha sucesso.

Restrições de espaço

As lojas físicas têm espaço limitado para produtos. O espaço para a loja virtual sempre vai depender do plano de hospedagem contratado. Os planos mais baratos têm algum subsídio de imagem que você pode colocar na loja, enquanto os planos mais caros não têm limite.

Horário comercial

As lojas virtuais estão abertas 24 horas por dia, enquanto as lojas físicas não estão abertas à noite, com poucas exceções.

Custo operacional

Ambas as lojas precisam de alguns custos, como, por exemplo: o aluguel de um galpão de estoque. A maior diferença aqui é o “aluguel” da localização da loja.

Porém, a loja virtual também tem custo anual, que é o custo anual de hospedagem, mas ele pode ser menor do que o aluguel mensal de uma loja física.

Número de empregados

As lojas online exigem menos funcionários do que as lojas físicas. No entanto, é importante notar que quanto mais sua loja virtual cresce, mais funções você tem que atribuir, ou seja, contratar pessoas.

Atendimento humanizado

O serviço físico é mais fácil de usar e acontece na hora. Em uma loja virtual, os atendimentos acontecem por meio de ligações telefônicas, mensagens, e-mails e chatbots. Embora a entrega no prazo seja possível por esses meios, eles não têm o tipo de olho no olho que convence os clientes.

Relação com cliente

As lojas online são mais fáceis de manter relacionamentos de longo prazo com os clientes do que as lojas físicas. Pois, uma loja virtual poderá coletar e-mails e ligações telefônicas para os clientes de uma forma mais confortável. Mais importante ainda, o conteúdo relevante pode ser fornecido, incentivando assim os consumidores a fornecer seus dados.

Experiência do produto

As lojas virtuais não permitem experimentar produtos como na vida real. Embora você tenha algumas imagens e vídeos de alta qualidade, você ainda não consegue superar a experiência sensorial de uma loja física. Existe até uma lei que permite que os consumidores devolvem produtos comprados pela Internet em até 7 dias se não gostarem do produto.

Logística reversa

Dentro das lojas físicas, os produtos poderão ser devolvidos diretamente no local e, se houver essa possibilidade, ainda podem ser retirados em casa. Em uma loja virtual, o processo de logística reversa é mais demorado, pois o estoque da loja nem sempre está localizado na mesma cidade do cliente.

Estratégia de marketing

As lojas físicas podem atrair pessoas por meio de publicidade na TV, rádio, folhetos, outdoors, mídias sociais e muito mais. Por outro lado, as lojas virtuais atraem diversas pessoas por meio de anúncios dentro de sites, redes sociais, buscadores do Google e conteúdos não publicitários como, por exemplo: blogs, vídeos, Cursos Online, infográficos, etc.

Lembre-se de que uma loja física também pode fazer o chamado marketing de conteúdo, mas como não possui um site, será muito menos eficaz do que uma loja virtual com nome de domínio.

Análise do indicador

As lojas virtuais têm mais métricas para analisar do que as lojas físicas. Números como cliques, impressões (o número de vezes que sua loja aparece dentro dos resultados do Google), taxa de rejeição, alcance, abandono de carrinho, produtos visualizados e muito mais estão facilmente disponíveis em uma loja online.

Velocidade de entrega

Dependendo do tamanho da compra do cliente, o cliente poderá sair da loja física com ele, e quando eles fizerem compras online, eles devem esperar até que o produto seja entregue.

Preço de envio

Um grande gargalo no e-commerce é o frete. Dependendo do local da entrega e do produto, os custos de envio podem exceder o valor do produto. No caso de uma loja física, o valor fica mais acessível quando o cliente pede delivery porque a loja e o cliente são da mesma região.

Comodidade na hora de comprar

Comprar em uma loja online é mais confortável do que em uma loja física porque você não precisa ir a uma loja para comprar. Em uma loja virtual, os clientes não têm muitas opções além de uma loja física que vende por telefone e entrega os produtos em casa. Além disso, em uma loja virtual, o cliente não caminha até encontrar o que procura.

Confiança na hora de comprar

As lojas físicas têm mais confiança do que as virtuais porque o atendimento é mais intimista e o consumidor se sentirá mais seguro em caso que precise entrar na justiça por algum motivo. Lojas online honestas são atormentadas por um punhado de lojas de front-end que recebem dinheiro de leigos e não entregam produtos.

Há diversas medidas para tornar as lojas online mais seguras, mas ainda não transmitem a mesma confiança que as lojas físicas.

Investimento seguro

As lojas físicas precisam contratar funcionários ou empresas de segurança para reduzir a chance de roubo e confusão. Por outro lado, as lojas virtuais podem alugar serviços para garantir a confidencialidade entre as transações da loja e evitar hackers.

Dentro desse caso, o custo de aquisição dos serviços é muito mais barato do que a contratação de um capital humano.

Forma de pagamento

A maior diferença é que você também pode pagar em dinheiro em lojas físicas. Dentro da loja online, é possível também fazer o pagamento através de boleto bancário, mas não é tão conveniente quanto o pagamento no local, pois o cliente precisa ir à lotérica ou banco ou pagar pelo banco online. 

Para ter uma loja virtual ou uma página dentro das redes sociais, você deve ter conhecimentos básicos de informática, portanto faça um Curso de Informática para compreender melhor.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

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