Muitas vezes os resultados da sua empresa podem não ser tão positivos quanto o esperado, mesmo que os profissionais sejam qualificados, assim como os produtos e serviços ofertados. Isso pode ser resultado de uma má gestão e organização ou simplesmente pela demora de processos. Por isso, saber como alavancar seus resultados é importante e com o uso de ferramentas de marketing e gestão isso é possível

  

Isso ocorre porque, com esses dispositivos, é possível ter uma visão muito mais ampla da sua empresa, acompanhando a evolução de tarefas, metas e a produtividade dos seus funcionários.

 

Além disso, as ferramentas possibilitam pensar de forma muito mais efetiva em estratégias para aplicar nos diferentes setores, contato com o cliente e até campanhas de marketing, pensando nos próximos passos, otimizando tempo e dinheiro. 

  

Mas, para que isso realmente seja colocado em prática, é preciso conhecer quais as opções existentes e aquelas que melhor se adequam às suas necessidades e projetos.

 

Por isso, nós separamos as nove principais ferramentas de marketing e gestão que prometem revolucionar o posicionamento da sua empresa e acelerar os seus resultados, levando o seu negócio para um outro patamar! 

CRM

CRM ou Customer Relationship Management nada mais é do que a Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

 

Ou seja, consiste em práticas e a tecnologias que possibilitam o acompanhamento e mensuração de estratégias aplicadas e dos contatos registrados em relação aos clientes.

 

Esse sistema inclui possibilidades como gerenciar as informações dos clientes para entendê-los melhor, otimizar o trabalho da equipe por meio de plataformas integradas e o próprio controle sobre seu relacionamento com o cliente.

 

Com isso, é possível melhorar as trocas e aumentar a taxa de retenção, gerando lucros significativos, fidelizando o público e melhorando até processos de contato e vendas. Inclusive, isso pode ser aplicado para melhorar o próprio produto/serviço oferecido.

  

Para isso, é preciso localizar os melhores crms do mercado, sendo que o ideal é recorrer aquele que melhor atenda às suas necessidades e orçamento. 

 

Alguns possibilitam, até, períodos de teste e ferramentas que podem ser personalizadas conforme o segmento de atuação e outras características. Há, ainda, como criar/personalizar uma ferramenta de CRM própria, junto a empresas especializadas.

Análise SWOT

Essa ferramenta possibilita uma pesquisa interna e externa da empresa, unindo informações para entender como a sua empresa pode crescer e como atua no mercado, considerando os pontos fortes e fracos do negócio e até a situação mercadológica como um todo e em comparação com os concorrentes.

 

Assim, de acordo com as análises feitas e processos identificados para resolucionar as melhorias e fraquezas, é possível otimizar o negócio e se diferenciar da concorrência. 

ERP

O ERP, ou Enterprise Resources Planning, significa Planejamento de Recursos da Empresa.

 

Basicamente, o ERP consiste em um software que possibilita uma gestão administrativa integrada e qualitativa, podendo separar os segmentos da empresa em módulos como: estoque, financeiro, produção, etc. 

  

Isso permite que haja um alinhamento na comunicação e dos processos do negócio, mantendo uma gestão mais eficiente e o alinhamento de todos os setores. 

Pagamento recorrente

O pagamento recorrente é como um plano por assinatura em que há uma cobrança mensal, quinzenal ou semanal de acordo com a negociação, trazendo benefícios para negócios de venda e até para os clientes.

 

O objetivo é simples: controlar o pagamento pelo serviço prestado e pode ser usado para diversos setores, como profissionais liberais, escritórios de contabilidade, editoras, setores de serviços e comércios diversos.

 

A principal vantagem é que reduz a abstenção dos pagamentos e, para o cliente, isso é feito sem comprometer o limite do cartão. 

Chatbots

Muito comuns nas redes e sites, os chatbots consistem em um software que “conversa” com os possíveis clientes de modo a atender dúvidas de forma rápida e assertiva. 

 

Por conta dos avanços tecnológicos, esses chatbots estreitam relacionamentos e permitem a comunicação imediata, principalmente entre empresas e consumidores, reduzindo custos operacionais e ampliando as possibilidades de respostas específicas aos usuários. 

 

Esses chatbots podem ser integrados a diversas plataformas como redes sociais, sistemas call center, lojas virtuais e sites em geral. 

 

Geralmente algumas respostas padrões são incluídas no sistema, otimizando o atendimento e gerenciando aqueles que precisarão de uma resposta quando os atendimentos com profissionais retornarem, ou em casos mais delicados direcionar aos setores responsáveis.

 

Isso otimiza e gera satisfação do cliente, visto que ele conseguirá respostas e sanar dúvidas com agilidade e efetividade, muitas vezes sem demandar um atendimento mais longo por telefone, por exemplo.

Gestão de projetos

Existem diversas ferramentas que se encaixam neste tópico de gestão de projetos, elas são responsáveis por organizar, gerenciar, acompanhar e também produzir demandas de determinada empresa com mais qualidade e integração entre as equipes.

 

Isso também possibilita uma melhor organização individual, de modo que os serviços sejam realizados com mais qualidade e com prazos estipulados, melhorando a rotina diária.

 

Um exemplo claro de ferramenta de gestão de projetos é o Kanban, uma ferramenta que permite a criação de quadros simples e intuitivos para organizar o fluxo de trabalho e demais demandas conforme os estágios necessários.

Matriz de gestão do tempo

A matriz de Eisenhower é uma ferramenta que busca definir prioridades e organizar as tarefas do dia. 

 

Ela deve ser dividida em quatro partes:

 

  1. Importante e urgente (prioridade);
  2. Importante e não urgente (deve seguir um prazo);
  3. Urgente e não importante (será feito por outra pessoa/delegado);
  4. Não importante e não urgente (será feito depois ou “excluído”).

 

Essa matriz é ideal para gerenciar melhor a rotina, bem como para os profissionais que sentem que precisam estar presentes em todos os lugares e em todas as etapas, reduzindo a sua carga.

Plataforma de contabilidade

Por meio de plataformas online de contabilidade é possível encontrar diversas soluções, aumentando a segurança dos processos burocráticos e diminuindo a incidência de erros no seu negócio, já que podem ter processos automatizados.

 

Em uma única plataforma é possível emitir notas fiscais, controlar folhas de pagamento, definir pró-labore e fazer movimentações bancárias com total facilidade e segurança.

Treinamento 5S

Com origem na cultura japonesa, esse treinamento vem com o objetivo de aperfeiçoar e otimizar cinco questões de uma empresa, sendo eles: a utilização dos recursos pessoais e materiais; a organização; a limpeza; a padronização; a saúde e a autodisciplina dos profissionais. 

 

Todos esses aspectos são aplicados e otimizados por meio de uma filosofia que visa manter o local de trabalho organizado, saudável e eficiente.

Considerações finais

É importante entender que implementar ferramentas de marketing e gestão no seu negócio evita que as demandas acabem se acumulando ou que sejam prejudicadas, impactando em prazos, credibilidade e desenvolvimento do negócio.

 

Assim, com o uso das ferramentas, é possível organizar dados dos clientes, contatos feitos, prazos, informações e documentos do empreendimento.

 

Além disso, é possível melhorar o próprio percurso de compra do cliente, seja nos ambientes digitais ou em lojas físicas, bem como definir com mais precisão a persona (cliente ideal semi-fictício), desenvolvendo estratégias de marketing mais assertivas.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias e o desenvolvimento do negócio.

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