Já existem alguns anos em que o Marketing Digital se transformou em uma das principais ferramentas de divulgação de produtos e serviços na internet. Sendo que o motivo principal desta transformação se encontra na própria efetividade de todo o processo.

Além disso, podemos falar da praticidade e simplicidade do marketing digital, onde em alguns poucos cursos online você já se encontra totalmente preparado para enfrentar grande parte do mercado.

Seja como for, parece inevitável que em alguma hora você acabe esbarrando no que chamamos de SEO, ou Search Engine Optimization. Este é um conjunto de técnicas e ações que permite suas páginas alcançarem o primeiro resultado em uma busca do Google.

Isto pode parecer irrelevante para alguns, mas alcançar uma primeira posição definitivamente não será uma tarefa fácil. Até porque empresas profissionais chegam a pagar dezenas de milhares de dólares para conquistar estes locais.

E não seria estranho encontrar aquelas que têm um setor responsável por ficar o dia inteiro caçando posições para se estabelecer.

Mas seja como for, o resultado deste tipo de posição não é nada mais, nada menos, do que uma série de agregados de backlinks de qualidade. Se você tem bons backlinks apontando para seu domínio ou sua página, então terá uma grande chance de se posicionar da maneira correta no Google.

E para conseguir estes backlinks a maneira mais fácil é sem dúvida nenhuma a criação de Guest Posts.

Mas até quando o Guest Post vai gerar resultados? Esta é uma pergunta sincera de várias pessoas que utilizam o SEO como a principal fonte de tráfego. E hoje eu gostaria de te trazer esta resposta.

Vamos conferir?

O que é um Guest Post?

Um Guest Post é uma postagem feita em um blog escrita por uma pessoa ou empresa que não é dona daquele blog ou site. Assim, a pessoa entra como um convidado para entregar um conteúdo de valor e que esteja fora da rotina comum.

Isto permite que você consiga entregar um material novo para os leitores, principalmente por apresentar alguém que parece ter credibilidade para falar do assunto.

Neste tipo de texto o objetivo é entregar algo de valor, que traga um conteúdo que seja realmente forte para a ajudar a sair da rotina do site e engajar mais os leitores já habituais.

Claro, este é o objetivo padrão, e costuma entregar benefícios mútuos para o local em que for postado e uma maior autoridade para quem escreveu o artigo em si.

Mas normalmente a técnica também é utilizada para motivos de SEO, que eu vou falar agora.

Guest Posts para ajudar no SEO

Um dos principais motivos para as pessoas fazerem um Guest Post é exatamente colocar um backlink no meio do texto. Desta forma você acaba forçando aquele texto a gerar autoridade para um site desejado.

Isto faz com que seu site em si possa ser melhor recomendado pelo Google em suas buscas. Entretanto, vale a pena dizer que existem limitações claras para a efetividade deste tipo de material.

Primeiramente é importante deixar bem explícita esta intenção para o dono do site em que o texto será publicado. De outra forma ele pode simplesmente retirar o link na hora de formatar para cair no site dele. Ou mesmo pode acontecer do site dele marcar todos os links como NoFollow por padrão.

Isto também gera um mercado paralelo onde sites vendem este tipo de participação, sendo que normalmente não há nenhum tipo de pesquisa sobre a qualidade ou mesmo procedência do site de destino.

Estes valores costumam variar de acordo com a autoridade do site e com o nicho de atuação do mesmo.

Entretanto, é importante que você mesmo faça as suas pesquisas e entenda que este tipo de site pode às vezes trazer alguns pontos negativos no quadro em geral. Como por exemplo acabar apontando para outros sites que possuem vírus ou Malwares, o que pode derrubar todo o resultado positivo deste site.

Isto no longo prazo pode afetar o seu que também recebeu um backlink dele.

Como conseguir um Guest Post

Então, para conseguir um Guest Post de qualidade é importante que você entregue para o dono do site uma das informações com a qual ele está mais preocupado, que é exatamente a qualidade do seu conteúdo.

Diga que não está entregando um texto que foi feito só para receber o Backlink em si, mas que você criou um material que é relevante e que traz conteúdo de verdade para o site.

Entretanto, é preciso dizer que exige a presença do seu link do jeito que está lá, assim como o mínimo de alterações possíveis.

Afinal de contas, se você já estudou sobre o tema, é importante que tenha em mente que existe a necessidade de se fazer um trabalho em relação ao posicionamento do link e do texto âncora em específico.

No longo prazo este tipo de ação pode realmente fazer toda a diferença e colocar o seu site no topo, sem grandes problemas. Até porque a maioria das grandes empresas da internet foram construídas organicamente com bastante calma.

Fazendo o dever de casa certinho, o Guest Post vai gerar resultados para muito tempo adiante.

Considerações finais

Com certeza não é fácil conseguir Guest Posts, principalmente aqueles com autoridade e resultados interessantes. Mas se você se esforçar e fizer o dever de casa direitinhos, então provavelmente estará no caminho certo.

Para aqueles que estão sempre correndo com algo, seja com um emprego integral, ou mesmo com um certificado de conclusão de curso da sua faculdade, o ideal é tentar ao menos deixar alguns postos prontos para quando a oportunidade aparecer.

E claro, sempre esteja alerta para anotar bons sites que costumam ser levados em consideração na hora de posicionar a sua concorrência em primeiro lugar. Ferramentas de análise e espionagem podem mostrar qual a principal maneira de encontrar este tipo de site.

Então por hoje é isso, espero que estas dicas tenham te ajudado a entender melhor o processo.

Qualquer outra dúvida sobre o tema que você tiver estou à disposição para ajudar nos comentários, ok?

Até a próxima!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

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