A muito tempo tem se falado sobre as cirurgias para emagrecer e hoje vamos falar um pouco sobre seus riscos e seus benefícios.

Sabemos que eliminar alguns quilinhos indesejados, tem sido por muitos anos o dilema de muitas pessoas.

E isso não é apenas um problema no nosso país, mas sim no mundo todo.

Com esse tipo de problema, muitas pessoas tentam diferentes maneiras para perder peso, através de máquinas milagrosas e até cirurgias mais radicais para perder peso.

No entanto, nem todos esses métodos de emagrecimento podem ser eficazes e dar melhores resultados, se não tivermos consciência que temos que ter hábitos mais saudáveis.

Você sabia que as cirurgias para emagrecer foram introduzidas na sociedade moderna e se tornou uma indústria gigantesca,que movimenta milhões todos os anos?

Como muitos estão cansados de tentar diferentes métodos de emagrecimento sem nenhum resultado, eles recorrem às cirurgias.

Tipos de cirurgia para emagrecimento

  • Bariátrica

A cirurgia bariátrica foi desenvolvida com o objetivo de ajudar no processo de emagrecimento, mas hoje sabemos que os benefícios vão muito além disso. 

Quanto mais o tempo passa, mais dados surgem para  observar todos os benefícios da cirurgia bariátrica. 

Além do emagrecimento efetivo, também foram observados benefícios em pacientes com:

  • Pressão arterial alta
  • Diabete tipo 2
  • Doenças cardíacas
  • Apnéia do sono
  • Refluxo 

Um ponto a destacar é que você não pode simplesmente decidir fazer uma cirurgia bariátrica para emagrecer, existem rigorosas  etapas para se qualificar para a cirurgia bariátrica. Por exemplo, se seu IMC estiver acima de 25 você está acima do peso, mas se estiver acima de 40, você está com obesidade mórbida, e na maioria das vezes pessoas com IMC entre 35 e 40 estão qualificados para a cirurgia bariátrica. 

E como em qualquer procedimento cirúrgico, existem várias circunstâncias que seu médico irá considerar.

Outro fato importante a ser considerado, é que não se trata apenas de reduzir o tamanho do seu estômago, mas será indispensável uma nova dieta para a adaptação do corpo para o manter os resultados.

  • Bypass Gástrico

É um dos mais antigos procedimentos da cirurgia bariátrica. É também a cirurgia mais utilizada no nosso país. Com o bypass gástrico o paciente perde de 80% do excesso de peso inicial.

Nesta cirurgia é feito um grampeamento de parte do estômago que reduz o espaço de alimentos que você pode ingerir e um desvio do intestino, que promove o aumento de hormônios que provocam a sensação de saciedade e diminuem a fome.

Dois elementos levam ao emagrecimento do paciente, menos comida, que quer dizer menos calorias ingeridas e menos fome.

É indicado para pessoas obesas, obesas com refluxo ácido  e para pessoas obesas com diabetes.

  • Gastrectomia vertical

Também conhecida como gastrectomia em manga de camisa, nesse procedimento o estômago é transformado em um tubo com capacidade de 80 a 100 ml. 

É uma operação muito parecida ao by-pass, pois usam os mesmos instrumentos, mas esse procedimento é relativamente mais simples. 

  • Banda gástrica ajustável

É um anel de silicone inflável que é instalado ao redor do estômago na parte superior, com o objetivo de criar uma pequena bolsa no início do estômago, o que faz com que o paciente ingira menos quantidades de alimentos. 

É indicada para pessoas com IMC entre 30 e 35 e que não se qualificam aos outros tipos de procedimentos,  e também será necessário mais visitas ao médico para os ajustes do anel, principalmente no começo.

  • Duodemal Switch

É a mais intensa das opções, pois se trata de dois procedimentos, um envolve gastrectomia vertical, que é o estômago em formato de um tubo, e o outro, é o desvio intestinal do paciente. 

O desvio intestinal faz com que o corpo absorva menos nutrientes levando o paciente ao emagrecimento, e é indicada para pessoas obesas e com diabetes, pois é essencialmente curativa para todos os pacientes.

Fora do Brasil, um dos melhores suplementos para emagrecer, é o java burn, que ao contrario de muitos, não possui efeitos colaterais, e foi testado em inumeras pessoas. Caso você esteja fora do Brasil, você pode entrar no:  java burn e adquirir os melhores produtos.

Categorias: Saúde