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Marketing digital na saúde: conheça as boas práticas e o que não fazer

Veja o que é recomendado e o que é contra indicado para produzir um marketing digital eficiente na área da saúde

Quando se fala na área da saúde, a maioria das pessoas já pensa em cursos de qualificação e especialização e anos de residência. No entanto, muitas esquecem a importância do marketing digital na promoção de saúde.

Hoje, o fácil acesso à internet conjuntamente com a popularidade das redes sociais faz com que o marketing para médicos seja mais uma habilidade para os profissionais que desejam oferecer bom atendimento. Veja a seguir quais práticas são recomendadas e as que devem ser evitadas no marketing digital na saúde.

Defina sua persona

A produção de conteúdo pelo marketing parte de um pressuposto: as pessoas que vão acompanhar as publicações – em site, blog e redes sociais. Definir a persona é pensar qual é o perfil e a rotina da pessoa que vai consumir os conteúdos e possivelmente vai adquirir o produto e/ou serviço.

Para criar boas estratégias de marketing, é essencial reconhecer quais são as necessidades e prioridades do público-alvo. Na hora de definir a persona, é bom não ser muito detalhista nem excessivamente generalista. 

Levante informações sobre como é o estilo de vida dessas pessoas, quais atividades preferem fazer, quais são suas maiores preocupações sobre a própria saúde e por quais temas se interessa mais. 

No que se refere à saúde, é importante levantar informações sobre onde esse público busca informações e quais são seus temas de interesse. Isso ajuda a compreender qual é a linguagem e forma mais adequada para falar com esse público e que temas e formatos ainda não foram abordados ou utilizados.

Invista em site e blog

No marketing, é preciso se tornar referência em um tema para ter o produto ou serviço bem acessado. Na área da saúde, isso é ainda mais verdadeiro, pois é preciso estar munido de informações precisas e atualizadas de acordo com a literatura especializada.

Por isso, é essencial estruturar o site e o blog com cuidado. Essas são duas ferramentas essenciais para construir essa confiança e notoriedade. De modo que, são responsáveis por atrair novos pacientes. Vale lembrar que não adianta você trabalhar em uma clínica ou hospital que seja referência, mas ninguém saber disso. Ou esse conhecimento não ser transmitido de forma precisa e eficiente.

É fundamental manter o blog ativo e com um ritmo de publicações constante e regular, já que isso ajuda a fidelizar as pessoas que acompanham os conteúdos (ou seja, motivá-las a acessar o seu endereço naquele determinado dia porque foi publicado algo novo).

Redes sociais

Nas redes sociais, a ideia pode ser não só divulgar conteúdos visando se tornar referência em determinado segmento, mas também utilizar essas redes como uma forma de diferenciar e diversificar suas estratégias de marketing.

Você pode contar com esses canais também para estruturar novos canais de atendimento ao público. Isso é especialmente válido no Whatsapp, que permite responder imediatamente e oferecer um atendimento mais especializado, além de trabalhar com grupos para divulgar conteúdos.

O que não pode

No afã de conseguir pacientes, muitos profissionais acabam prometendo soluções milagrosas (e falsas). É importante que as informações divulgadas estejam referenciadas na literatura científica mais atual sobre determinado tema.

Outro erro é prometer garantias. Apesar de existir literatura e estudos desenvolvidos sobre diferentes doenças e tratamentos, nenhum médico é capaz de assegurar que determinado tratamento resolverá o problema. Por fim, não coloque fotos de pacientes para ilustrar um tema, pois isso expõe a intimidade dessas pessoas.

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