A utilização do marketing digital e das redes sociais, como o WhatsApp, se tornou um método de aprimorar a comunicação e de atrair novos pacientes, já é uma constante entre os melhores consultórios médicos do país. 

Isso porque, além de aprimorar o processo de comunicação com os pacientes e com o público interessado em novos procedimentos dentários, essa plataforma também pode ser um canal importante para a realização de ações de marketing e para a fidelização.

Por isso, é fundamental que os dentistas e gestores de consultório estejam familiarizados com as estratégias disponíveis para serem efetuadas através do uso do WhatsApp, fazendo com que o consultório possa ser mais bem sucedido e mais competitivo perante o mercado.

Benefícios de introduzir o WhatsApp no atendimento do consultório

Estima-se que o Brasil seja o segundo país com o maior número de usuários do WhatsApp, no mundo  – perdendo apenas para a Índia –. Isso significa que existam cerca 108,4 milhões de contas ativas que são acessadas mensalmente, em todo o território nacional.

Esse grande número de acessos faz com que a plataforma represente uma oportunidade ideal para a realização da promoção do seu negócio e para a efetuação de uma aproximação com os pacientes.

Afinal, ela viabiliza a fidelização e a construção de um relacionamento mais duradouro com o público que melhor se encaixa com o seu modelo de negócio, como os que possuem um plano dentario para mei, por exemplo.

Além disso, uma das maiores vantagens do uso dessas plataformas de comunicação é a possibilidade de confirmar as consultas com antecedência, reduzindo os índices de faltas e atrasos e, consequentemente, do tempo de espera pré-atendimento e da qualidade das consultas.

Também é possível divulgar conteúdos adaptados acerca dos beneficios plano odontologico empresas, ou outros tipos de assuntos do gênero, que visam atrair os pacientes a realizar consultas com maior frequência.

Além disso, faz com que eles invistam em procedimentos estéticos que deixam o sorriso sem nenhum tipo de imperfeição.  

Como utilizar o WhatsApp na sua clínica odontológica

Considerando que as pessoas estão sempre com o celular na mão, a utilização do WhatsApp para o atendimento das clínicas odontológicas é capaz de auxiliar na organização das agendas, na marcação e confirmação de consultas ou procedimentos, na captação de novos clientes, entre outros.

Além do mais, essa ferramenta pode ainda otimizar o tempo dos atendentes e recepcionistas, permitindo que esses profissionais possam dedicar mais atenção ao atendimento presencial e às tarefas mais urgentes.

Por isso, se você deseja integrar essa plataforma no dia a dia da sua empresa, atente-se a:

  • Construção de um perfil institucional

Ao contrário do serviço individual, o WhatsApp Business viabiliza funções especializadas para as empresas, ajudando na simplificação dos processos e permitindo a realização de:

  • Automatização de mensagens;
  • Classificação de conversas;
  • Disponibilização de informações do negócio;
  • Segmentação dos contatos;
  • Estatísticas de mensagens;
  • Catálogo de produtos e serviços, entre outros.

Desta forma, é possível realizar uma administração mais eficiente das campanhas publicitárias e do atendimento, fazendo com que o contato entre paciente e instituição seja mais simples, eficiente, profissional e mais rápido.

  • Viabilize o agendamento de consultas

Como dito anteriormente, o agendamento virtual de consultas é um diferencial que ajuda muito no processo de atração de pacientes e na fidelização dos clientes de longa data.

Isso porque, muitas pessoas preferem desempenhar essa ação através de mensagens do que por meio de ligações.

Além do mais, é bastante comum que os pacientes evitem as consultas odontológicas justamente por não terem tempo de realizar esses telefonemas, dentro do horário comercial, devido aos horários de trabalho.

Por isso, disponibilizar o agendamento por WhatsApp é uma vantagem competitiva muito importante.

No entanto, é crucial lembrar de que está vetada, pelo Conselho Federal de Odontologia, a divulgação de preços, tipos de plano odontologico para empresas aceitos, formas de pagamento ou promoções.

  • Aplique como forma de divulgar mensagens e informações

A distribuição automática de mensagens facilita a adoção de estratégias de marketing digital, que visam o envio de diversos tipos de notas informativas – como “benefícios das visitas recorrentes ao dentista” ou “as vantagens de adotar um plano dental empresarial”–.

Além disso, também é possível orientar os pacientes sobre como os procedimentos são realizados e os preparativos necessários, bem como, para parabenizar em datas comemorativas.

  • Mensuração da satisfação dos pacientes

Outra forma de se utilizar o WhatsApp a favor do seu negócio é através da realização de pesquisas de satisfação, após o atendimento realizado.

Por meio do envio deste tipo de questionário automático é possível mensurar a qualidade do serviço prestado e o nível de satisfação dos pacientes.

Isso permite a identificação dos pontos de melhora, das características mais fortes do serviço, a captação de dados importantes para categorizar os pacientes de acordo com a probabilidade de voltar a realizar novos tratamentos – como tipo de plano odonto pme utilizado, procedimentos efetuados, idade, gênero – e etc.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Categorias: Saúde