Saiba como desenvolver um planejamento estratégico digital em 5 Passos

planejamento estratégico

Ter um planejamento estratégico é importante em praticamente todos os setores do mercado, podendo ser, inclusive, usado em ações do cotidiano, como o alcance de metas pessoais para se ter dinheiro para comprar um carro ou planejar uma viagem.

Ações como até mesmo uma reforma de uma casa, ou então apenas planejar contratar um serviço terceirizado de limpeza de sofá de couro para receber as visitas no final do ano também acaba exigindo um planejamento estratégico.

No mercado, com a tecnologia que surgiu ao longo dos anos, as transformações que levaram à realização de planejamentos estratégicos foram voltados para um viés mais tecnológico, principalmente dentro do setor de marketing.

Um planejamento estratégico digital é a elaboração de um plano de ações das quais uma empresa deseja realizar dentro do campo online, com objetivos e etapas que deverão ser alcançados para alcançar seu público-alvo por meio de campanhas.

Essa campanha pode ser de um produto ou serviço, até mesmo da própria empresa que deseja se lançar ou se destacar no mercado através do seu nome, tudo isso envolvendo estratégias voltadas para a internet.

Para isso ocorrer, acaba exigindo preparamentos e estudos, porque uma empresa de película de vidro privacidade possui concorrentes e um público-alvo bastante seletivo antes de concluir a venda.

O que irá definir como o planejamento será feito, bem como as metas que desejam ser alcançadas, é o próprio empreendimento, algo que pode variar de acordo com o tamanho e nicho de atuação da empresa.

Afinal, enquanto uma empresa busca conseguir um certo número de clientes mensais, outra pode pensar em meios para derrubar os concorrentes, e com isso, os planejamentos devem ser diferenciados e personalizados. 

Quais as vantagens do planejamento estratégico?

Uma empresa de terceirização de serviços de limpeza, ao pesquisar quais são os motivos para se utilizar um planejamento estratégico, pode acabar se deparando com algumas vantagens em torno desta estratégia, sendo algumas:

  • Menor investimento em comparação ao tradicional;
  • Maior alcance de público;
  • Segmentações mais estratégicas;
  • Mais adaptável;
  • Resultados mais ágeis.

Uma das vantagens de planejar uma estratégia digital, é que o investimento é algo que pode ser feito com um baixo orçamento, ao contrário do marketing tradicional, que precisa de uma verba para ter suas campanhas em circulação.

Com a internet, grande parte das estratégias dentro do mercado acabaram ganhando um foco maior.

Isso porque os recursos envolvidos podem colaborar com a descoberta de pequenas empresas, como as de lavagem de sofá a domicilio, até grandes empreendimentos.

Esse alcance faz com que não somente os clientes possam descobrir mais facilmente, como também a segmentação do público-alvo da empresa possa ser feita de uma maneira mais assertiva, e com isso, preparar estratégias ainda mais focadas.

Isso porque com o auxílio das ferramentas certas, é possível captar os interesses e até a localização para poder deixar as estratégias envolvendo a captação de leads ainda mais fortes, até sendo mais adaptável, dependendo do ambiente online que será usado.

Os planejamentos também podem ser alterados de maneira mais adaptável, sendo que existe a possibilidade de serem descartados ou alterados, caso não estejam funcionando, bem como uma ampliação para os resultados positivos.

Esses resultados também se tornam mais rápidos de serem notados por serem vistos em tempo real, devido a atualizações de programas que são destinados a isso, deste modo, não há necessidade de esperar o fim de uma campanha.

Ou então, quando for registrado o número de vendas de um armário arquivo de aço, por exemplo, fazendo com que a empresa possa se planejar de uma forma melhor para os meses posteriores.

Como criar um planejamento estratégico digital?

Iniciar um planejamento estratégico digital requer boas etapas para alcançar o que deseja, principalmente quando o objetivo final é alcançar uma meta que trará lucros e os clientes certos. 

1. Pesquisa inicial

Uma das partes mais importantes de um empreendimento, até mesmo para saber quais são os melhores materiais para usar em um banheiro apartamento pequeno planejado, é a pesquisa, que deve sempre ser feita para saber como irá andar um plano.

Afinal, também é através dela que os empecilhos podem ser previstos, bem como os pontos-chave que podem determinar o sucesso ou uma remodelação das formas para se atingir um objetivo final.

Metas que serão feitas, onde serão e como devem ser definidas ainda no formato da pesquisa, porque através da pesquisa também é possível saber como anda o mercado, e o que os concorrentes fazem, bem como o que os clientes buscam.

Durante a fase da pesquisa, há uma identificação de qual o perfil do cliente que será cativado de forma que se torne fiel ao negócio, e se já houver um público, saber quais outros podem se integrar nesta lista para, posteriormente, montar as campanhas. 

2. Desenvolvimento de um plano de ação

O plano de ação é a divisão de qual área fará determinada tarefa, sendo que todos devem estar ligados ao objetivo que a empresa planeja conquistar, seja a estabilidade no segmento mercadológico que atua ou na conquista de novos consumidores.

Durante o plano de ação, as técnicas que serão utilizadas serão feitas e até mesmo refeitas para se obter o desejado, o que ocasiona muitas vezes a testes e reuniões para definir o que irá ser compartilhado com o público, e de que forma será feito.

Existem situações das quais o plano de ação terá que fazer mudanças nas pesquisas feitas anteriormente, devido aos testes que foram estipulados, e com isso fazem com que o processo da campanha seja moldado ainda mais perfeitamente. 

3. Cronograma

Logo após o plano de ação, é importante que um cronograma seja estabelecido para reforçar ainda mais a pesquisa e o plano de ação da empresa.

Por intermédio dele, é possível saber a frequência de postagens que os conteúdos desenvolvidos serão postados, bem como o tipo de material e onde devem se encaixar melhor, incluindo os horários que podem atrair mais consumidores.

Por exemplo, acessórios esperto para churrasqueira podem ser vistos mais em fins de semana ou perto da hora de almoço, o que acaba dando uma base para que o cronograma para este tipo de conteúdo seja postado dentro deste horário para ter boas visualizações.

Ou então que as campanhas passem para este público-alvo no horário que tem uma maior chance de serem vistas.

O cronograma pode ser criado em diferentes ferramentas, tanto pagas quanto gratuitas, de forma que todos possam ter um acesso e acompanhar como está o andamento ou o que deve ser feito. 

4. Redes sociais

Sendo um dos campos mais explorados no mercado, as redes sociais se tornaram um palco para qualquer segmento que deseja atrair consumidores através da internet, assim como criar um nome no meio online que o destaque dos demais.

Por existir diversos formatos que abrigam usuários de todas as idades e gostos, as redes sociais são uma boa forma para atrair os consumidores, sempre levando em conta que cada uma delas abriga uma linguagem diferente que deve ser utilizada.

Assim, um rastreador caminhão via satélite pode exigir uma linguagem da qual não combina com uma rede social de textos, e sim, de audiovisual explicativos, de como a peça funciona dentro do transporte.

A linguagem que a rede social usa deve ser levada em conta, porque de modo errado, a estratégia não surtirá o efeito do qual a empresa espera, o que pode levar ao atraso de metas e os objetivos estabelecidos na pesquisa e no plano de ação.

5. Monitoramento e feedback

Ao se lançar uma campanha, é essencial que haja um monitoramento sobre como está sendo a recepção dela com o público, seja de forma positiva ou até mesmo negativa, embora as partes negativas não devem ser vistas como algo ruim, e sim, um aprendizado.

O feedback dos usuários e também dos consumidores é uma forma da empresa notar o que está dando ou não certo. Isso porque, muitas vezes, por estar envolvido no processo, acaba não sendo perceptível.

Por isso, a importância de um constante monitoramento para que somente conteúdos de qualidade possam chegar aos consumidores é importante, podendo conter algumas estratégias que devem ser revistas assim que demonstrarem um sinal negativo. 

Considerações finais

Um planejamento estratégico digital demanda que pesquisas no mercado sejam feitas antes de ter um plano estabelecido, afinal, os objetivos de uma empresa podem variar de acordo com as ações que devem ser tomadas.

Planejar, ter um cronograma e saber monitorar o que está dando certo ou errado em uma campanha, acabam contribuindo para que a empresa possa ter uma boa estabilidade e conquistar mais facilmente os consumidores que deseja.

Assim, não somente é possível conhecer e conquistar o público-alvo, como também acabar entendendo e ultrapassando a concorrência enquanto se estabelece em uma boa posição no mercado, a ponto de se tornar uma referência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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