Saiba tudo sobre o que é coaching e quais tipos de coaching existem

coaching

Leia este artigo até o final e aprenda o que é coaching e quais tipos de coaching existem, aprenda tudo em nosso artigo.

Atualmente, os coachings (do inglês, “treinadores”) têm ficado cada vez mais populares. Por isso, entender bem o que é e os tipos de coaching.

Essa prática pode trazer benefícios pessoais e profissionais, tanto para o próprio coach quanto para os seus aprendizes. Se você quer saber em maiores detalhes o que é coaching, os tipos de coaching que existem e as vantagens, leia até o fim!

O que é coaching

Em síntese, podemos resumir o que é coaching de uma forma bem simples. É o processo de desenvolvimento pessoal ou profissional, em que uma pessoa (o coach) ajuda outra (o cliente ou aprendiz).

Essa prática acontece por meio de sessões de treinamento, de orientação e de preparação. Portanto, pode levar alguns encontros, dependendo do processo estabelecido por cada coach.

Há de se salientar também que o aprendiz ou cliente é, muitas vezes, chamado também pelo termo coachee. Não ache estranho se ouvir dessa forma, portanto. No final, significa a mesma coisa.

Leia também: O que colocar em objetivos no currículo

O processo que estabelece o que é coaching tem algumas características principais. Entre elas, posso destacar as mais importantes:

  • Envolve uma metodologia orientada para a promoção da evolução pessoal e/ou profissional do aprendiz
  • Visa desenvolver habilidades e competências específicas para qualquer pessoa
  • Esse processo é comprovadamente mais rápido do que sem a presença do coach
  • Utiliza técnicas de ciências distintas, dentre as quais a neurociência, os recursos humanos, a administração, a gestão de pessoas, a psicologia, entre outras

Dessa forma, é possível resumir o que é coaching quanto ao seu objetivo e resultados práticos. Simplesmente, ele faz você aprender novas habilidades mais rapidamente, por meio de uma metodologia específica e que é comprovadamente eficaz.

Qual é o trabalho do coach?

o que é coaching
o que é coaching

Muito do que é o trabalho de um coach pode ser retirado do que falei acima, quando expliquei o que é coaching. Ele é um profissional atuante no mercado, com formação específica e com experiência o suficiente para promover tudo que foi dito antes.

Vale destacar, porém, que um coach se diferencia, por exemplo, de um terapeuta. Ao contrário deste último, o foco de um coaching não é tratar apenas questões relacionadas ao passado da pessoa. Pelo contrário, visa compreender o que limita a evolução de cada um e avançar sobre isso.

Basicamente, o que é coaching e toda a evolução que você vai ter, é algo que está relacionado a um aprendizado. Neste processo, se evidencia o trabalho do coach, que faz o seguinte:

  • Identifica quais são suas limitações
  • Busca resolver qualquer tipo de comportamento e crença limitante que impeça você de evoluir
  • Dá confiança para que você consiga ir mais longe
  • Promove o autoconhecimento
  • Estimula a produção de hábitos mais eficientes, no lugar das crenças sabotadoras
  • Ensina você como resolver os seus próprios problemas sem ter comportamentos nocivos
  • Sabe enxergar o seu potencial e o auxilia a atingi-lo

Portanto, tendo isso como base, você pode notar que o trabalho de cada coach acaba sendo bastante individualizado. Isto porque os comportamentos e crenças limitantes que uma pessoa tem, não são os mesmos que outra possui.

Digamos que, diante de uma situação importante (uma prova, uma entrevista de emprego), você acabe congelando de medo e não consiga agir. Talvez com seu vizinho seja o oposto: ele fica nervoso e acaba agindo rapidamente, sem pensar, e falando algo que o prejudique.

Perceba como o comportamento de vocês dois é diferente. No entanto, devem convergir para o mesmo lugar: tratar com naturalidade cada situação. É exatamente este o trabalho do coach.

Tipos de coaching

Pois bem, até aqui já demonstrei um pouco o que é coaching e o que faz este profissional. Saiba, porém, que existem tipos de coaching. 

Isto é natural, uma vez que existem muitas áreas de atuação profissional, sem contar os voltados à melhora na vida pessoal.

Embora existam cada vez mais categorias, separo nestas que considero englobarem a totalidade da atuação de um coach. Vale ressaltar que todos utilizam técnicas de coaching.

  1. Coaching pessoal (ou life coaching)

É voltada para o desenvolvimento pessoal. Dentro do life coaching, existem inúmeros outros:

  • Coaching familiar: visa promover um melhor relacionamento familiar
  • Coaching de relacionamentos: o que é voltado para casais
  • Coaching espiritual: tem, por objetivo, deixar você bem com seu eu interior e com o mundo
  • Coaching financeiro: como indica o nome, é indicado para quem necessita reorganizar suas finanças
  • Coaching nutricional: ajuda você a ter hábitos alimentares mais saudáveis
  • Coaching esportivo: ideal para os atletas ou para quem realiza atividades esportivas com regularidade
  • Coaching de inteligência emocional: faz com que você lide melhor com as suas emoções, principalmente nos momentos difíceis
  1. Coaching profissional

Essa outra atuação de um coach é mais voltada para empresas e para profissionais que desejam evoluir na profissão. Pode ser individual ou até em grupo, dentro da própria empresa.

  • Coaching de liderança: habilidades relacionadas à liderança são desenvolvidas, como a comunicação, a inteligência emocional e a motivação
  • Coaching corporativo: auxilia a empresa a alcançar melhores resultados
  • Coaching de recrutamento: tenta potencializar os recrutamentos, evitando turnover
  • Coaching para concursos: auxilia na parte emocional e da inteligência, para quem quer passar em concursos
  • Coaching de vendas: voltado para setores de venda
  • Coaching de carreira: ajuda na escolha da profissão ou no desenvolvimento da carreira
  • Coaching de equipe: visa a melhora do comportamento e a resolução de conflitos

Como escolher o coach ideal?

Como acabei de demonstrar, existem inúmeras áreas dentro do setor. Por isso, o que é coaching é mais complexo do que se imagina normalmente. Do mesmo modo, saber como escolher um profissional também não é fácil. Siga esses passos:

  1. Identifique o que deseja desenvolver
  2. Procure coaches capacitados naquela área
  3. Verifique a formação deles e, se possível, tenha feedback de outras pessoas que já o contrataram
  4. Saiba quais foram os resultados que o coach ajudou em outras empresas ou pessoas
  5. Entre em contato com os que você mais gostou e converse com eles

Esses 5 passos simples vão fazer você encontrar o profissional ideal. Depois de escolher um e realizar o seu processo como coachee, volte para contar como foi!