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Importância do guest post dentro do seu blog – Confira 5 vantagens!

O guest post é uma excelente forma de diversificar seu conteúdo e sua audiência, trazendo um ar fresco ao seu blog. 

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Neste artigo, conheça como essa prática se relaciona com o marketing digital, nos seguintes tópicos:

  • Como o guest post qualifica sites inteiros;
  • Paralelos entre guest post e link building off-page;
  • Guest post como ferramenta de assessoria;
  • Vantagens de aderir à prática.

Abrir seu espaço para a publicação de conteúdo de terceiros ou publicar seus artigos em um blog parceiro é a definição de guest post, um termo que pode ser traduzido, do inglês, como “publicação de convidado”. 

Entendendo Link Building Off-page 

Para compreender a importância de criar publicações conjuntas em sua plataforma oficial, é necessário entender o que é Link Building off-page e quais são seus benefícios no alcance de uma audiência de qualidade.

Link Building é uma metodologia que trabalha a otimização de páginas na internet através da organização de links, sejam estes internos ou externos. Esta diferença é o que dá origem às categorias “onpage” e “off-page”, onde o último será explorado neste artigo.

A abordagem “off-page” diz respeito aos endereços de página que não fazem parte do seu domínio, isto é, links que não pertencem ao seu blog. Citá-los em publicações é importante para aumentar o nível de relevância da publicação para algoritmos de indexação. 

SEO

Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjunto de práticas que visam melhorar o ranqueamento de sites nas pesquisas por palavra-chave, estratégias que são traçadas com base em critérios de algoritmos como o PageRank.

Incluir palavras-chave de peso em sua publicação, associar links de outras publicações similares em seus artigos, bem como estabelecer parcerias com outros criadores de conteúdo, do mesmo segmento, são formas de trabalhar o Link Building off-page.

Autoridade de domínio

A autoridade de domínio é um índice que quantifica a relevância de uma página para esses algoritmos, isto é, o grau de prioridade que seu domínio possui na recomendação de conteúdo atrelado a um assunto específico.

Com valores que vão do 0 ao 100, o DA index tem como critérios a quantidade de links em um catálogo de porta de aço comercial, que interagem com sua publicação e a qualidade desses links, ou seja, a procedência da fonte de citações.

Inclusive, vale lembrar que o guest post e Link Building não são a mesma coisa. O Link Building é uma prática que envolve menções de links nas publicações do seu site. 

Já o guest post, apesar de partir de uma premissa similar, consiste na criação de artigos seus que possam ser publicados em um blog parceiro, e vice-versa. 

Como o guest post agrega no marketing digital?

O guest post pode ser um modo de iniciar relações com outros entes de seu mercado, posicionando a empresa como uma parte daquele nicho. Mais do que atração do consumidor, esta é uma prática que visa apoio externo.

Assessoria de imprensa 

Para uma empresa que oferece divisória de ambiente em gesso, acenar para empresas de arquitetura, engenheiros e outros empreendimentos associados é de extrema importância para gerar receita no longo prazo. Para isso serve a assessoria de imprensa.

Setor do marketing, a assessoria de imprensa é composta por jornalistas e especialistas em publicidade, sendo este órgão a voz pública, o embaixador da empresa para aqueles que estão fora dela. Portanto, a assessoria é quem inicia, administra e finaliza parcerias.

É a assessoria de imprensa que entrará em contato com o produtor de conteúdo e muitos acordos precisam de um ponto de partida, uma ação que inicie o processo.

O guest post pode ser o ponto para uma loja de bateria de caminhão de 150 amperes, por exemplo.

As vantagens de um guest post 

Os guest posts são valiosos para empresas em qualquer estágio de desenvolvimento no comércio online, mas podem ser especialmente vantajosos para aquelas que dependem de uma robusta identidade de marca para gerar receita de maneira consistente.

Essas publicações, em seu blog, podem atrair um fluxo de acessos que se dilui em outros artigos do blog, utilizando o guest post como uma âncora que introduz o usuário aos demais conteúdos da marca, sem comprometer o tráfego. Outras vantagens são:

1 – Diversificação de público 

O poder de alcance que um endereço de site pode atingir sozinho é limitado, especialmente para domínios muito novos. A internet é um veículo relacional, onde o conteúdo é premiado de acordo com sua capacidade de associar-se a outros.

De acordo com o PageRank, uma publicação é relevante quando outros sites a citam ou quando concentra menções de outros blogs. Assim, o produtor de conteúdo sobre instalação elétrica ar condicionado deve colaborar com outros criadores.

Iniciando esse processo pela aderência aos guest posts é a forma mais consistente de expandir o público-alvo de sua marca, aumentando suas chances de encontrar consumidores mais compatíveis e mais qualificados para o seu produto.

A diversificação de público pode ser ainda mais decisiva para empresas do meio B2B, que trabalham com outras organizações (Business to Business). Nesses casos, a confiabilidade percebida na marca é fundamental para o seu crescimento.

Isso acontece porque a conquista de clientes pela recomendação é maior entre empresas, que buscam fornecedores populares. Pelos guest posts, é possível adentrar o rol de empresas recomendadas para limpeza profissional de escritório.

2 – Geração de tráfego 

A expansão no número de pessoas que vão visualizar sua publicação, seja pela divulgação direta no canal parceiro ou pelo melhor ranqueamento em sites de pesquisa, alavanca o tráfego direcionado ao seu blog.

Por se tratar da internet, um ambiente aberto para o mundo inteiro, o aumento de visualizações e sessões em seu site pode ser muito alto com apenas uma guest post, ultrapassando facilmente a marca dos milhares.

Um artigo sobre instalação elétrica industrial pode ser compartilhado em outras plataformas, como nas redes sociais, fenômeno que gera a reação em cadeia que aumenta o tráfego. O efeito pode ser comparável ao de ações promocionais.

3 – Qualificação de seu site 

Parceiros de peso compartilham parte de sua reputação com aqueles associados à imagem pública dessas marcas. Um conceito intuitivo, muito explorado na análise de padrões de consumo, é também usado para medir a relevância de sites na web.

A internet é tão atrativa por sintetizar essas características próprias das interações do mundo real. Por isso, a experiência é mais identificável, mantendo a atração do usuário por mais tempo, como um jogo com gráficos realistas.

Esse efeito de realidade aumentada, capturado pelos algoritmos de indexação e recomendação de links, visualizam os guest posts como uma qualificação de seu site, que passou a estar associado com nomes de peso em seu mercado.

4 – Posicionamento de mercado 

O posicionamento de mercado de uma empresa é o nível de preferência, no consumo de seu público-alvo, em relação aos concorrentes. Em casos maiores, uma posição de destaque pode relacionar, no imaginário do consumidor, o produto em si à marca.

Muitas empresas que hoje gozam desta valiosa posição não começaram no alto. Seu desenvolvimento se deu, em grande parte, pela associação com organizações e profissionais já estabelecidos, que as reconheciam como igualmente competentes.

A comunicação com outros entes do mercado pode se dar pelo auxílio a organizações ainda menores, o que aumenta seu poder de influência. Uma empresa de impermeabilização de estofados automotivos faz, com isso, a qualificação de stakeholders.

Stakeholders são os grupos de interesse de uma empresa, uma categoria que contém consumidores, colaboradores, parceiros, entre outros. Criar valor agregado, isto é, um benefício ou vantagem intrínseca à marca, é fundamental para todos esses grupos.

5 – Parcerias de longo prazo

Conforme as guest posts fazem sucesso, parcerias mais simples podem se aprofundar na produção de conteúdo ou mesmo em pesquisas e ações conjuntas. Além do enriquecimento de acordos já estabelecidos, a prática de guest post pode atrair parceiros mais estratégicos.

Essas parcerias podem ser fontes de inovação ou podem manter a empresa atualizada às modificações próprias de seu nicho. Os acordos podem ser buscados com empresas ou profissionais adjacentes ao seu negócio, não sendo concorrentes diretos.

Um exemplo pode ser encontrado no serviço de entrega de documentos, onde as parcerias disponíveis envolvem transportadoras, produtoras de tecnologia para segurança e outras áreas adjacentes, oferecendo diversas possibilidades de conteúdo.

As parcerias de longo prazo podem auxiliar na criação de produtos mais eficientes ou no posicionamento da empresa em outras regiões, gerando benefício mútuo.

Considerações finais 

O guest post é um modo rápido de estabelecer os primeiros acordos de parceria entre empresas de um mesmo segmento, ou criadores de conteúdo, quando a transação envolve pessoas físicas.

Configurando-se como uma prática que segue princípios do marketing digital, os guests posts é uma opção simplificada quando comparada a outros meios de estabelecer acordos, ideais para empresas no início de suas atividades online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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