Criar uma Persona no Marketing Digital: Vantagens

Criar uma Persona
Criar uma Persona
Criar uma Persona

Leia este artigo até o final e aprenda como Criar uma Persona no Marketing Digital, e saiba quais Vantagens e desvantagens de uma persona.

No âmbito do marketing digital, escolher uma “persona” significa escolher a forma como a comunicação será estabelecida, tanto a linguagem quanto o tom utilizado nas campanhas de marketing, que serão direcionadas para um público alvo específico.

Quando se vai pensar na criação de conteúdo para alimentar um site, ou até mesmo nas redes sociais de uma empresa, esse recurso é utilizado para definir o cliente que se espera alcançar. Semelhante a estratégia de SEO, a escolha uma Persona vai facilitar a forma como essa empresa vai se comunicar com esse usuário

Diferenças entre Persona e Público-alvo

Público-alvo

É fácil se confundir com persona e público-alvo, pois os dois têm funções semelhantes, mas, na prática, vê-se que a segmentação do público específico vai delimitar um grupo que deve ser atingido pelas campanhas de marketing. 

Para vender, por exemplo, motores elétricos industriais é necessário traçar um público-alvo que, segundo as análises feitas a partir da estratégia de SEO, vai ter um interesse maior em adquirir este produto. Desta forma, o público-alvo é aquele que um gestor que alcançar para vender seus produtos.

Persona

Traçar uma persona em uma campanha de marketing digital significa idealizar o perfil de cliente ideal que você almeja conquistar. Não é tão abrangente quanto a definição de um público-alvo. Por isso, a persona vai criar uma “pessoa” metafórica que vai ajudar gestores e proprietários a entender quem é o seu comprador. 

Assim, identificar qual perfil será mais adequado para criar a pesquisa de marketing da sua empresa vai facilitar esse processo. Por isso, vender roletes industriais, por exemplo, para um cliente que seja da área industrial, tenha certo conhecimento sobre a peça e que esteja procurando melhores preços dá margem para uma possibilidade de compra muito maior. 

Vantagens de se estabelecer uma persona na sua empresa

Para criar uma persona é necessário algumas informações mais detalhadas sobre o perfil que se quer elaborar. Por isso, para conseguir essas informações, é utilizado o sistema de Big Data, que vai auxiliar no processo de captação de dados. Veja aqui o que é necessário ter nessa pesquisa:

  • Localização dessa pessoa que você quer “criar” – se é de um local mais favorecido ou não, se a pessoa mora na capital ou no interior e afins.
  • Idade – ter um perfil de comprar que vai se alinhar em questão de pensamento com a sua marca é uma parte essencial do processo de definição de uma persona.
  • Interesses – verificar, por meio de buscas, quais os interesses que você quer provocar nela e, principalmente, se eles estão alinhados com o seu produto.
  • Renda – definir um comprador ativo com base na renda é uma  forma prática de estabelecer uma relação boa com os usuários.

Benefícios 

  • Estabelecer uma boa comunicação com esse cliente;
  • Ajuda a criar uma identidade da sua empresa;
  • Projeta campanhas de marketing mais assertivas;
  • Pode captar um perfil novo.

Pensar em uma pessoa específica que vá adquirir seus produtos ou serviços facilita na hora da comunicação, evidenciando que o vendedor sabe com quem falar, onde falar e como falar para poder estabelecer uma venda, quebrando a parede que distancia empresa e consumidor, proporcionando uma melhor experiência a esse cliente. 

Além disso, é possível entender, com precisão, quem é esse cliente e saber os motivos pelos quais ele iria comprar com você uma câmara de refrigeração, por exemplo, elevando suas chances de vender e estabelecer uma relação de confiança, fidelizando este usuário. 

Desta forma, fazer uso da Persona traz uma versatilidade incrível para o seu negócio, disponibilizando uma forma mais prática de criar uma campanha de marketing direcionada e proporcionar uma experiência melhor para usuário e vendedor.

Para criar uma persona, a melhor forma para gerar mais credibilidade é contratando uma assessoria de imprensa, para comprar backlinks para sites e outros sites falarem bem de você.