Captação

O que é captação online e como fazer?

Captação de clientes é uma estratégia muito importante porque permite que as empresas cresçam constantemente, sem depender de fatores que estejam fora de seu controle, assim, conseguem obter sucesso.

Todo negócio precisa de uma estratégia para captar clientes, caso contrário vai ficar à mercê da sorte e esperando que alguém simplesmente descubra que a marca existe. Isso não é viável porque, hoje em dia, a concorrência é muito grande.

Existem diversas empresas no mercado que vendem exatamente os mesmos produtos e serviços, cabendo às organizações desenvolver estratégias para chamar a atenção dos consumidores e atrair novos clientes.

É por isso que a captação é uma técnica utilizada por negócios dos mais variados tipos, portes e segmentos. Por meio dela, é possível fazer a marca crescer constantemente e se manter competitiva no mercado.

Além disso, a companhia não fica dependente de fatores externos e que estão fora de seu controle. Mas para aproveitar todos os benefícios da captação de clientes, principalmente pela internet, é fundamental entender mais sobre o assunto.

Este artigo vai explicar o conceito de captação de clientes, as vantagens dessa estratégia e como colocá-la em prática do jeito certo.

Conceituando captação de clientes

Captação de clientes nada mais é do que uma etapa do processo comercial em que vendedores identificam consumidores em potencial e entram em contato com eles. O objetivo é conduzir os leads durante a jornada de compra.

Mas para fazer essa captação, primeiro é necessário saber qual é o perfil de cliente ideal do negócio porque isso mostra quais são os melhores canais para entrar em contato com ele, podendo ser por e-mail ou telefone.

Para uma companhia especializada em treinamento para designado da cipa, a captação de clientes traz muitos benefícios, aliás, as vantagens são para qualquer tipo de negócio.

Vantagens da captação de clientes

A tecnologia e a internet evoluíram muito nos últimos anos, por essa razão, as organizações podem contar com plataformas digitais e softwares que ajudam a captar clientes. Entre as vantagens desse processo estão:

Economia de tempo e dinheiro

Algumas técnicas antigas de captação, como a panfletagem, fazem com que o profissional perca muitas horas do dia para impactar pessoas.

Para se ter uma ideia, antes mesmo de começar a entregar os panfletos, é necessário todo um planejamento, elaborar a arte do material e só depois trabalhar a distribuição. Tudo isso toma um tempo que poderia ser usado para outras atividades.

Além disso, os custos de impressão são muito altos, assim como também custa caro fazer a divulgação em canais offline, como TV e rádio.

Um negócio especializado em endereço virtual para abertura de empresa sabe muito bem o que o trabalho do vendedor é vender, por isso, ele não deve ficar responsável pela atração do cliente.

É a equipe de marketing que vai trabalhar em cima disso, usando ferramentas digitais e internet que são muito mais rápidas e conseguem atrair uma quantidade maior de pessoas.

Aumenta as chances de vendas

Outra vantagem indiscutível da captação de clientes é que ela ajuda a aumentar as possibilidades de vendas. A organização vai trabalhar com ações que vão colocá-la em contato com o público-alvo.

São pessoas com perfil para a conversão e que de alguma forma vão se interessar pelos produtos e serviços. É importante lembrar que a maior parte do público está conectada e as marcas também precisam marcar presença nesses canais.

Uma das melhores opções de captação são as redes sociais, mesmo porque, são ótimas ferramentas para aprimorar o relacionamento com o cliente e até mesmo o atendimento.

Os canais só precisam ser atualizados com conteúdos interessantes e a empresa deve se comprometer em responder todas as perguntas e comentários, sempre de maneira cordial, mesmo quando for uma crítica ou reclamação.

Para uma escola de aula de canto para crianças, as redes sociais são como vitrines que ajudam a divulgar os serviços, e por isso é fundamental pensar no tipo de conteúdo que será compartilhado dentro delas.

Porém, para ter acesso a essas vantagens, a companhia precisa saber trabalhar a captação de clientes por meio dos canais digitais.

Como captar clientes online

Não é de hoje que a internet já se mostrou muito eficiente para aumentar as vendas, elevar o ticket médio, entre outros indicadores que são muito importantes para negócios que querem crescer.

A captação de clientes é um processo que pode e deve ser realizado nos canais digitais, para isso, a corporação deve investir nas seguintes práticas:

Fazer marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital porque confere mais autoridade e credibilidade para a marca.

Ao trabalhar com ele, as franquias de sucesso com baixo investimento criam materiais que falam sobre assuntos de interesse de seu público-alvo e que estejam relacionados ao negócio.

Por isso, é a melhor estratégia para educar o mercado e mostrar os produtos e serviços da empresa com todos os seus diferenciais.

Produzir materiais ricos

A riqueza do material não está relacionada apenas a dados essenciais para os clientes ou resolução de problemas, na verdade, também são capazes de educar as pessoas sobre assuntos pertinentes ao segmento de atuação.

Um bom conteúdo vai entregar tudo isso e variar o formato, uma vez que a internet permite a veiculação de diferentes tipos de materiais, como:

  • E-book;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • Podcast;
  • Imagens.

No entanto, para potencializar ainda mais o alcance desses conteúdos, a organização precisa criar sua landing page, pois é por meio dela que vai coletar as informações sobre os visitantes e permitir o download.

Na landing page de um pet shop próximo, é necessário incluir um formulário de contato que vai solicitar os principais dados do usuário, como o nome, e-mail e telefone.

Fazer remarketing

Remarketing é uma estratégia focada na comunicação com os visitantes do site, mas que por alguma razão não finalizaram a compra ou saíram sem realizar uma ação.

É possível fazer remarketing por meio das redes sociais, buscadores como o Google, entre outras plataformas, como uma maneira de lembrar o usuário que ele se esqueceu de finalizar a compra ou que o produto que deseja está com oferta especial.

Segmentar os contatos

Gerar leads é a primeira fase do processo de funil de vendas, mas a segmentação é indispensável porque cria grupos de interesse que vão facilitar a comunicação.

Quem já fez o download de material possui endereço específico, por outro lado, quem prefere uma ferramenta ou um infográfico, tem uma necessidade diferente.

Justamente por isso é tão importante segmentar os conteúdos e personalizá-los para cada persona dentro das campanhas na internet.

Investir em datas especiais

Uma empresa de rastreador veicular com escuta precisa planejar campanhas sazonais, ou seja, em datas especiais durante o ano, como Natal e Black Friday.

Existem muitas outras datas comemorativas no Brasil, mas isso não significa que o negócio tenha que seguir todas elas, muito pelo contrário.

Uma marca só deve criar promoções e estratégias para captar clientes em datas condizentes com o negócio.

Focar em SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, sendo um conjunto de ações que melhora uma página e seu conteúdo para que apareçam bem posicionados nos sites de busca.

Não se deve ignorar essa estratégia porque a ausência de boas práticas pode impedir que o site e o blog institucional alcancem seus propósitos.

Para investir em SEO, uma empresa de lavagem de almofadas precisa trabalhar com diferentes estratégias, como a escolha de palavras-chave adequadas, design responsivo, materiais de qualidade, link building, entre outras.

Investir em anúncios

Muito se fala sobre as estratégias orgânicas, e realmente elas são muito importantes para construir uma imagem positiva e aumentar a autoridade da marca, mas os anúncios pagos não devem ser ignorados.

Inclusive, são ótimos para impulsionar as estratégias orgânicas, divulgando amplamente os conteúdos publicados no blog.

O ideal é que uma empresa de serviço de copa consiga equilibrar essas práticas para valorizar ainda mais o orçamento e otimizar suas estratégias de captação online.

Fazer parcerias

Por fim, vale muito a pena fazer parcerias com empresas que possuem públicos semelhantes, mas que não são concorrentes diretos.

Um bom exemplo de parceria seria entre uma oficina mecânica e uma loja de peças automotivas. Outra parceria interessante é entre uma agência de viagens e uma corretora de seguros para viagens do exterior.

Os parceiros podem produzir materiais em conjunto para atrair uma quantidade maior de usuários e facilitar a captação de clientes.

Considerações finais

Captar clientes ficou muito mais fácil com a internet por conta das plataformas digitais, além disso, também ficou financeiramente mais acessível, uma vez que o marketing digital é muito mais barato do que o marketing tradicional.

Seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil chegar até quem realmente se interessa pelos produtos e serviços e aumentar a clientela.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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