Plataformas de automação de marketing: 5 vantagens dessas ferramentas!

automação de marketing

Automação de marketing trata-se do uso de ferramentas que ajudam a simplificar processos, tornando-os mais escaláveis e eficazes para as empresas.

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Inclusive, o marketing digital cresceu muito e trouxe estratégias inteligentes que se tornaram essenciais para o sucesso de qualquer organização. Quando falamos sobre esse assunto logo vem à mente a automação, e isso não acontece por um acaso.

O público da internet é muito grande e variado, e as estratégias de marketing têm o papel de atrair essas pessoas. Contudo, colocar todas em prática não é um trabalho simples, além de ser quase impossível de fazer manualmente.

Isso não se aplica apenas aos pequenos negócios, mas também às grandes empresas. Mas a boa notícia é que existem ferramentas de automação que agilizam esse trabalho e fortalecem as estratégias.

São plataformas que ajudam as empresas a atingirem seu público, e mesmo que isso aconteça em larga escala, tudo é feito de maneira personalizada. No entanto, pensar sobre isso pode ser um pouco difícil para quem não entende muito do assunto.

Para esclarecer todas as dúvidas, neste artigo, vamos explicar o conceito de automação de marketing e mostrar algumas plataformas que podem ser usadas. Confira!

Entenda o conceito de automação de marketing

A automação de marketing nada mais é do que o uso de ferramentas tecnológicas que ajudam a otimizar as ações e aumentam a eficiência das estratégias de marketing. São plataformas que aumentam a escalabilidade e melhoram o relacionamento com os leads.

Pode-se dizer que qualquer ação automatizada e que envolva a tecnologia pode ser considerada como automação de marketing, e alguns exemplos são:

  • Disparo de e-mails;
  • Agendamento de publicações;
  • Criação de conteúdos;
  • Uso de chatbots.

Uma companhia de service desk para empresas pode oferecer atendimento nas redes sociais e as interações automatizadas possibilitam ao negócio seguir milhares de contas em alguns minutos, o que também é um exemplo de automação.

Entretanto, quando se pensa em automação de marketing, não se pode considerar apenas estratégias pontuais, visto que se trata de um processo que funciona por meio de workflows, que ativam uma tarefa depois da outra, sem nenhum tipo de intervenção.

É possível automatizar qualquer tipo de ação de marketing, mas é muito mais comum vê-la em ação para as estratégias de Inbound. Um exemplo disso é a automação da gestão de leads dentro do funil, sem a intervenção de uma equipe.

A companhia consegue gerar leads, nutri-los e prepará-los para o momento da compra. Além disso, as ferramentas de automação também podem ser usadas para as estratégias de pós-venda, de modo a reter e fidelizar clientes.

Benefícios da automação de marketing

Uma empresa de segurança no condomínio sabe que o mercado exige cada vez mais agilidade, competitividade e resultados, por essa razão, cada vez mais empresas procuram automatizar suas tarefas, e algumas vantagens disso são:

1 – Funil de vendas mais eficiente

Uma estratégia eficiente é aquela que faz o que precisa fazer da melhor maneira possível, valorizando o rendimento do processo e o caminho necessário para chegar aos resultados almejados.

Automatizar o marketing é uma forma de aumentar a eficiência do funil de vendas porque essas ferramentas otimizam o tempo da equipe, abordam os prospects no momento certo, melhoram os relacionamentos e aumentam as conversões.

Consequentemente, o marketing será capaz de gerar mais vendas e aproveitar melhor os recursos adquiridos.

2 – Integra os times de vendas e marketing

Ao usar uma ferramenta de automação, os membros das duas equipes vão se concentrar nos dados e no histórico em uma única plataforma.

Isso vai ajudar a acompanhar o andamento das atividades, receber informações sobre ofertas, avaliar o desempenho das estratégias e acompanhar a evolução dos leads dentro do funil de vendas.

3 – Reduz o custo de aquisição de clientes

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é um indicador que mostra o quanto uma empresa de conserto compressor de ar precisa desembolsar para conquistar um novo cliente.

As ferramentas de automação reduzem esse custo, pois uma mesma estratégia pode ser replicada para milhares de clientes.

4 – Diminui o ciclo de vendas

Os leads percorrem o funil de vendas e são educados em todas as etapas, portanto, quando chegam à equipe de vendas, estão mais maduros e preparados para a compra.

Isso significa que os vendedores só vão abordar os leads que realmente vão comprar os produtos e serviços. O tempo que demora entre o primeiro contato com o cliente e o fechamento do negócio pode ser muito menor com uma ferramenta de automação.

Isso acontece porque o vendedor não precisa perder mais tempo convencendo o lead acerca do valor da solução, tudo o que ele precisa fazer é quebrar algumas objeções e fechar a venda.

5 – Clientes mais fiéis

Uma empresa de internet fibra óptica em dobro pode usar as ferramentas de automação de marketing para amadurecer seus leads e fazer com que eles cheguem ao momento de compra mais maduros e conscientes.

Quando isso acontece, os clientes convertidos se sentem muito mais satisfeitos com a sua aquisição.

Em paralelo, pessoas satisfeitas recomendam os produtos e serviços para outros de seu convívio social, e a propaganda boca a boca é muito importante para a credibilidade da marca.

Principais ferramentas de automação

Seu negócio pode trabalhar com diferentes ferramentas de automação de marketing, e algumas das mais usadas pelas empresas são:

RD Station

Essa plataforma foi desenvolvida pela Resultados Digitais, que é uma empresa referência em marketing no Brasil. Trata-se de uma ferramenta com modelo de serviço SaaS e um software que oferece as funcionalidades mais importantes para o negócio.

Com ela, é possível agendar o disparo de e-mails, aumentar o fluxo de nutrição, criar landing pages, agendar a publicação nas redes sociais e analisar os leads.

Por exemplo, se uma empresa especializada em reforma de fachada de loja feminina criou um e-mail, pode agendar os disparos em horários específicos e assim aumentar o engajamento da persona.

Todo o processo é automatizado e os prospects são categorizados, considerando suas características, pois isso ajuda a personalizar melhor as mensagens enviadas.

MailChimp

Esta é a maior plataforma de automação de e-mail marketing, sendo um software gratuito e que traz muitas vantagens para a companhia.

Embora não exista uma versão em português, a interface desta ferramenta é muito simples e intuitiva, o que elimina obstáculos na hora de utilizá-la.

Ele pode ser integrado às redes sociais e ajuda a criar anúncios no Facebook, Google e Instagram, além de agendar o disparo de e-mails e fazer o monitoramento de campanhas que possam melhorar os resultados.

Logo, uma empresa de limpeza em condomínio também pode usar esse recurso para fazer a segmentação de contatos, focando seus esforços nas pessoas certas e que realmente podem adquirir algum tipo de produto ou serviço.

Autopilot

A tradução para o nome desta ferramenta é “piloto automático”, cuja proposta é transformar procedimentos de nutrição de leads e e-mail marketing em um trabalho totalmente automatizado.

Ao usá-lo, é possível monitorar os potenciais clientes dentro do funil de vendas, ajudando a empresa a adotar estratégias certeiras, que vão impactar essas pessoas e guiá-las para o fundo do funil.

Para fazer isso, o Autopilot cria uma representação gráfica de toda a jornada percorrida pelo consumidor.

Ao analisar os prospects de um fabricante de rastreador satelital para caminhões, a ferramenta os divide entre os que estão mais propícios para comprar e aqueles que ainda precisam amadurecer um pouco mais sobre as soluções.

A empresa vai agendar o disparo dos e-mails, enviar conteúdos personalizados e ainda facilitar a conversão na etapa posterior.

Sharp Spring

Esta ferramenta norte-americana chegou recentemente ao Brasil e trouxe consigo uma nova proposta de automação de marketing.

Sua sede está localizada em Santa Catarina, mas a empresa está presente em mais de 26 países, possuindo 1.600 agências no mundo todo.

Tem se destacado muito no universo do marketing porque apresenta uma ferramenta mais completa, com CRM ativo e layout white label para as agências.

Ao optar por essa plataforma, uma empresa de plotagem de carros terá acesso há vários benefícios, como CRM próprio, integração com o Google Ads, mensuração de campanhas dentro e fora da internet e criação de personas.

Ela também oferece um esquema de automação robusto, criação de landing pages dinâmicas e estruturação de e-mail marketing.

Considerações finais

Existem muitas outras ferramentas que seu negócio pode usar para automatizar as estratégias de marketing digital, mas independentemente do recurso escolhido, automatizar as ações é fundamental.

É inviável e impossível tentar colocar todas as estratégias em prática manualmente, a única coisa que você vai conseguir é atrasar os processos e impactar de maneira negativa os resultados. Por isso, escolha uma boa ferramenta e automatize seu marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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