As principais métricas do SaaS

SaaS é uma modalidade de distribuição de sistema, tem crescido muito nos últimos anos, mas é preciso entender as principais métricas do SaaS. Acesse nosso artigo e saiba mais sobre.

O software como serviço (SaaS) é uma modalidade de distribuição de sistema que oferece acesso a um conjunto de funcionalidades em um modelo pay-as-you-go. Em outras palavras, o usuário paga pelo uso do software, sem a necessidade de investir em licenciamento ou infraestrutura.

A adoção do SaaS tem crescido nos últimos anos, devido às suas vantagens em relação a outros modelos tradicionais. Algumas vantagens que podemos listar são:

  • Flexibilidade: o usuário pode acessar o software de qualquer lugar, basta ter uma conexão com a internet;
  • Escalabilidade: é possível adicionar ou remover usuários conforme a necessidade da empresa, assim como um Carregador Florestal, retira as árvores para construção de uma casa; 
  • Atualizações automáticas: as atualizações são feitas pelo fornecedor do software e não requerem intervenção do usuário;
  • Menores custos: como não há necessidade de investimento em licenciamento e infraestrutura, os custos são menores.

As vantagens você já conhece, ao decorrer da leitura você irá aprender as principais métricas de SaaS, continue a leitura!

O que é SaaS?

SaaS é um modelo de entrega de software que permite que os usuários acessem e usem a ferramenta em questão através de uma interface na Web. Isso significa que, em vez de instalar e executar o software localmente em seus computadores, os usuários podem acessar e utilizar pelo provedor de SaaS.

O provedor de SaaS geralmente cobra pelo software por meio de uma assinatura mensal ou anual, permitindo que os usuários paguem apenas pelo tempo em que estão usando o software.

As principais métricas SaaS

O software como serviço (SaaS) é uma modelagem de entrega de sistema que permite que os clientes usem aplicativos baseados na web através de um navegador do Google. Em vez de comprar, instalar e executar um aplicativo localmente, os clientes podem acessar seus aplicativos SaaS em qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer dispositivo.

A vantagem do SaaS é que ele simplifica o gerenciamento do software para as empresas, pois elas não precisam se preocupar com a manutenção ou atualização do aplicativo, diferente de um produto como motor para portão eletrônico, que é necessário sempre fazer suas manutenções, pagando a parte pelo serviço. 

Outra vantagem é que o SaaS é escalável, pois as empresas podem facilmente adicionar ou remover usuários conforme necessário, sem afetar negativamente o desempenho do aplicativo.

Embora o SaaS ofereça muitas vantagens, existem algumas métricas-chave que os provedores devem monitorar para garantir que seus serviços estejam sendo entregues conforme o esperado. Aqui estão algumas das principais métricas do SaaS:

1. Uso 

A principal métrica do SaaS é o uso, isto é, quantos usuários estão usando o aplicativo e quais são suas atividades? Esse monitoramento permite que os provedores identifiquem problemas com o design do aplicativo e forneçam soluções para melhorar a experiência do usuário, além de identificar novas tendências e demandas para seus serviços.

2. Tempo médio de sessão 

Outra métrica importante para monitorar o desempenho dos serviços SaaS é o tempo médio de sessão (TMS). O TMS mede quanto tempo os usuários gastam em cada sessão no aplicativo e pode ser uma boa indicação da satisfação dos clientes com seus serviços. 

Afinal, se eles estiverem gastando menos tempo nas suas sessões, isso pode indicar um problema com o design do aplicativo ou com as funcionalidades disponíveis. Portanto, monitorar esta métrica pode permitir que os fornecedores tomem medidas para melhorar esses aspectos dos seus serviços.

3. Taxa de retenção 

A taxa de retenção, é algo importante para qualquer negócio, seja da prestação de serviços, ou de produtos, ela mede a quantidade de clientes que continuam usando seus Serviços de Caldeiraria após um determinado período de tempo, por exemplo, após 30 dias, 60 dias ou 90 dias? 

Essa é uma métrica importante a ser observada porque mostra a satisfação dos clientes com a experiência geral com seus produtos ou serviços.

As principais métricas do SaaS

Como as métricas SaaS podem ajudar sua empresa

Muitas empresas estão migrando para o Software as a Service (SaaS) e buscando maneiras de medir seu sucesso. As métricas SaaS são uma ótima maneira de acompanhar o progresso da sua empresa e garantir que ela esteja no caminho certo. Aqui estão algumas das principais métricas que você deve seguir:

1. Custo por usuário 

O custo por usuário é uma métrica importante para monitorar sua solução SaaS. Você deve comparar o custo da sua solução com outras similares no mercado. Além disso, você também deve considerar o custo de suporte técnico e treinamento necessários para manter a solução SaaS.

2. Usuários ativos

A métrica de usuários ativos é fundamental para saber o número de pessoas que estão realmente usando a SaaS. Dessa forma, você pode comparar o número de pessoas ativas com o número total de licenças adquiridas para ver se há algum problema com a adoção da solução SaaS.

3. Tempo médio por sessão

O tempo médio por sessão é uma métrica crucial para entender quanto tempo os usuários estão gastando nessa ferramenta. Se os usuários estiverem gastando apenas alguns minutos por sessão, isso pode indicar que eles não estão encontrando a solução útil. 

Por outro lado, se eles estiverem gastando horas por sessão, isso pode indicar que a sua solução tem um alto grau de complexidade e/ou que os usuários precisam realizar várias tarefas dentro da mesma sessão.

4. Taxa de conversão 

O principal objetivo da taxa de conversão é observar quantas pessoas estão realmente usando sua solução SaaS após um determinado período de tempo (geralmente 30 dias). Se a taxa de conversão for baixa ou diminuir com o tempo, isso pode indicar que há problemas com a descrição do produto ou com o produto anunciado.

5. Nível da satisfação do cliente 

O nível de satisfação do cliente é uma medida importante para saber se os seus clientes estão satisfeitos com o seu produto ou serviço, vale ressaltar que essa métrica não se aplica apenas ao SaaS, mas sim para qualquer negócio que preste serviços como por exemplo, uma empresa de coleta de lixo.

Conclusão

Apesar de ainda não ser muito popular no Brasil, o Software Service (SaaS) é uma tendência cada vez mais forte no mercado de TI. Trata-se de um modelo de negócio em que a empresa oferece seus serviços (de software) através da internet, o que permite uma maior flexibilidade e economia para o usuário.

Além disso, o SaaS oferece diversas métricas para que o usuário possa acompanhar o desempenho da solução. Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender um pouco melhor este modelo de negócio e as principais métricas associadas a ele.

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Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções industriais.

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