Aprenda como fazer uma pesquisa de mercado

pesquisa de mercado

Fazer pesquisas para saber o que vai ser feito sobre um determinado assunto é algo importante. A pesquisa de mercado segue a mesma lógica, só que voltada para os objetivos de um empreendimento.

A pesquisa de mercado é um instrumento usado pelas empresas, para que ao coletar as informações mais importantes, elas consigam saber o que deve ser feito, e quais decisões devem ser tomadas, de modo que estejam seguras e sejam assertivas. 

O que a empresa pode coletar são as características dos comportamentos de quem compra neste nicho, seus hábitos durante o consumo e o pós-venda.

Do mesmo modo que esses levantamentos, geralmente, são feitos por outras empresas, até mesmo de nichos diferentes. 

Por exemplo, uma empresa que elabora projeto climatização residencial pode fazer uma pesquisa sobre o mercado de arquitetura e mobiliário, para saber como estão os andamentos dentro do setor que podem ou não, influenciar na empresa. 

As informações destes dados podem ser encontradas de duas formas, tanto pela pesquisa primária como pela secundária. 

O formato de pesquisa primária é quando a empresa realiza a busca, e com os dados poderá ter as respostas que deseja sobre algum tópico ou para ver se uma meta pode ser concluída. 

Já o formato de pesquisa secundária, é quando os dados são coletados e até mesmo analisados, por profissionais terceirizados, seja uma empresa em si ou somente um indivíduo. 

As pesquisas secundárias também podem ser feitas por dados que foram disponibilizados, seja sobre relatórios ou artigos, das quais outras empresas publicaram. 

Esses dados de uma pesquisa de mercado podem contribuir para que quem está começando a vender saiba o quanto vale o produto, com este fato, um toldo vertical preço acessível pode acabar dando à empresa bons lucros.

Porque o empreendimento soube pesquisar o seu nicho e os que podem influenciar dentro da venda de um produto ou de um serviço.

A importância e as vantagens da pesquisa de mercado

Uma pesquisa de mercado pode ser uma estratégia muito importante dentro de todos os nichos, isso porque pode envolver vários dados que acabam contribuindo para o futuro de um empreendimento de gerador 220v bifásico, por exemplo. 

Com as inovações que chegam de forma constante dentro do mercado, fazer pesquisas pode contribuir mais para um empreendimento do que muitos estipulam, como:

  • Avaliar o quão viável é o negócio;
  • Testar novas campanhas ou produtos;
  • Explorar novos nichos;
  • Criar novos segmentos. 

Para aqueles que desejam expandir, criar novos nichos de mercado ou então, conhecer mais a fundo a área que atuam, a pesquisa pode fazer com que isso seja possível, além de proporcionar o desenvolvimento de metas e objetivos mais realistas.

Uma das maiores vantagens dentro da pesquisa de mercado são as possibilidades para se conhecer o público, porque com os dados que são coletados sobre os hábitos e comportamentos dos consumidores é possível criar as personas.

Essas personas são o que contribuem para melhores formações de estratégias de marketing, porque por meio delas sabe-se o que o consumidor irá gostar e consumir, assim como o que ele pode ignorar. 

Por exemplo, uma empresa de uniforme infantil escolar pode criar personas sobre seus clientes, encontrar tanto escolas que têm a possibilidade de buscar parcerias para vendas como também uniformes no formato de varejo.

Outra vantagem de se pesquisar como está o mercado é para entender a concorrência, seja para notar os erros que foram cometidos e que não podem ser repetidos, assim como entender as estratégias que tiveram sucesso. 

Essas análises sobre os desempenhos que ocorrem dentro do mercado são formas de ajudar a empresa a saber o que fazer para melhorar o que já possui, bem como, uma fórmula para que também seja possível criar novos nichos. 

Oportunidades e dimensões que estão dentro do nicho de reforma de lojas comerciais também tornam-se mais fáceis de serem feitas com as pesquisas de mercado, por isso, elas são importantes e vantajosas de serem elaboradas.  

Tipos de pesquisa de mercado

Os formatos de pesquisa de mercado que foram surgindo ao longo do tempo, são focadas em diferentes áreas, para que possam auxiliar os principais pontos onde podem gerar dúvidas sobre um nicho ou estratégia no segmento mercadológico.

Uma das pesquisas que é mais realizada são as comportamento de consumo. Preferências, opiniões, atos e tudo o que pode fazer com que o cliente acabe realizando o ato de comprar produtos ou serviços. 

Esse formato tem o princípio de conhecer melhor a partir dos dados, e com isso, criar estratégias que podem ser mais assertivas. 

Um segundo modelo de pesquisa bastante utilizado são as pesquisas de satisfação do cliente. Executadas muitas vezes no período de pós-venda, esse formato é muitas vezes feito por meio de e-mails com o preenchimento de formulários, que podem ser anônimos. 

Em forma de escalas para facilitar a compreensão, a pesquisa de satisfação do cliente sobre um disco abrasivo esmerilhadeira, por exemplo, é importante para saber o que precisa ser mudado em seu negócio, bem como, manter o que está dando certo. 

Pesquisas internas no mercado também são essenciais, especialmente, aquelas ligadas ao clima organizacional onde os funcionários possuem um maior contato com o cliente do que a administração.

Por isso, fazer pesquisas de tempos em tempos neste setor, colabora para que a empresa saiba quais medidas deve tomar para se ter um bom atendimento ao cliente, e também, proporcionar melhorias para os seus funcionários.    

Como fazer esse processo

Se uma fábrica que produz placa de estacionamento personalizada está buscando criar uma pesquisa de mercado, o primeiro ponto que será a base para iniciar a ação é encontrar o problema. 

Para que toda pesquisa de mercado possa dar andamento e chegar a um resultado, o problema que será apresentado deve ter meios para que se possam ser resolvidos, até mesmo com perguntas simples. 

Um questionário é um dos formatos mais tradicionais quando se trata de pesquisas de mercado, tanto pela sua praticidade para serem criados como para ter os resultados mensurados em forma de gráfico ou de depoimentos.

Quanto mais objetivo for o questionário, e com uma linguagem simples de ser compreendida, melhor será para a empresa. 

Mesmo que ele seja voltado para um público que possui uma maquina de fazer tinta automotiva em seu cotidiano, a linguagem simples evita com que questões possam soar ambíguas ou então, sem contexto.

Posteriormente, é importante escolher qual será o público-alvo que irá responder essa pesquisa, para que as respostas possam vir próximas ao que a empresa deseja por serem seus consumidores. 

Se quem irá responder, já é o cliente fidelizado da empresa, os meios para se enviar a pesquisa podem ser os canais dos quais o consumidor cedeu para receber os e-mails do empreendimento.

Contudo, se a escolha de resposta do questionário estiver para consumidores em um âmbito geral, pode ser necessário recorrer a terceiros para que este contato possa ser feito. 

Após a pesquisa, os números que forem oferecidos ou depoimentos, dependendo da opção que foi feita para a resposta da questão, devem ser analisados para se compreender como o problema que moveu o questionário pode ser solucionado. 

Alguns resultados podem chegar em tempo real, dependendo da ferramenta utilizada, ou demorar alguns dias para apresentar os resultados finais após o fechamento do questionário. 

Com a ajuda de uma equipe especialista, uma empresa pode usar o que foi levantado para determinar o que deverá ser feito para que os objetivos e metas que o negócio possui sejam alcançados. 

Os dados podem ser arquivados ou compartilhados para outras empresas dependendo do questionário, de modo que as melhorias dentro do segmento mercadológico conquistem cada vez mais clientes.

Portanto, pequenos atos como estratégias de pós-venda ou pesquisas periódicas sobre como está o mercado ou uma sugestão, acabam contribuindo para que as melhorias ocorram mais e mais dentro do nicho.

Considerações finais 

Em resumo, as pesquisas de mercado são formas para que os dados que forem sendo levantados, possam contribuir como base para entender o mercado interno, os comportamentos dos consumidores e também novas oportunidades dentro dos nichos. 

Tais pesquisas também podem ser boas formas para testes de campanha, fazendo com que o reconhecimento da marca dentro do segmento acabe se tornando mais assertivo entre os consumidores e um ponto de referência para os concorrentes. 

Sendo feitas de formas primárias pela própria empresa, ou terciárias com base no levantamento de dados e artigos compartilhados de outros negócios, uma pesquisa de mercado pode moldar um empreendimento a se fixar mais em seu nicho.

Com as mudanças ocorrendo, uma empresa que se mantém atualizada, as oportunidades podem crescer ainda mais, internamente e externamente.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.