6 etapas para escrever um boletim informativo que as pessoas realmente lerão

boletim informativo

O boletim informativo é uma publicação digital importante e necessária para qualquer tipo de negócio. O gestor sempre precisa pensar no modo como a empresa estrutura a comunicação com seus clientes e potenciais clientes.

Se ela não for bem estruturada, a companhia corre o risco de ser esquecida pelo público e abrir espaço para concorrentes que sabem se comunicar melhor com o público.

Consequentemente, a empresa perde oportunidades de negócios e vê seus lucros serem impactados de maneira negativa. A boa notícia é que existem várias maneiras de evitar esse problema.

Várias estratégias de marketing foram criadas para valorizar o relacionamento entre marca e consumidores, e elas compreendem a transmissão de conteúdos ricos e interessantes.

Essas técnicas são capazes de cultivar a relação entre empresas e clientes de maneira saudável, e são totalmente focadas em informações que interessam às pessoas.

A comunicação pode assumir diferentes tipos de conteúdos, e dentre eles está o boletim informativo, que mostra ser uma ferramenta eficiente e oportuna.

Para saber um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de boletim informativo e dar algumas dicas para elaborar esse modelo de comunicação digital para o seu negócio. Acompanhe!

Entenda o conceito de boletim informativo

Boletim informativo é considerado um tipo de publicação digital enviado para os clientes e potenciais clientes (leads), de modo a estabelecer uma comunicação constante.

Geralmente, esse material é enviado por e-mail e para contatos que desejam recebê-lo. São pessoas que fazem o cadastro e se tornam assinantes que querem receber essa edição da marca.

Assim, uma escola que oferece aulas de percussão pode convidar os visitantes de seu site a assinar sua newsletter, que na verdade é o próprio boletim informativo.

Esse conteúdo carrega informações úteis e interessantes para o público, por isso, é uma forma de estabelecer contato com as pessoas, mas sem manter o foco nas vendas.

A intenção é produzir um material que faz parte do universo da corporação, mas sem focar naquilo que ela vende.

É assim que ele consegue estabelecer uma comunicação estratégica e possibilita que a empresa esteja sempre em contato com o seu público.

Esse formato pertence ao marketing de conteúdo, que tratam-se de materiais ricos e relevantes, que também podem assumir outros formatos, como:

  • Imagem;
  • Texto;
  • Vídeo;
  • Infográfico;
  • Áudio.

A estrutura e o assunto são totalmente focados naquilo que interessa às pessoas, ao mesmo tempo em que não fazem nenhum tipo de oferta de produtos e serviços.

O boletim informativo é um tipo de comunicação de topo de funil, e seu foco sempre será compartilhar conhecimento. Por meio dele, um profissional que presta consultoria para abrir pizzaria se transforma em autoridade no assunto.

A organização também tem a oportunidade de se aproximar de potenciais clientes, de maneira sutil e sem nenhum tipo de apelo comercial.

A estrutura desse formato é fundamental para prender a atenção das pessoas e fazer com que elas se interessem pelas informações prestadas, o que acontece por meio de links para blog, vídeos, site corporativo, entre outros.

Mas não é apenas a estética do conteúdo que colabora com as estratégias de marketing, visto que as plataformas utilizadas para o envio também são importantes e funcionam como ferramentas de análise.

Por meio delas, é possível identificar a taxa de abertura de e-mail, taxa de cliques nos links e chamadas para a ação (CTAs), tempo de leitura do boletim, horário de abertura do e-mail, quem sinalizou a mensagem como spam e quem se descadastrou da lista de envio.

Principais vantagens do boletim informativo

Essa estratégia traz uma série de vantagens para os negócios, e uma delas é o fato de que ajuda a criar e a fortalecer a relação entre empresas e clientes.

Também é uma forma de mostrar para o público que o negócio é especialista no que faz, pois o conteúdo aborda assuntos do interesse da audiência e pode ser usado para esclarecer dúvidas e resolver problemas.

Ao investir no boletim informativo, uma escola de curso manutenção em iphone passa a trabalhar com um formato versátil, que pode ser usado por qualquer tipo de negócio e para diversas finalidades.

Embora não seja o foco, ele ainda pode conter uma oferta, anúncio, divulgar um evento, e assim por diante.

Além disso, a organização não precisa se apegar a um único tipo de conteúdo, pelo contrário: é possível misturar vários deles, mas sempre mantendo a coerência e o objetivo.

A estratégia também ajuda a aumentar o tráfego do site, pois todas as pessoas que receberem o boletim, ao clicar no link, serão redirecionadas para uma página do negócio.

As visitas ao site de uma escola de aula de volante vão crescer de maneira orgânica, o que beneficia as suas estratégias de marketing digital.

A mensuração é muito simples, pois é possível saber quem abriu o e-mail, o horário em que ele foi aberto e a localização das pessoas que visitaram o site.

Para potencializar ainda mais a ação, o envio pode ser automatizado para garantir periodicidade e consistência na estratégia. Por fim, o envio de boletins informativos é uma ação de baixo custo e excelentes retornos.

Só que para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário saber como elaborar o boletim informativo do jeito certo.

Como elaborar um boletim informativo?

A primeira coisa que a empresa precisa saber antes de elaborar um boletim informativo é que eles só devem ser enviados se forem realmente relevantes. Dito isso, algumas dicas para criá-lo são:

1.    Definir as metas do negócio

É necessário pensar quais realmente são as metas ao enviar o boletim, que pode ser o crescimento do negócio, atração de clientes em potencial, entre outras possibilidades.

Independentemente do que uma empresa de assistência smart tv samsung quer alcançar, suas metas precisam ser claras e específicas, pois isso vai ajudar a mensurar o progresso.

É possível aumentar o conhecimento da marca, conquistar novos clientes, melhorar o engajamento ou qualquer outra necessidade.

Quando for definir esses critérios, é fundamental avaliar a eficácia e considerar de que maneira reproduzir iniciativas do mesmo tipo futuramente.

2.    Criar uma boa estrutura para o e-mail

Procure destacar os conteúdos mais importantes, utilizar poucas imagens, organizar bem as informações e chamar a atenção dos usuários para os links e CTAs.

A estética vai definir a performance da estratégia, mas o foco não deve ser apenas o design. Colocar muitas imagens e estruturas em HTML pode dificultar o carregamento da mensagem e enviar o conteúdo para a caixa de spam.

Além disso, o formato precisa ser responsivo, tendo em vista que muitas pessoas utilizam o celular para acessar a caixa de e-mail.

3.    Escolher uma boa plataforma

Uma escola de curso para ser adestrador de cães também precisa escolher uma boa plataforma de e-mail marketing, para automatizar o processo.

Do mesmo modo, deve considerar alguns recursos que ajudam a criar boletins informativos de maneira simples, como modelos, editor de arrastar e soltar, opções de integração, automação de marketing, páginas de destino e formulários de inscrição.

Escolher uma boa plataforma é uma maneira de garantir que os clientes tenham acesso a um excelente boletim, sem que isso custe caro para a empresa.

4.    Inserir links

Caso a empresa tenha uma informação importante para compartilhar e caso ela seja curta, pode ser inserida diretamente no corpo do e-mail. Agora, se ela for muito longa, o ideal é inserir um link no boletim informativo.

No caso de uma oficina mecânica mais próxima, além de encurtar a newsletter, também é uma forma de conduzir os usuários para as páginas oficiais da empresa, aumentando seu alcance orgânico.

5.    Conquistar assinantes

Depois de elaborar um bom boletim informativo, chegou o momento de atrair assinantes e, para isso, o melhor caminho é inserir um formulário de inscrição no site institucional e no blog.

Crie uma seção de inscrição com o formato mais adequado para a empresa e para o público, pois isso ajuda a chamar a atenção das pessoas.

É interessante oferecer alguns incentivos, como descontos, conteúdos gratuitos e outras ofertas que funcionam como moeda de troca.

6.    Escrever um bom título de e-mail

Para aumentar a taxa de abertura, uma empresa de serviço de reboque para motos deve criar um bom título de e-mail, usando o nome do remetente.

Isso não significa inserir alguma informação que não é abordada no boletim informativo, uma vez que isso pode frustrar o usuário.

Considerações finais

O boletim informativo é uma estratégia inteligente e que ajuda as empresas a divulgarem conteúdos ricos e interessantes para a audiência, de maneira prática e com custos reduzidos.

Além das dicas que mencionamos aqui, é fundamental seguir uma periodicidade concreta para que os contatos saibam quando vão receber as novidades por e-mail.

Eles vão passar a enxergar o seu negócio como uma autoridade naquilo que fazem e ainda perceber que podem confiar na empresa, sempre que precisarem de algo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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