5 Sinais de que para trocar os pneus do seu carro

Você sabe quais são os sinais de que precisa trocar os pneus do seu carro? Confira quando você deve efetuar a troca para manter a segurança em seu veículo e evitar acidentes!

Qual é o momento ideal para trocar os pneus? Essa pode ser uma questão difícil para os condutores de veículo novatos, ou até mesmo para quem precisa esperar um pouco mais para realizar a troca.

Felizmente, existem algumas maneiras de indicar se os pneus novos devem ou não ser adquiridos com urgência. Em vez de esperar por um incidente em que os pneus não funcionam, a substituição pode economizar muito tempo e estresse.

Procurar os sinais de pneus desgastados pode ser difícil, mas esses cinco indicadores podem ajudar a determinar se você precisa fazer uma viagem à uma loja de pneus em Goiânia ou algum centro automotivo local.

Trocar os pneus: Sinais de que os pneus precisam ser substituídos

trocar os pneus do seu carro

Confira a seguir como identificar que está na hora de ir a uma loja de pneus para comprar modelos novos:

O piso do pneu parece baixo

A banda de rodagem do pneu é crucial para a capacidade do seu veículo de ganhar tração em várias superfícies de direção. Ele mantém seu carro estável em coisas como chuva ou neve.

A banda de rodagem visualmente se parece com fissuras ou ranhuras na parte externa do pneu, e se você perceber que eles estão se tornando mais lisos e menos definidos, é hora de pensar em pneus novos.

Desgaste irregular da banda de rodagem

Outro sinal está relacionado à banda de rodagem do pneu, mas mais ainda onde está ocorrendo. O desgaste excessivo em apenas um lado indica que seu carro está desalinhado ou inflado incorretamente.

Ambos os problemas são fáceis de descobrir, especialmente com um técnico treinado. O processo de desgaste irregular também pode ter sido um produto de outros problemas, como molas ou outras peças danificadas, portanto, seja qual for o caso, vale a pena uma visita ao seu centro de atendimento automotivo para trocar os pneus.

Formação de Rachaduras de Pneus

Uma rachadura em um pneu obviamente não é uma coisa boa. É um sinal claro de que as coisas não estão funcionando e é hora de olhar para uma nova borracha. Se despercebido ou ignorado, pode levar a um estouro, o que é muito pior do que um simples reparo de pneu.

Vibração do Pneu

Este é um pouco mais complicado. A vibração dos pneus ocorre quando um problema de alinhamento novamente, ou mesmo uma suspensão danificada, está colocando pressão extra nos pneus.

Obviamente, uma estrada irregular ou um caminho não pavimentado pode levar ao excesso de vibração, mas você conhece melhor o seu carro. Se algo parecer “diferente”, confie em seu instinto e leve o veículo a um profissional para se certificar de que algo não está errado e precise trocar os pneus.

A luz do pneu está acesa no painel

Este é o mais óbvio, mas se a luz do pneu do seu veículo estiver acendendo sem parar, mesmo após aplicar a pressão adequada, talvez seja hora de substituí-los completamente.

Por mais que muitos condutores acreditem que, mesmo com os sinais de desgaste, é possível manter os pneus por mais um período, isso é completamente errado, pois há grandes riscos de acontecerem acidentes graves que colocam em risco a vida não só do motorista, mas dos passageiros do veículo e pedestres.

Além disso, esperar para trocar os pneus com intuito de economizar, ainda pode acabar em danos no veículo que terão que ser reparados, encarecendo ainda mais os gastos com o mesmo.

Levando em consideração esses e outros motivos, quando notar os sinais que mostrar a hora de trocar os pneus, não os ignore.

Share your love