Tenha seu e-commerce em alta nas redes: Saiba  6 táticas do mercado

Para manter o seu e-commerce em alta é fundamental conhecer algumas táticas que te tornam referência no seu nicho. O marketing digital é fundamental para toda empresa que busca atrair e fidelizar o seu cliente. 

Isso porque, com a estratégia correta, qualquer e-commerce pode se tornar referência no mercado, independente do seu porte. 

Esse conhecimento é fundamental, pois a cada ano surgem mais empresas, com produtos e serviços semelhantes e mesmo com a concorrência, o importante é fidelizar o cliente.

Portanto, podemos dizer que a comunicação é a chave das táticas para ter um e-commerce em alta. Assim, cria-se um vínculo com o cliente, a fim de conhecê-lo melhor e ter um atendimento personalizado. 

Embora muitos clientes consideram o preço um grande atrativo, não podemos negar que os valores, as conexões e as bandeiras que a empresa levanta não são diferenciais a serem considerados. 

Se você está perdido e não sabe como alavancar o seu comércio online com a gestão de startups e empreendedorismo digital e quer saber mais sobre o assunto? Confira o conteúdo a seguir! 

Quais empresas devem aplicar as táticas de marketing digital?

Todos os e-commerces devem investir em estratégias de marketing digital para alavancar as suas vendas. Isso porque, a forma como a presença digital da marca é construída muitas vezes é o diferencial e pode pesar muito mais do que o preço do produto ou serviço.

O marketing digital é responsável por acompanhar o cliente durante toda a jornada de compra, por isso utilizar as estratégias corretamente possibilitam resultados muito mais positivos.

Portanto, independente do porte da empresa o ideal é investir em marketing desde o lançamento. Assim, o reconhecimento do público-alvo virá desde o princípio, com maior potencial de fidelização.

Assim, o consumidor final tem a oportunidade de acompanhar a jornada de desenvolvimento e de maturação da marca e claro, participar da construção da comunidade com a gestão comercial ead

Os benefícios de se ter consumidores fiéis e engajados desde o começo são inúmeros, pois a empresa de e-commerce tende a economizar esforços com marketing a longo prazo.

Deixa sentido, é certo dizer que a marca terá uma presença forte em todos os canais que estiver presente, seja nas redes sociais, em seu blog ou em seu site institucional.

Quais são os primeiros passos?

O marketing digital é uma forma prática e comprovadamente eficiente de gerar novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a marca e empreendimento, sendo assim deve ser uma coisa contínua.

Antes mesmo de tomar qualquer decisão estratégica o ideal é conhecer o seu público, ou seja, é preciso entender o seu comportamento, dados econômicos, estilo de vida, seus objetivos, quais são as suas expectativas e como o produto ou serviço pode ajudá-lo.

Nesta etapa de segmentação objetivo identificar os subgrupos que existem dentro do seu cliente ideal e assim determinar quais são as melhores estratégias para o seu e-commerce e curso gestão de pessoas a distancia

É importante saber em quais canais é possível encontrar o seu público, pois a internet é um local muito grande para se atirar para todo lado.

Entenda que saber onde está o seu cliente é mais importante do que querer vender inicialmente.

Uma empresa focando somente nas vendas e não na construção de um relacionamento duradouro com seus clientes, a tendência é que você não tenha bons resultados a longo prazo.

Em contrapartida, quando se coloca todo conhecimento em cima do público certo, as vendas acontecem naturalmente.

Isso porque toda comunicação será voltada para aquele cliente em específico, portanto ele estará alinhado com as dores, com os propósitos e com as bandeiras da marca.

6 táticas de marketing para atrair e fidelizar clientes

Com o crescimento das redes sociais, é certo dizer que grande parte da audiência de uma marca está na internet. 

Por isso, marketing digital e saber quanto custa o curso de gestão financeira tem sido a melhor maneira para atrair e fidelizar os clientes, afinal, conhecimento é sempre uma parte importante de administrar e gerir um negócio.

Algumas táticas de marketing para atrair o seu público alvo podem incluir:

  1. Construção de uma identidade marcante

Para ter uma marca é fundamental pensar em todos os aspectos, por isso, construir uma identidade marcante é fundamental.

Porém, isso vai muito além da criação do logo. Uma marca forte significa que ela é baseada em valores e bandeiras concretas. É através das estratégias de marketing que o e-commerce constrói a sua imagem e gera conexão com seu público.

  1. Criação de conteúdo para os seus pontos de contato 

Tantas lojas virtuais, quanto as lojas físicas devem investir em conteúdos para internet e em conhecimento, através de tecnologo gestão financeira ead. Seja nas redes sociais, nos sites ou em blogs o conteúdo está presente. 

Esse fenômeno acontece pois, assim que bem aplicadas, as estratégias auxiliam na atração, educação e retenção de leads e novos clientes.

Vale pontuar que a jornada de compra varia de acordo com o cliente. Portanto, as táticas para e-commerce precisam ser desenvolvidas para acompanhar as diversas fases que o seu cliente pode estar.

Neste sentido,o marketing digital pode ser entendido como uma esteira, que acompanha o cliente desde o descobrimento da sua marca, até a sua fidelização. 

Entre os principais tipos de conteúdos que o seu e-commerce pode investir estão: 

  • Blog posts;
  • Ebooks;
  • Podcasts;
  • Vídeos.

Cada um desses formatos, explorados em uma faculdade de vendas, pode ser utilizado em um canal de comunicação diferente e isso depende do público-alvo e intenção que você tem com o conteúdo. 

  1. Criação de conexões

As redes sociais são os principais pontos de contato com o seu cliente e isso permite que você, enquanto marca, esteja presente no dia a dia do seu público.

As plataformas digitais permitem com que as lojas comprem conteúdos a fim de buscar interação e construção de relacionamento.

Sendo assim, podemos dizer que a melhor maneira de atrair ter bons resultados através das práticas de marketing digital é criar conteúdo, conversando, respondendo comentários e dando suporte de qualidade aos clientes.

Para tanto é imprescindível ter os dados sobre o seu público alvo. Assim, é possível saber como ele se comunica, quais são as suas dores e suas expectativas em relação ao seu produto ou serviço.

  1. Utilização do conteúdo gerado por seus clientes 

É muito comum, nas redes sociais, clientes divulgarem os produtos que mais gostam de uma determinada marca mesmo sem faculdade de vendas e marketing

Portanto, ao investir em produtos de qualidade, em um atendimento personalizado e garantir a experiência do cliente você certamente irá economizar com marketing, uma vez que o seu próprio cliente estará divulgando a marca sem custo. 

Uma maneira de incentivar que os clientes façam algum tipo de conteúdo é garantir que ele tenha uma boa experiência e claro, fazer com que ele se sinta único.

Seja através de brindes, cupons ou um simples recadinho é fundamental que você encontre as melhores táticas para estimular o seus consumidores a criar conteúdo para a sua empresa. 

  1. Criação de programas dentro da sua comunidade

Dentro das táticas para loja virtual, o programa de fidelidade é o que mais faz com que o cliente se sinta uma parte importante da comunidade online, criada a partir de interações e incentivos de feedbacks.

Neste sentido, podemos dizer que os programas de benefícios são grandes aliados quando se trata da fidelização de clientes. 

As recompensas podem ser diversas, como por exemplo, descontos, recebimento de notícias de lançamentos antecipados e até mesmo espaços destinados somente para os fãs da sua marca.

Portanto, o ideal é avaliar quais são as melhores opções levando em consideração o público e o que ele precisa. 

Se saber qual é o melhor programa de finalização está sendo uma dificuldade para o seu negócio, a recomendação é: pergunte e use a gestão estratégica de marketing e vendas!

Se o seu público se identificar com a sua marca, certamente ele fará questão de participar das decisões – que os beneficiarão também.

  1. Aposte no e-mail marketing para consolidar a marca

Embora muitas pessoas acreditem que e-mail não é eficiente, ele ainda é uma poderosa ferramenta de captação e retenção de clientes, ainda mais quando se trata de um negócio online.

Dentro do e-mail marketing pode se utilizar a estratégia de antecipar as necessidades do cliente bem como manter o relacionamento no pós-venda. 

Portanto com as estratégias bem definidas e bem estruturadas, certamente o seu e-commerce terá todo o suporte para se solidificar no mercado e criar um vínculo com verdadeiro público alvo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.