SEO e SEM: Qual a diferença e quando usar

Saiba o que é e quais são as principais diferenças entre SEO e SEM e como usar essas estratégias.

O marketing digital é uma área em constante evolução e, por isso, é importante estar sempre atualizado sobre as novidades. Uma dúvida que surge com frequência é sobre a diferença entre SEO e SEM.

SEO e SEM são estratégias de marketing digital que visam aumentar o tráfego do site, mas funcionam de forma diferente. SEO é o processo de otimização de um site para os mecanismos de busca, com o objetivo de melhorar o posicionamento nas páginas de resultados (SERP). 

O SEM envolve o uso de anúncios pagos para promover um site nos resultados de pesquisa. Apesar de serem métodos complementares, é fundamental saber quando usar cada um. Neste artigo, abordaremos as principais diferenças entre esses termos e muito mais. Gostou da pauta? Então fique conosco! 

SEO: O que é?

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca. É o conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados (SERP) dos motores de busca (Google, Yahoo!, Bing, etc.), aumentando assim sua visibilidade e trazendo mais tráfego qualificado para o site.

SEM: O que é?

O SEM é um tipo de marketing online que promove um site através de mecanismos de pesquisa, como o Google. Ele ajuda a aumentar o tráfego do site, além de melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa.

Qual a diferença entre SEO e SEM?

SEO é o processo de melhorar o ranking do site nos resultados orgânicos dos motores de busca. Isso significa que as pessoas encontrarão seu blog de toldo articulado quando pesquisarem palavras-chave relacionadas ao seu negócio. 

SEM é um termo mais amplo que engloba SEO, mas também inclui outras técnicas de marketing, como anúncios pagos nos resultados dos motores de busca (SERP). Ao contrário da SEO, o SEM não depende exclusivamente do conteúdo e da estrutura do site para ranquear os anúncios. 

Afinal, os anunciantes podem usar vários fatores, como lance por clique e qualidade do anúncio, para determinar onde aparecerão nos resultados do mecanismo de pesquisa. Embora as duas estratégias sejam diferentes, elas são complementares e geralmente são usadas em conjunto para obter os melhores resultados.

Quando usar SEO e quando usar SEM?

SEO e SEM são duas estratégias de marketing digital que podem ajudar a melhorar o ranqueamento de um site nos resultados de busca. Dessa forma, é importante saber como usá-las para garantir os melhores resultados possíveis. Veja a seguir alguns aspectos para ajudá-los: 

Qual estratégia devo usar?

A escolha da estratégia certa dependerá do seu objetivo. Se pretende melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa organizados pelos motores de busca (por exemplo, Google), deverá concentrar a sua energia no SEO.

No entanto, se você quer garantir que seu site apareça nos primeiros resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave como “luva de vaqueta” você terá que investir em links patrocinados (anúncios) SEM.

Dicas para aumentar o tráfego do site

Com o aumento do uso da internet e da concorrência entre os sites, a otimização para os mecanismos de busca se tornou cada vez mais importante para quem deseja ter sucesso online. 

Afinal, aparecer nas primeiras posições do Google pode significar um aumento considerável no tráfego do site e, consequentemente, na venda de exaustor centrífugo da sua empresa, por exemplo. Mas como fazer para melhorar o SEO do seu site e conquistar esses primeiros lugares? Aqui vão algumas dicas:

1. Escolha as palavras-chave certas

As palavras-chave são fundamentais para o bom desempenho do seu site nos resultados de busca. Elas são os termos ou expressões que as pessoas usam quando realizam uma busca relacionada ao seu negócio como “bomba de vácuo” por exemplo.

Por isso, é importante escolhê-las bem para aplicar no seu site. Uma boa dica é usar a ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google AdWords para pesquisar as melhores opções.

2. Crie conteúdo relevante e atualizado

O conteúdo é uma das principais armas na luta pelo bom posicionamento nos resultados de busca. Isso porque os sites que oferecem conteúdos relevantes e atualizados tendem a ser bem ranqueados pelos motores de busca.

Portanto, invista em um blog com conteúdos ricos e relevantes para o seu público-alvo. E não esqueça de atualizá-lo com frequência! Um blog ativo é um grande aliado na hora de melhorar o SEO do site.

3. Otimize seu site ou blog

Por fim, a otimização do site é fundamental para posicionar sua marca nas primeiras posições do Google e de outros buscadores. Isso significa que desenvolver uma boa estratégia de SEO permitirá identificar possíveis problemas, além de aumentar a visibilidade e as visitas à página da sua empresa.

Desta forma, será necessário realizar um diagnóstico analisando o desempenho do seu site, velocidade de carregamento das publicações, distribuição e capacidade de resposta do conteúdo e a adaptação móvel.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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