Para quem está em busca de trabalho freelancer online, o melhor caminho é através de plataformas voltadas especificamente para freelancers.

Hoje em dia, empresas, startups e até pessoas físicas precisam de profissionais qualificados para a realização de novos projetos.

Criação de sites, desenvolvimento de aplicativos, escrita de artigos, tradução, enfim, são tantos nichos, tornando então necessária uma pessoa especialista no assunto.

E justamente para isso que existem essas plataformas, uma vez que disponibilizam as mais variadas ofertas de trabalho para o freelancer.

Então, você está começando agora o trabalho freelancer online, e não faz a mínima ideia por onde começar?

Descubra aqui as melhores plataformas!

Vale a pena o trabalho freelancer online?

Antes de conhecer quais são as melhores plataformas de trabalho freelancer online, vale a pena saber as vantagens desse tipo de trabalho:

Flexibilidade e diversidade

Ser um profissional autônomo permite que você tenha a possibilidade de escolher seus clientes e os projetos com os quais quer trabalhar.

Por outro lado, se um freelancer tiver dificuldade em encontrar clientes, ele será obrigado a aceitar qualquer coisa, e perderá assim a sua liberdade de escolha.

Como o trabalho é online, você tem a flexibilidade de trabalhar de onde quiser. Basta um computador com acesso à internet.

Melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Os freelancers podem organizar suas agendas, e assim, organizar seu tempo entre o trabalho e sua vida pessoal.

Por outro lado, é importante ter muita disciplina, e ao otimizar seu tempo, sua jornada de trabalho pode se resumir a 5, 6 horas.

Estímulo intelectual

O trabalho freelancer onlineconsiste em mudança constante de clientes, podendo trabalhar em projetos diferentes, com pessoas e problemáticas diferentes.

Ele pode até trabalhar em nichos de mercado diferentes, o que é extremamente motivador.

Agora que você já viu alguns benefícios de trabalhar como freelancer online, conheça, a seguir, as melhores plataformas.

Quais são as melhores plataformas de trabalho freelancer online?

Você sabia que com a pandemia houve um aumento significativo por trabalho freelancer online?

Seja para complementar a renda ou mesmo como fonte de renda principal, buscar oportunidade de trabalho em plataformas é o melhor caminho.

Isso porque, são publicados projetos nas mais diversas áreas e sendo uma chance de construir uma boa rede de contatos e clientes.

Confira quais são as melhores plataformas de trabalho freelancer online:

1.Freelancer.com.br

O Freelancer.com.br é considerado uma das maiores plataformas, presente em mais de 240 países, o que multiplica o leque de oportunidades de trabalho.

É possível encontrar trabalhos nas áreas de marketing, tecnologia, desenvolvimento de sites, apenas para citar alguns.

O cadastro é gratuito e muito simples, e a dica é descrever todas as suas competências e experiências, de forma que potenciais clientes queiram te contratar.

Lembre-se que quanto melhor for o seu trabalho, melhor avaliação receberá, aumentando as chances de suas propostas serem aceitas.

2.Workana

É considerada a maior plataforma da América Latina, onde todo o processo é online, desde o cadastro do seu perfil, passando pela entrega dos trabalhos, até os recebimentos.

A cada entrega de trabalho, o cliente faz uma avaliação e você vai subindo de nível, e quanto mais alto, mais projetos você recebe semanalmente.

Há ainda a possibilidade de assinar um plano, e o valor é enviado para a sua conta (na plataforma) assim que o cliente liberar os fundos.

Assim como outras plataformas de trabalho freelancer online, há a cobrança de comissões, que podem variar de 15% a 20%.

3.99Freelas

No 99Freelas, o processo de cadastro de perfil é semelhante ao de outras plataformas, no entanto, a dica é que faça a adesão a um plano, uma vez que é muito difícil fechar um negócio com o plano gratuito.

O site é bem intuitivo, e é muito fácil encontrar os projetos para a sua área de atuação e enviar as suas propostas.

Para chamar a atenção de potenciais clientes, elabore um bom portfólio para adicionar ao seu perfil e deixe bem claro porque vale a pena te contratar.

4.UpWork

Para trabalhar na plataforma, é necessário ter uma noção básica de inglês, pois todos os trabalhos oferecidos são nessa língua.

Por outro lado, poderá ganhar muito mais, uma vez que os pagamentos são feitos em dólar.

Por exemplo, determinados serviços são mais procurados: marketing, escrita, desenvolvimento web, tradução, etc.

Quanto às comissões, a plataforma cobra 20% de comissão a cada 500 dólares.

5GetNinjas

Nessa plataforma, é possível oferecer os mais variados serviços, desde o trabalho freelancer online, até mesmo tarefas domésticas.

Tem o diferencial de a possibilidade de encontrar um trabalho próximo à sua residência, no entanto, pode demorar um pouco para fechar um negócio.

Mas como está ainda se desenvolvendo, vale a pena dar uma olhada e avaliar se há um projeto interessante.

6.Plataforma Rock Content

A Rock Content já é conhecida por divulgar artigos de marketing digital, SEO, marketing de conteúdo…

Para quem tem interesse por essa área, é outra oportunidade de trabalho freelancer online, no entanto, é necessário se submeter a um teste antes de se cadastrar.

Uma vantagem da plataforma é que você tem acesso a vários cursos gratuitos, o que só conta pontos a favor no seu portfólio.

7.Fiverr

Embora seja em inglês, o Fiverr tem despertado bastante o interesse de freelancers brasileiros.

Seu diferencial é que você pode publicar seus próprios projetos ou um cliente pode entrar em contato direto para te contratar.

Na verdade, para quem está começando, é uma boa maneira de divulgar o trabalho e se fazer conhecer.

8. BID Digital

É um site brasileiro para freelancer que apresenta diferenciais se comparadas às outras plataformas, como programas de recompensa, o BID Rewards. Quanto mais você usa a plataforma como contratante ou freelancer, mais benefícios você acumula, como por exemplo, gerente de contas. Também transforma pontos em dinheiro. Para cada 10 pontos que você acumular, é adicionado um saldo de R$ 1,00 no seu perfil.

 

Essas são as melhores plataformas de trabalho freelancer online, e para quem está começando, vale a pena cadastrar seu perfil em uma delas até para sentir como tudo funciona.

O mais importante aqui é dar o primeiro passo, caso contrário, ninguém vai saber que você é especialista nesta ou naquela área, e tenha paciência.

Geralmente, quando começamos a trabalhar como freelancer, leva um certo tempo até que nossa primeira proposta seja aceita, afinal, a concorrência é grande.

Por isso que é importante você entregar o melhor trabalho possível, mesmo que seja por um valor mais baixo.

Isso pode ser um cartão de visitas precioso!

 

Categorias: Blog