Ter ações para seus colaboradores é essencial para manter a experiência das pessoas que fazem sua estratégia girar e mais do que conhecer conceitos, olhar para o employer branding na prática faz toda diferença para seus planejamentos.

Essa ação ganha cada vez mais espaço dentro das empresas e é uma forma importante de fortalecer a marca empregadora e tornar colaboradores mais engajados e produtivos.

Você sabe o que é essa prática e como ela tem sido aplicada em diversas empresas? Fique por dentro agora mesmo!

 

O que é employer branding?

O employer branding é um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de sua empresa como um bom local de trabalho.

Essa ação é uma estratégia que tem como finalidade reforçar os pontos positivos de trabalhar na empresa para que outros profissionais queiram fazer parte da experiência.

Em um cenário cada vez mais competitivo, mais do que atrair público e consumidores, é importante olhar também para estratégias do negócio para atrair os melhores talentos para que a empresa cresça ainda mais e se torne destaque entre os concorrentes.

Sendo assim, quando bem executada, os colaboradores enxergam a empresa como além de horas trabalhadas e passam a fazer parte verdadeiramente do ambiente, buscando se desenvolver junto com a organização.

Com isso, constroem-se equipes de alta performance, atrai e retém talentos, aumenta produtividade e faz com que a empresa desponte no mercado perante a concorrência. Mais do que isso, o employer branding dá diversas vantagens, como:

  • Redução de custos com recrutamento;
  • Divulgação espontânea e reconhecimento de marca;
  • Melhoria na experiência do cliente;
  • Maior motivação e engajamento.

Estratégias de Employer Branding na prática: 3 ações no mercado!

Como dissemos, mais do que entender o conceito da estratégia, é importante olhar para o mercado e para como ela vem sendo praticada para buscar insights para seu negócio.

É essencial fazer um planejamento e ter em mente que essa estratégia foca também o desenvolvimento de talentos, afinal, capacitar pessoas diz sobre crescer nos rumos da empresa.

Por isso, é importante trabalhar a marca e pessoas, manter canais de comunicação aberto com suas pessoas e não só os colaboradores, mas os futuros talentos, manter rotinas de feedbacks constantes e tratar seus recursos humanos como menos recursos e mais humanos.

Para te ajudar ainda mais no seu planejamento, reunimos algumas ações de sucesso para sua inspiração. Confira!

1. Google

Não tem como falar de employer branding e não falar de Google. Uma das empresas mais sonhadas por muitos talentos trabalha fortemente sua marca internamente e é justamente por isso que tem tanto sucesso.

O buzz gerado através das vantagens de trabalhar no Google é tão grande que a empresa recebe mais de 3 milhões de currículos anualmente e é referência em gestão de pessoas.

Para conquistar esse patamar, a empresa investe em planos de carreira, benefícios diversos, ambientes de trabalho interativo e dinâmico, em que são valorizadas criatividade e inovação, regime flexível de trabalho, metas claras, autonomia e troca de informações estratégicas entre todas as estruturas hierárquicas de forma clara e rápida.

2. Nubank

Crescendo a cada ano através de suas inovações no ramo bancário, o Nubank tem também importantes ações para seus colaboradores e é uma marca querida e desejada por muitos trabalhadores.

A marca investe em compartilhar seu ambiente e seu espaço para que todos conheçam e queiram fazer parte. Há no blog e no Youtube um espaço reservado para mostrar o dia a dia da empresa, dar destaque a cultura, funções e valores de empreendedorismo e diversidade do negócio.

Além disso, uma forte ação que diferencia o employer branding do Nubank é seu onboarding, em que há grandes experiências durante a imersão e novos colaboradores, fazendo com que o encantamento ocorra desde o primeiro dia e seja repassado para dentro e fora da empresa.

3. RiHappy

Uma ação muito reconhecida que une employer branding aos valores da empresa foi da marca RiHappy. A empresa entrou em um projeto para contratar apenas mães para seu quadro de funcionários.

Mulheres e mães, muitas vezes, sofrem grandes dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho e é justamente esse estigma que a marca buscou quebrar. Ao fazer essa ação, a marca desenvolve simpatia e identificação com seu público-alvo, conquistando público interno e externo.

As ações de employer branding são essenciais para o crescimento das empresas e para o desenvolvimento de talentos para inovação e destaque no mercado. Como está sua estratégia? Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema e faça seu planejamento!

 

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