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Como desenvolver práticas de marketing digital para melhorar seus resultados?

Marketing digital nada mais é do que um conjunto de atividades que a empresa realiza na internet para atrair negócios, desenvolver a identidade da marca e criar relacionamentos.

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Existem várias ações que podem ser trabalhadas e são perfeitas para qualquer tipo de negócio, independentemente de sua localização, segmento ou porte. Mas quando se fala sobre marketing digital, parece que se trata de algo abrangente.

Na verdade, até pode ser um conceito abrangente, mas ao mesmo tempo, também é subjetivo. Isso faz com que gestores e empreendedores parem para pensar se qualquer ação na internet é considerada como marketing digital.

Eles também estão sempre em busca das melhores estratégias e como podem extrair o melhor dessas ações. Mas a verdade é que não restam dúvidas sobre o crescimento das ações digitais e o quanto elas são cada vez mais necessárias.

Mas para ter bons resultados, é necessário conhecer as principais etapas para uma estratégia de marketing eficaz, como identificar objetivos, como segmentar o público-alvo e como essa segmentação contribui com as campanhas.

Por fim, a marca deve saber quais são as métricas que precisam ser acompanhadas para avaliar suas estratégias, e de que maneira elas podem ser usadas para otimizar as campanhas.

Etapas de uma boa estratégia de marketing

Uma boa estratégia de marketing é constituída por diferentes etapas, e uma delas é reconhecer o segmento por meio de uma análise de mercado. É assim que o negócio vai saber quem é seu público-alvo, seus concorrentes, oportunidades e desafios.

Em seguida, é um momento de definir o público-alvo e a persona, com o propósito de compreender as necessidades, preferências e dores dessas pessoas.

Sabendo quem é o público, uma autoescola especializada em reabilitação da carteira de habilitação consegue definir quem é sua persona, um personagem semi fictício, que reúne características como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Profissão;
  • Problemas;
  • Desejos;
  • Necessidades.

Sabendo quem é a persona, o negócio parte para a terceira etapa para posicionar sua marca de fazer com que ela seja vista pelos clientes. Isso envolve a escolha de linguagem adequada, valores e comportamentos.

Outro ponto fundamental é definir os objetivos, depois eles vão orientar as ações para que a companhia alcance seus propósitos. Mas para que sejam eficientes, precisam ser definidos com critério.

Só depois de passar por todas as etapas, a organização vai conseguir pensar no desenvolvimento de suas estratégias e futuramente a fazer seu monitoramento.

Só que é muito importante saber identificar e definir os objetivos, e a organização pode tentar vender mais, fidelizar clientes, aumentar sua visibilidade, construir uma boa relação com os consumidores, entre outras possibilidades.

Para defini-los, é fundamental identificar a situação atual da empresa, estabelecer metas de curto prazo, coordenar os objetivos de longo prazo e medir os resultados.

Como segmentar o público-alvo?

Uma oficina de alinhamento 3d bosch precisa saber quais são as melhores práticas para segmentar e compreender seu público. Para isso, o primeiro passo é pesquisar dados atualizados sobre o segmento de mercado.

Isso mostra carências e nichos que ainda não foram explorados e que podem se tornar os diferenciais da organização.

Também é muito importante conversar com o público e saber qual é o feedback dos clientes, a companhia pode usar consultas públicas, como as pesquisas NPS (Net Promoter Score) para avaliar a qualidade do atendimento e dos produtos e serviços.

É muito importante saber quais são as necessidades da audiência para só então começar a aprimorar as estratégias de negócios.

O feedback pode ser obtido em diferentes canais de comunicação, como redes sociais, e-mail e até por telefone, e a escolha deve ser feita com base nas características do público-alvo.

É possível criar grupos dentro da segmentação com base nas etapas em que essas pessoas se encontram no funil de vendas. Isso porque algumas pessoas já sabem o que querem comprar, enquanto outras ainda estão indecisas.

Mas ao fazer isso, uma autoescola especializada em adição categoria moto consegue personalizar diferentes tipos de abordagem e oferecer materiais de acordo com o nível de maturidade de seus consumidores.

A segmentação é fundamental para as campanhas de marketing digital porque ajuda a entender as preferências de compra, necessidades e outros critérios de decisão dos consumidores.

A companhia tem mais facilidade para saber o que essas pessoas têm em comum, e tudo pode ser feito por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas que aumentam a eficácia das ações de atração, conversão e fidelização.

A segmentação em grupos menores também ajuda a explorar oportunidades, com base nas necessidades de cada grupo. Também é dessa forma que a marca consegue desenvolver uma boa abordagem de vendas e quebrar objeções.

Aliás, para uma empresa de locação de caçamba lixo, a segmentação ajuda a reduzir o tempo de conversão, visto que é possível estabelecer uma comunicação mais direta e centrada em seu problema.

Métricas que devem ser acompanhadas

Além de compreender todo o funcionamento do marketing digital e colocar suas etapas em ação do jeito certo, outro ponto elementar em tudo isso é acompanhar e avaliar o desempenho das estratégias por meio das métricas certas. Umas delas são:

Custo de aquisição de cliente (CAC)

Para garantir a saúde financeira do negócio, é fundamental saber o quanto ele gasta para conquistar um cliente novo.

São custos que envolvem investimentos em mídia, salários dos times de venda em marketing, bem como despesas com campanhas.

Para fazer esse cálculo, é necessário somar as despesas e os investimentos e dividir o resultado pela quantidade de clientes obtidos.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica muito importante porque mensura os resultados da estratégia de Inbound Marketing. Mas, primeiro é necessário definir o objetivo da conversão, que pode ser gerar vendas, gerar lides ou até o download de um material.

Depois de determinar qual é o tipo de conversão, o cálculo funciona por meio da seguinte fórmula: Taxa de conversão = (quantidade de conversões / audiência) * 100.

Lifetime Value (LTV)

Lifetime Value é o valor do tempo de vida do cliente e mostra qual é a receita média gerada pelos compradores durante o tempo em que permaneceram com a marca, ou seja, indica o potencial de lucro.

Para que uma empresa de montagem e desmontagem de guarda roupa se mantenha saudável, precisa que seu LTV seja maior do que o custo de aquisição do cliente.

Lembrando que essa métrica é um indicador de rentabilidade muito importante, então precisa ser acompanhada constantemente. Para isso, a organização vai usar a seguinte fórmula:

LTV = ticket médio mensal * tempo médio de retenção de cada consumidor em meses.

Visualização de página

Visualização de página é uma métrica que mostra quantas vezes o visitante acessou uma página de seu site, e cada acesso, carregamento ou atualização deve ser considerado como visualização.

Se o usuário visualizar a página de uma residência assistida para idosos e clicar para recarregá-la, essa ação será vista como duas visualizações.

Trata-se de uma boa métrica, porque indica que seus esforços em SEO estão trazendo bons resultados, além de ser capazes de fortalecer o reconhecimento da marca.

Se o negócio quiser saber o número de visualizações de uma página, deve usar ferramentas como o Google Analytics. Os resultados podem mostrar que uma ação publicitária é bem sucedida ou que o site tem tráfego alto.

Mas essa métrica também pode mostrar problemas como lentidão no carregamento, usuários indecisos ou estrutura inadequada.

Uma empresa de porteiro 12×36 noturno pode usar as métricas para tomar decisões e otimizar suas campanhas de marketing digital. Para isso, é necessário considerar a métrica mais relevante, de acordo com o objetivo da campanha.

Depois de definir a estratégia para o funil digital, as campanhas precisam acompanhar a jornada de compra do consumidor, para finalmente escolher as métricas mais relevantes e definir o desempenho.

Existem várias ações que vão ajudar a otimizar as estratégias do negócio, por exemplo, alterar os objetivos das campanhas, aumentar ou reduzir o tamanho do público e até mesmo alterar a segmentação da audiência.

Uma clínica de auxiliar de enfermagem noturno pode revisar as palavras-chave usadas, alterar o tipo de campanha, criar novos anúncios, interromper os anúncios menos efetivos e até mesmo alterar dias e horários de suas campanhas.

Considerações finais

Investir em marketing digital é uma necessidade para qualquer negócio que queira se manter competitivo e sustentável em seu mercado de atuação.

As pessoas estão cada vez mais conectadas, por isso as empresas também precisam estar, caso contrário, podem perder excelentes oportunidades de negócios.

A melhor maneira de marcar presença na web é com as estratégias de marketing digital, obedecendo a todas as etapas para criar um bom planejamento e se comunicar com o público certo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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