Perdeu o prazo das dividas mei? como regularizar dívidas do MEI

Um Microempreendedor Individual tem muitas obrigações a cumprir e ele precisa estar em dia para evitar sofrer multas e outras punições.

Se você é um MEI e perdeu o prazo, fique tranquilo, nós vamos te explicar o que acontece a partir de agora, iremos te dizer como você pode resolver esse problema.

Não se desespere, nós vamos te ajudar. Leia este artigo até o final e fique por dentro do que é preciso a partir de agora.

O que acontece se não pagar o MEI?

Aproximadamente 1,8 milhões de empreendedores não conseguiram cumprir o prazo e agora estão devendo bilhões.

Se os empreendedores não pagarem as suas dívidas, o nome da sua empresa vai parar na Dívida Ativa da União e consequentemente vão receber multas por isso.

Caso o MEI seja inscrito na Dívida da União, eles serão obrigados a pagar multas pelos gastos do governo com o processo e também poderão ser excluídos do Simples Nacional.

Quando isso acontece, eles enfrentam  muitas dificuldades para conseguir crédito, e isso pode fazer com que o Microempreendedor tenha muitos prejuízos no futuro. Mesmo você entendendo isso você pode entrar no gerencia net, pois lá possui diversos tutoriais. 

Verifique seus débitos e como regularizar dívidas do MEI

Antes de realizar o pagamento, é importante você conferir se realmente o seu MEI possui dívidas, nós vamos te ensinar como fazer isso, siga os seguintes passos:

  • Busque pela página do PGMEI (Programa Gerador de DAS para o MEI); 
  • Para ter acesso é preciso que você tenha em mãos o certificado digital ou com código de acesso, que você pode conseguir no site do Simples Nacional;
  • Após preencher os dados necessários, clique em Consulta Extrato;
  • Depois clique na opção Consulta Pendências no Simei; 
  • Feito isso, você poderá ter a certeza se realmente sua empresa possui algum débito e qual o valor.
  • Caso tenha algum débito, é preciso que você emita o DAS para efetuar o pagamento o mais rápido possível, evitando assim que o seu nome vá para Dívida Ativa da União.

Ainda dá para regularizar minha situação?

De acordo com o Fisco, 1,8 milhão de novos empreendedores estão com pendências.

Alguns desses empreendedores terão sua dívida inscrita na Dívida Ativa da União, e sofrerão algumas punições como:

  • Pagamento de multas, 
  • Exclusão do programa, 
  • Dificuldade para conseguir crédito.

Ainda posso pagar?

Ainda tem um jeito, o período estipulado já passou, mas os débitos ainda não foram encaminhados para a Dívida Ativa, isso leva algum tempo.

O MEI ainda pode emitir o DAS e então efetuar os pagamento das suas dívidas, mas isso precisa ser feito o mais rápido possível.

É fundamental que o MEI faça o pagamento, afinal, se o MEI for excluído do Simples Nacional ele ficará de fora de vários benefícios e sua empresa começará a ter problemas financeiros.

Caso você possua dívidas com o fisco, pode emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional e fazer o pagamento, mas é fundamental fazer isso antes do nome da sua empresa ser inscrito na Dívida Ativa.

MEI: Saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio

Se você busca iniciar como MEI e deseja estar legalizado e em dia com o governo, é necessário um bom planejamento para o desenvolvimento da sua empresa, e podemos ajudar.

Já imaginou poder economizar de R$ 50 a R$ 300 todo o mês com toda burocracia e ainda ficar tranquilo com a certeza de que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta?

Isso é possível, o MEI disponibiliza um curso para aprender tudo em apenas um final de semana. 

Se trata de uma alternativa rápida e muito eficaz para você que deseja crescer.

O curso MEI é completo e detalhado com tudo que um micro empreendedor individual precisa saber para nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.

Share your love