O que são formatos padrão IAB e por que adotá-los?

O crescimento da publicidade digital tem, cada vez mais, alcançado os mais diversos modelos de negócios, e por isso a implementação de formatos padrão IAB (Interactive Advertising Bureau) está sendo adotada ao redor do mundo. 

O IAB funciona como um órgão no setor de tecnologia de anúncios, e tem como função proporcionar uma harmonia no mercado digital. 

Como os tamanhos de anúncio nos formatos padrão IAB são de grande importância no setor de publicidade digital, a organização é responsável por criar padrões e diretrizes para blocos e tamanhos de anúncios. 

Isso garante que o processo de compra e venda do inventário se torne fácil para editores e anunciantes de gestão ambiental empresarial, já que eles seguem o tamanho de anúncio dentro dos formatos padrão IAB.

O que são anúncios em formatos padrão IAB?

Um tamanho de anúncio padrão IAB pode ser definido como um bloco de propagandas que é visto na maioria dos websites. 

Atualmente, 6 tamanhos são considerados anúncios que atendem a padronização, são eles: 

  • Arranha-céu (160×600 pixels);
  • Banner para smartphone (300×50 pixels e 320×50 pixels);
  • Cabeçalho (728×90 pixels);
  • Outdoor (970×250 pixels);
  • Retângulo médio (300×250 pixels);
  • Retrato (300×600 pixels)

No entanto, os tamanhos mais usados são o cabeçalho, o arranha-céu e o retângulo médio, pois esses blocos de anúncios são amplamente empregados no setor de tecnologia, e considerados os tamanhos de propaganda mais lucrativos. 

Os editores podem implementar esses anúncios de maneira fácil, pois há uma demanda sempre alta por parte dos anunciantes que prestam serviços diversificados, como manutenção de aquecedor a gás Komeco, e mais, ajudam a aumentar o potencial de ganho das editorias nas quais estão presentes. 

O ideal é que os editores de sites e blogs experimentem diferentes tamanhos de anúncio, e assim determinar quais estão gerando maior retorno financeiro, e o lucro em si. 

Além disso, o uso de diferentes formatos padrão IAB também pode ajudar os editores a lidar com a cegueira de banner, que é um problema que surge ao aproveitar tamanhos de anúncio populares e mais comuns. 

Novo portfólio de anúncio do IAB

As diretrizes que definem o novo portfólio de anúncios foram desenvolvidas no ano de 2021, pela IAB Tech Lab, o centro de tecnologia da organização mundial. 

Esses tamanhos de anúncio padrão se concentram no aprimoramento da experiência da publicidade em várias plataformas, incluindo aplicativos móveis de serviço de exame admissional valor, sites, mídias sociais e assistentes virtuais com tela, por exemplo. 

O novo portfólio de anúncios também se concentra em novas experiências de mídia, como propagandas que exploram a realidade virtual e a realidade aumentada. 

Atualmente, a intenção do usuário e a privacidade são as principais razões para que ocorram as mudanças no setor, seguindo a legislação presente na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), ao menos em território nacional. 

O surgimento das leis de privacidade, tanto aqui quanto em outros países, e o desaparecimento de cookies de terceiros, estão focados em proteger os usuários de qualquer tipo de fraude. 

Devido a esses desenvolvimentos, o interesse do usuário é fundamental para a implementação do novo portfólio da padronização de anúncios da IAB.

Objetivo geral do padrão IAB

Voltado para a melhora constante da experiência do usuário final, essa padronização proposta pela IAB tem como objetivo que os anúncios não devem ser perturbadores em nenhum momento. 

A experiência do usuário é de alta prioridade, e pode ser aprimorada a partir do momento em que é dado aos internautas o controle sobre o tipo de experiência publicitária que desejam ter. 

Sendo assim, é imprescindível que os anúncios de locação de guindaste tenham, dentro da estrutura, botões de fechamento claros, o que dá ao usuário total controle do que deseja ver, e o que pode ser ignorado com apenas um clique. 

Uma melhor experiência do usuário também significa que os anúncios devem ser renderizados o mais rápido possível, dentro de um site, e é por isso que o novo portfólio de anúncio do IAB também se concentra no desempenho de carregamento mais rápido das páginas. 

Anúncios flexíveis

Uma característica importante dos novos blocos de anúncios, conforme apresentado pelo novo portfólio do IAB, é que eles se baseiam na proporção, em oposição à norma anteriormente seguida de tamanhos de pixel fixos. 

Os internautas estão usando ativamente diferentes dispositivos para a navegação na web. Além disso, os tamanhos de tela também variam entre os equipamentos eletrônicos disponíveis, mesmo que semelhantes. 

Devido a isso, os anúncios de uma fabrica de embalagens personalizadas precisam se adaptar a diferentes dispositivos e tamanhos de tela, por exemplo.

Dessa forma, os blocos de anúncios flexíveis são importantes e garantem uma melhor experiência aos usuários. 

Um bloco de anúncios flexível garante que as propagandas sejam exibidas de maneira adequada, qualquer que seja o tamanho de tela, e também possibilitam que sejam integrados a designs de sites responsivos. 

Os ad units, as unidades de anúncio flexíveis, basicamente mantêm a proporção e se ajustam de acordo com o tamanho da tela em que estão sendo apresentados. 

Além de garantir que a criatividade dos profissionais da área de marketing sejam mantidas, fornece aos usuários uma experiência satisfatória em relação a página em diferentes dispositivos. Ou seja, os blocos de anúncios flexíveis aumentam a eficiência operacional dos editores. 

Anúncios LEAN

Além dos anúncios flexíveis, os novos padrões do IAB também enfatizam os anúncios LEAN (Light, Encrypted, AdChoices supported, Non-Invasive), que em tradução livre significa “leves, criptografados, compatíveis com Adchoices e não invasivos”. 

Por priorizar a experiência do usuário, são empregados anúncios leves que garantem que a latência da página seja minimizada e que os anúncios sejam renderizados o mais rápido possível. 

Da mesma forma, anúncios não disruptivos garantem que o usuário possa consumir o conteúdo principal do site, sem qualquer tipo de impedimento por propaganda mal distribuída ou em tamanho ou formato inadequado. 

Benefícios da padronização IAB

Ao seguir os formatos padrão IAB, o custo-benefício em relação aos anúncios tendem a ser exibidos de maneira clara, seguindo o tamanho mais adequado dentre tantas plataformas digitais e equipamentos eletrônicos, o que se mostra um benefício essencial.

Ainda assim, há outro benefício que vale ser destacado, como a mensurabilidade, dado que os anúncios permitem que a avaliação seja feita de maneira mais fácil, observando os resultados comerciais correspondentes, ou seja, as conversões de leads. 

Assim, é possível coletar dados sobre se alguém clicou no anúncio e por quanto tempo o usuário interagiu com ele. 

Isso significa que se pode ajustar a estratégia de marketing digital conforme a necessidade e os padrões percebidos no comportamento da audiência na página, seja ao clicar no banner de empresa de segurança do trabalho ou ao interagir com os menus de navegação e conteúdos publicados.

Sobre o IAB e o IAB Tech Lab

Para entender melhor a importância dos formatos padrão IAB, vale conhecer a história que está por trás, e como se chegou a essa cooperação entre mais de 650 empresas de mídia e tecnologia, que são membros da organização. 

A IAB foi fundada em 1996 e se tornou uma associação líder no campo da publicidade interativa. Ela cria os padrões e diretrizes voltados para o setor da publicidade.

Também se concentra na realização de pesquisas no campo da publicidade interativa e na educação das pessoas que trabalham no setor de marketing digital de empresas que desenvolvem bancada de aço inox para cozinha planejada para a construção civil, bem como de outros setores.

Deve-se notar que a IAB recomenda editores, anunciantes e outras partes do setor de publicidade a seguir os padrões e práticas que eles criam, porém não é um requisito obrigatório. 

Como as empresas líderes do setor de publicidade são membros da IAB, os editores, de uma maneira ou de outra, podem se beneficiar ao trabalharem em conjunto com as práticas e diretrizes recomendadas pela organização. 

No caso do IAB Tech Lab, trata-se de uma associação internacional focada no desenvolvimento de padrões técnicos para o setor de publicidade, entre as várias partes que estão dentro da cadeia de suprimentos, entre diferentes segmentos produtivos.

Conclusão

Embora os editores de sites não precisem seguir as especificações de tamanho e formatos padrão IAB como regra definitiva, este se mostra o caminho ideal para acompanhar o cenário da publicidade digital, como em uma auditoria ambiental que atende a nível mundial, ou quaisquer outros segmentos.

Caso os web designers criem anúncios de tamanhos diferentes e sem critérios para sites diferentes, a situação se tornaria altamente caótica. 

Além disso, a receita advinda das propagandas dos editores pode sofrer um sério impacto se não aderirem aos padrões do IAB. 

Portanto, para permanecer relevante no setor e ter bons lucros, padronizar imagens e banners nos sites é necessário. Por isso, eles devem se ater aos blocos de anúncios usados de maneira universal. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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