Novo ensino médio: Como funciona e quais os impactos no enem com a nova mudança

Novo ensino médio: Como funciona e quais os impactos no enem com a nova mudança

Novo ensino médio: Como funciona e quais os impactos no enem com a nova mudança

O novo ensino médio é uma reforma educacional que visa tornar o currículo mais flexível e diversificado, de acordo com os interesses e as necessidades dos estudantes.

A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2017 e está sendo implementada gradualmente nas escolas públicas e privadas do país. Apesar de estar sendo efetuada gradualmente, essa mudança está sendo um dos maiores assuntos, desde a volta às aulas presenciais.

A verdade é que as opiniões ficaram divididas, a maioria dos alunos se sentiu motivada com a possibilidade de escolher parte do currículo, de acordo com seus interesses e projetos de vida.

Além disso, 71% dos alunos afirmaram que o novo ensino médio contribuiu para o desenvolvimento de competências como autonomia, criatividade e pensamento crítico.

Os alunos consideraram positiva a oferta de itinerários formativos, que são percursos de aprendizagem organizados por áreas do conhecimento ou por temas integradores.

Os itinerários mais escolhidos pelos estudantes foram os de linguagens e suas tecnologias (32%), ciências da natureza e suas tecnologias (28%) e ciências humanas e sociais aplicadas (25%).

No entanto, os alunos também apontaram alguns desafios e dificuldades para a implementação do novo ensino médio.

Entre eles, estão a falta de infraestrutura nas escolas, a escassez de professores qualificados para as novas disciplinas, a pouca orientação sobre as opções de itinerários e a dificuldade de conciliar os estudos com outras atividades.

Enquanto isso, a maioria dos docentes apoia o novo ensino médio, mas também tem dúvidas e receios sobre sua implementação.

Entre os principais desafios apontados pelos professores estão a falta de infraestrutura das escolas, a escassez de materiais didáticos adequados, a necessidade de formação continuada e a dificuldade de orientar os alunos na escolha dos itinerários formativos.

Quais as características do novo ensino médio?

O novo ensino médio tem três principais características:

(BNCC) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as competências e habilidades essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica, em áreas como linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e sociais.

Itinerários formativos

Os itinerários formativos, que são conjuntos de disciplinas eletivas que os estudantes podem escolher de acordo com seus interesses e projetos de vida.

Os itinerários podem ser organizados em cinco áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e sociais, e formação técnica e profissional) ou em forma integrada entre elas.

Carga horária

A carga horária ampliada, que passa de 2.400 horas para 3.000 horas no total do ensino médio, sendo que pelo menos 1.800 horas devem ser dedicadas à BNCC e as demais aos itinerários formativos. A meta é que até 2024 todas as escolas ofereçam pelo menos mil horas anuais de ensino médio.

Quais os efeitos do novo ensino médio para o enem?

Segundo o Ministério da Educação, o Enem também passará por uma reformulação para se adequar ao novo ensino médio.

A previsão é que o novo formato do exame seja aplicado a partir de 2024, seguindo as orientações do Conselho Nacional de Educação. O novo Enem será dividido em duas etapas: uma de formação geral básica e outra de itinerários formativos.

A primeira etapa será obrigatória para todos os estudantes e terá questões interdisciplinares que avaliarão as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, haverá uma redação e questões discursivas, que exigirão mais raciocínio e argumentação dos candidatos.

A segunda etapa será optativa e terá provas de quatro áreas: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Os estudantes poderão escolher uma dessas áreas de acordo com o curso superior que pretendem fazer.

O objetivo do novo enem é valorizar a formação integral dos estudantes, respeitando suas escolhas e diversidades. Além disso, o exame pretende se alinhar às tendências internacionais de avaliação educacional.

Dito isso, as mudanças para do novo ensino médio foram importantíssimas para acompanhar a alteração, do novo enem que acontecerá em 2024.

Por que estudantes optam por compra diploma ao invés de fazer o Enem ?

Existem diversas razões pelas quais alguns estudantes optam por compra de diplomas superior ao invés de realizar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Aqui estão algumas possíveis razões:

Falta de preparação: Alguns estudantes podem sentir que não estão suficientemente preparados para realizar o Enem ou para obter uma pontuação que lhes permita ingressar em um curso desejado.

Compra diploma pode parecer uma solução rápida e fácil para evitar a necessidade de estudar e se preparar adequadamente para o exame.

Pressão social ou familiar

Algumas vezes, estudantes podem enfrentar pressão social ou familiar para obter um diploma rapidamente, independentemente de sua capacidade ou disposição para estudar para o Enem.

Nesses casos, a compra de um diploma pode ser vista como uma maneira de atender às expectativas de ter um diploma em mãos sem precisar passar pelo processo de estudo e avaliação do Enem.

Necessidade imediata

Em algumas situações, os estudantes podem precisar de um diploma rapidamente por razões pessoais, profissionais ou legais. Comprar um diploma pode oferecer uma solução aparentemente rápida para atender a essas necessidades, sem ter que esperar pelo processo do Enem.

Desvalorização do sistema educacional

Alguns estudantes podem questionar a relevância ou a importância do sistema educacional e dos exames padronizados, como o Enem. Por exemplo, eles podem acreditar que comprar diploma pedagogia é uma maneira de contornar um sistema que consideram falho ou injusto.

É importante ressaltar, no entanto, que a compra de diplomas é uma prática ilegal e antiética em muitos países, incluindo o Brasil.

Além disso, a obtenção de um diploma por meio de compra não garante o conhecimento, as habilidades ou as oportunidades proporcionadas por uma educação formal e legítima.

A participação no Enem e a conquista do diploma por meio de esforço próprio são valiosas para o desenvolvimento pessoal, a preparação acadêmica e o acesso a melhores oportunidades educacionais e profissionais.

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