Melhores ferramentas para a sua loja virtual

Melhores ferramentas para loja virtual

As ferramentas para e-commerce atendem diversas necessidades dos empreendimentos, sem que o lojista precise investir muito dinheiro. Elas permitem acompanhar as vendas, organizar a logística de entrega, reduzir custos e facilitar os processos da sua loja virtual.


Encontrar as melhores ferramentas para a sua loja virtual pode ser um desafio, principalmente, se você é novo nesse segmento e deseja montar um e-commerce. No entanto, existem diversos recursos que auxiliam a gestão do seu negócio e trazem grandes benefícios. 

Geralmente, essas ferramentas ajudam a vender mais, organizar estoque, obter relatórios do seu empreendimento, melhorar o relacionamento com consumidores e entre outras vantagens. 

Continue lendo e confira 12 ferramentas para a sua loja online!

A importância de usar as ferramentas certas em sua loja virtual

Antes de conhecer as ferramentas para sua loja virtual, é importante ter em mente a relevância dessa tecnologia para um negócio. Geralmente, um e-commerce tem que controlar diferentes informações que envolvem dados sobre o que os consumidores compram, quanto itens a marca tem no estoque, lucro, demandas, gastos, atendimento ao cliente e muito mais.

Nesse momento, é fundamental ter um plano de marketing e organizar suas ações para que tudo ocorra como esperado. Além disso, é essencial elaborar um planejamento para tomar decisões mais precisas e que gerem resultados satisfatórios para seu negócio. 

Em um e-commerce essas informações são ainda mais importantes. Afinal, é a partir delas que o gestor identifica quem é seu público, quais são as suas preferências e necessidades. Logo, as ferramentas para loja virtual ajudam a captar esses dados, otimizar diversos processos e facilitar a gestão do negócio, melhorando a experiência do cliente e aumentando a produtividade da empresa. 

Contudo, existem diferentes recursos no mercado e cada um deles tem uma funcionalidade que traz benefícios para seu e-commerce. Então, conheça algumas dessas ferramentas. Boa leitura!

12 ferramentas para a sua loja online

As ferramentas para sua loja virtual listadas a seguir permitem que você crie, gerencie e otimize seu empreendimento online. Confira! 

1. Gerador de nomes 

Não sabe qual nome dar para sua empresa ou marca, mas deseja se destacar no mercado e consolidar seu e-commerce? Nesse momento, a ferramenta de gerar nomes pode auxiliar você, potencializando a criação do seu empreendimento. 

Basicamente, você insere uma palavra-chave no gerador de nomes, seleciona sua categoria e recebe diversas sugestões para escolher. 

2. Gerador de slogan 

O slogan é outra característica essencial para uma loja virtual. Nessa etapa, a ferramenta de gerador de slogan ajuda na hora de elaborar uma frase que representa a sua marca. Para utilizá-la, é preciso definir o seu público-alvo e relacionar o slogan com o seu segmento. Assim, é possível escolher um slogan relacionado aos seus produtos ou serviços. Lembre-se que ele deve ser curto e de fácil memorização. 

3. Gerador de paleta de cores 

Desenvolver uma identidade visual para sua marca permite criar um posicionamento e estabelecer uma imagem no mercado. Nesse momento, a ferramenta para sua loja virtual conhecida como gerador de paleta de cores é capaz de encontrar, gratuitamente, diversas combinações de cores para potencializar e criar sua identidade. 

4. Gerador de termos de uso 

Qualquer e-commerce que deseja transparecer confiança e segurança deve oferecer um documento com os termos de uso para seus usuários. Essa tarefa pode ser realizada por meio de um gerador de termos de uso. Esse recurso oferece um texto personalizado e completo para ser inserido na sua página de vendas, esclarecendo todas as regras e diretrizes de utilização do seu site. 

5. Lista de fornecedores 

Se você não produz seus próprios produtos e deseja trabalhar com o modelo de venda sem estoque, é possível utilizar uma ferramenta para acessar uma lista de fornecedores. Assim, fica mais simples encontrar os representantes ideais para sua marca, de acordo com o seu segmento e que sejam confiáveis.

Tenha também uma planilha de precificação fácil, onde você poderá encontrar os valores máximos que pode chegar antes de negociar. 

6. Gerador de política de reembolso

Outra ferramenta para sua loja virtual de criação de documentos legais é o gerador de política de reembolso. A partir dele, é possível criar um documento com a política de reembolso do seu e-commerce. Com isso, você conquista a confiança dos consumidores, além de transparecer segurança no seu site. 

7. Gerador de política de troca

O gerador de política de troca também é uma ferramenta que permite deixar claro sobre todas as questões que envolvem a troca ou devolução de um produto comprado no seu site. 

8. Gerador de Política de Privacidade

O gerador de política de privacidade oferece um texto completo com as informações da sua loja virtual, cumprindo todas as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Dessa forma, seu negócio se adequa aos regulamentos exigidos na internet e oferece segurança de dados aos seus clientes. 

9. Gerador de código de barras

Quer imprimir os códigos de barra dos seus produtos de forma mais eficiente? Com a ferramenta de gerador de código de barras essa tarefa se torna mais rápida e simples. Isso resulta em uma gestão mais eficiente e qualidade nos processos empresariais.  

10. Gerador de QR Code 

Os QR Codes gerados permitem que o lojista os utilize para melhorar o atendimento ao consumidor, promover ações de marketing, oferecer cupons de desconto, gerenciar estoque, realizar pagamentos online e muito mais. 

O gerador de QR Code é uma ferramenta que traz facilidade e rapidez na hora de fazer qualquer atividade do seu empreendimento, tornando as transações financeiras mais rápidas e seguras, por exemplo.  

11. Gerador de link para WhatsApp

A experiência do cliente deve ser o foco de todos os lojistas. Por isso, é importante investir em estratégias que otimizem esse aspecto na sua loja virtual. Um exemplo disso são os link na bio de redes sociais que direcionam os consumidores para uma nova página, artigo do blog ou produto a ser vendido.

Nesse momento, a ferramenta de gerador de link para WhatsApp também tem um grande  papel, direcionando os usuários para os atendentes com o objetivo de tirar dúvidas e conhecer mais sobre sua marca. 

12. Compressor de imagens

O Gerador de comprimir imagem é uma ferramenta responsável por reduzir o tamanho dos seus arquivos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade original das fotos.

Tornar seus arquivos mais leves contribui para que as páginas da sua plataforma de e-commerce se abram mais rapidamente,  favorecendo um bom posicionamento da sua loja virtual nos mecanismos de busca.

Como migrar a plataforma da minha loja virtual para ter acesso a todas as ferramentas?

Se interessou pelas ferramentas para sua loja virtual? Se você tem um negócio online e deseja migrar o seu e-commerce para ter acesso a todas essas ferramentas, é importante desenvolver um planejamento para evitar possíveis falhas e prejuízos no seu site. 

Além disso, você deve encontrar uma plataforma de vendas confiável para realizar essa migração sem afetar seu negócio. Para isso, atente-se aos seguintes pontos: 

  • Analise a tecnologia utilizada pela plataforma e funcionalidades;
  • Realize um backup dos dados do seu e-commerce;
  • Transfira o seu layout, caso ele for personalizado;
  • Faça o redirecionamento 301 para garantir que seu endereço seja movido para um novo local;
  • Aposte em uma plataforma segura;
  • Faça um teste da ferramenta antes de fechar contrato.

Resumo

Agora que você conhece as melhores ferramentas para sua loja virtual, não deixe de aplicar esses recursos para melhorar o desempenho do seu negócio e otimizar as suas operações. A longo prazo, seus resultados podem se expandir, além de atrair novos consumidores e conquistar mais vendas.